Pages - Menu

20/09/2024

São Bento Agitado !

Roberto Fonseca retorna: SAF e
venda podem ser oficializadas dia 26

Grupo do empresário Zé Roberto: compra do SB so depende do Conselho
Fotos: Rede Social

Redação /Esportivo Regional
ER Sorocaba - 20/09/2024
esportivoregional@hotmail.com


A semana começou agitada no São Bento.  O treinador Roberto Fonseca, que comandou o time de Sorocaba neste ano na Série A2, está de volta ao São Bento. Além disso o clube deve bater martelo para a venda para o grupo do empresário e ex-jogador Zé Roberto. Só falta os quase 300 conselheiros homologarem a proposta.


Ele voltou ! -  Roberto  Fonseca, 62 anos, estava no ABC de Natal-RN,com uma outra rápida passagem pelo River-PI em 2024. O treinador foi anunciado nesta quinta-feira e vai comandar novamente o Bento na Série A2 do Paulistão de 2025.  Além destes clubes Fonseca também passou por Figueirense, Londrina, Paysandu, Guarani, Botafogo-SP, entre vários outros.

 Em 2024 na A2 ele levou o time de Sorocaba a ficar entre os primeiros da Série A2, mas foi eliminado pelo Noroeste nas quartas-de-finais, frustrando o sonho da volta à elite. Foram 16 jogos, nove vitorias, 12 empates e sete derrotas, 49 gols pró e 31 contra. Teve ainda uma rápida passagem pelo River, na Série D, com uma vitória; e depois foi para o ABC com 17 jogos, cinco vitórias, seis empates e seis derrotas , 17 gols pró e 16 contra. Manteve o ABC na divisão mas ficou  na 14ª colocação, fora do grupo que lutou pelo acesso.


Fonseca volta ao Bentão
Foto:Neto Bonvivo

Em sua primeira entrevista na volta ao clube ele falou: “Estou muito feliz de voltar a sentar nesta cadeira, esperando que possamos ser tão felizes como fomos, mas dessa vez com a cereja do bolo que seria, e será o acesso se Deus quiser. Voltei para dar continuidade a um trabalho, algo que é muito difícil para um treinador. De tudo que aconteceu, faltou o principal objetivo, e espero que desta vez a gente consiga fazer um trabalho tão bem feito quanto, mas com o acesso”, disse Fonseca.


Segundo o treinador, o torcedor do Bento pode esperar ser bem representado dentro de campo, ele quer uma equipe que entrega, que trabalha, que busca resultados. "Esperamos aproveitar ao máximo possível a pré temporada, objetiva, com uma equipe já formatada, para que ao longo da competição você possa competir e não treinar, pois o calendário é bastante apertado nas Séries A1 e A2”, finalizou.


Depois de Fonseca o Bento foi comandado na Copa Paulista por Ademir Fesan, que depois de se classificar na primeira fase do torneio, foi eliminado pela Portuguesa nas oitavas-de-finais, com duplo empate sem gols em 180 minutos e derrota nos penais. Foram dez jogos, duas vitórias, sete empates e uma derrota, cinco gols marcados e quatro sofridos.  Em toda temporada o time principal de Sorocaba somou em 27 jogos, 11 vitórias, 13 empates e três derrotas, 46 pontos ganhos, 34 gols pró e 20 contra, 56,7% de aproveitamento  nos jogos.


A título de comparação, em 2023 somando-se A2 e Copa Paulista foram 22 jogos, duas vitórias, dez empates e dez derrotas, nove gols pró e 26 contra, 16 pontos ganhos e um aproveitamento de 24,4% dos pontos. Em 2022 foram 31 jogos, dez vitórias, 12 empates e  nove derrotas, 36 gols pró e 30 contra, 42 pontos, 66,6% de aproveitamento.

Para se ter uma ideia, no ano de 2021, último ano que o clube jogou um Brasileiro (Série D), e Paulistão, além da Copa Paulista, foram 32 jogos, cinco vitórias,  13 empates e 14 derrotas, 20 gols marcados e 32 sofridos, 21 pontos marcados e um aproveitamento de, 21,8% dos pontos.


SAF e venda : proposta aceita

 

Nesta  quarta-feira (18), houve uma  reunião do Conselho Deliberativo do Azulão sobre a possibilidade da transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e venda para a empresa comandada pelo ex-jogador  Zé Roberto (foto - Rede Social)


A empresa Flash Forward fez uma proposta de R$ 130 milhões por 90% do São Bento, e o clube poderá aceitar a oferta. Um novo encontro será realizado entre conselheiros e empresário dia 26 de setembro que pode "selar" o negócio.  Zé Roberto, tem como parceiros o ex-jogador Fransérgio e o empresário Tiago Ribeiro como sócios.


Segundo o presidente Almir Laurindo a proposta já teria sido aceita:  "
A proposta já foi aceita. Agora, depende da aprovação do conselho fiscal, e depois será encaminhada para a Assembleia Geral, onde cerca de 300 sócios decidirão o futuro do clube. O projeto é ambicioso: voltar à Série A1, disputar o calendário nacional e, eventualmente, chegar à Série B e à Série A. A SAF será responsável apenas pelo departamento de futebol", disse  Laurindo à imprensa (site UOL). 


Caso tudo esteja em conformidade, será convocada uma Assembleia Geral para que os sócios votem a proposta de constituição da SAF. 
O modelo SAF prevê que 90% do futebol profissional do São Bento seja controlado por investidores, enquanto os 10% restantes permanecerão sob gestão do clube. 


Em caso da venda do clube para o grupo, a promessa é de investimento ao longo os próximos anos, em um negócio que envolveria a construção de um novo Centro de Treinamento, gestão das categorias de base, implementação de um time feminino, além da absorção de mais de R$ 11 milhões em dívidas. Devido a pertencer à Prefeitura de Sorocaba, o estádio Walter Ribeiro não faz parte da negociação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário