Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Ouro, prata e bronze no Troféu Kim Mollo, em Mocóca
|
Apan |
O Troféu Kim Mollo, disputado no último fim de semana na cidade de Mococa é uma competição que a cada ano consolida mais e mais sua importância para a natação estadual. Trata-se do Campeonato Inter-Regional nas categorias Petiz, Infantil e Juvenil de Natação e faz parte do calendário oficial da Federação Aquática Paulista, que chega a 2015 em sua 22ª edição.
Ao todo foram 92 provas, sendo 80 individuais e 12 de revezamento, que foram realizadas de 15 a 17 de maio. A Apan / PMS / Objetivo Sorocaba participou com quatro atletas convocados: Wander Lucas Cardoso, Ana Beatriz Penna Vallilo, Isadora Espigares e Gabriel Nicacio Teixeira.
A 2ª Região, à qual pertence a equipe de Sorocaba, terminou a competição em segundo lugar, totalizando 767,00 pontos. O atleta Wander Lucas bateu o recorde do campeonato nos 100 m borboleta, fato que o ajudou a conquistar o segundo lugar no ranking de atletas mais eficientes da competição em sua categoria (Infantil 1), após ter somado 31 pontos.
Os resultados:
Wander Lucas Cardoso de Sousa (Infantil 1)
Ouro 100 m borboleta - recorde de campeonato
Ouro revezamento (4 x 50 m medley) - recorde de campeonato
Prata 400 m livre
Prata 50 m livre
Ana Beatriz Penna Vallilo (Juvenil 1)
Bronze revezamento (4 x 50 m medley)
Quem foi Kim Mollo
Francisco de Assis Mollo, que dá nome à competição, graduou-se pela Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil e destacou-se, ainda durante a década de 1950, pela constante busca de aprimoramento nos treinamentos da natação. Em 1959 conseguiu dois títulos estaduais; em 1960, um campeonato sul-americano; em 1961, bateu dois recordes brasileiros e dois sul-americanos. Mollo foi também pioneiro ao introduzir no país o chamado treinamento científico, método logo disseminado por todo o Brasil.
Após 1960, sua equipe, na maioria feminina, tornou-se imbatível em Jogos Abertos do Interior do Brasil, em Campeonatos Colegiais, Estaduais e Nacionais, conquistando seguidamente vários recordes brasileiros, sul-americanos e pan-americanos, culminando com a participação de uma das atletas da equipe da Olimpíada de Munique (Alemanha), em 1972.