Copa ABHIR Carmelo Fior será em Tatuí
|
Tatui receberá grande nomes do hipismo rural em julho (F: Cristina Maranhão) |
Organizado pela Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural, a Copa ABHIR Carmelo Fior de Hipismo Rural Completo acontecerá nos dias 29 e 30 de julho no Centro Hípico Tatuí | Hípica Centaurus - Tatuí, região de Sorocaba
O local oferece umas das mais completas infraestruturas da região para a prática de hipismo e possuí excelentes acomodações para receber um grande público, além de contar com um dos melhores percursos de cross-country da região, inaugurado em 2016, o trajeto e os obstáculos foram idealizados por Gabriel Sacchi, engenheiro ambiental e oficial FEI, com base em modelos de obstáculos móveis do Concurso Completo de Equitação existentes no Brasil e no exterior.
No sábado, dia 29, o dia começa pela prova de resistência, onde os competidores percorrerão de 5 a 10 km dentro do tempo concedido. Depois os conjuntos se dirigirão para a largada do steeplechase, que é uma corrida individual, com obstáculos, em geral em terreno plano, numa velocidade que varia de 360 a 370m/m. Por fim vem o cross country, a prova com maior grau de dificuldade em terreno acidentado, com obstáculos inspirados no campo, onde cada conjunto deve percorrer um percurso externo entre 1000 e 2000 km a uma velocidade de 350 a 470m/m, dependendo da categoria. Nestas três etapas o cavalo é provado em resistência, velocidade e coragem.
Em reconhecimento e respeito ao cavalo, o domingo começa pela inspeção veterinária, onde serão avaliadas as condições físicas dos animais, e só continuarão na prova os cavalos que apresentarem as condições necessárias para realizarem a última etapa do evento, o picadeiro.
No picadeiro os competidores mostrarão o trabalho do cavalo dentro da pista de Salto, onde o animal executará figuras de tambores e balizas, saltos de obstáculos e recuos que podem ser executadas à mão direita e à mão esquerda. Os atletas ruralistas terão a oportunidade de entrar para a seleta galeria de campeões do completo se realizarem os percursos em menor tempo.
Para a Copa são esperados cerca de 100 conjuntos competindo em oito categorias; sendo elas: Mini-Mirim (para cavaleiros e amazonas até 10 anos); Iniciantes, Estreantes, Nível I, Intermediária, Cavalos Novos, Master (acima de 35 anos) Performance e Força Livre, categoria mais forte do concurso. A prova é a aberta a participação de todas as entidades. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas na ABHIR através do fone (19) 35236700 ou pelo email abhir@abhir.com.br.
Em Araras
No dia 1º de julho, a ABHIR realizou a VII Etapa do seu Campeonato de Salto na Hípica Campagna em Araras. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Araras e com a excelente colaboração e organização da equipe Campagna.
O clima familiar levou ao recinto, localizado a beira da represa Hermínio Ometto, um público circulante de 3 mil pessoas. Opções de diversão não faltaram, variando de hipismo até passeio com o Bonde Turístico da Nativa, além de opções gastronômicas de primeira linha com uma variedade de cardápio para ninguém botar defeito, com a presença do bistrô Lá do Divino, Eight Burger, Malbec do mestre de cozinha ararense Esteban Bellini, Guaxinim e Amigos Cervejaria Artesanal, El Bigódon comida mexicana, entre outros. Na pista, cavalos de todas as raças e cavaleiros de diversas idades, disputaram mais uma emocionante etapa ABHIR em categorias com alturas de 0,40m a 1,20m.
Nas categorias de base, em evidência ficaram as performances e a precisão das amazonas Marcela Stabelini com Chacal da Figueira na categoria Escola 0,40m, Silvia Munhoz Torqueto e Ventania na categoria Estreante 0,60m e Luísa Rubio Travain com Alvorada na categoria Preliminar 0,80m.
Em Cavalos Novos série 0,90m Luiz Felipe Silveira conquistou a vitória a bordo de Angel Albar. Já nas provas ao cronômetro o posto mais alto do pódio foi conquistado por Maria Clara Siboldi Miranda montando Salsa na categoria Aspirante 0,80m com desempate, Giovanna Guilherme e Markout no Nível I 0,90M, Guilherme Batistella de Lima e Zafira no Nível II 1,00m, Henrique de Almeida Basano e Pantera IRV no Nível III 1,10m e Luiz Felipe Silveira e Harmony do Cach na categoria Nível IV 1,20m.
Foram distribuídos mais de 8 mil reais em prêmios e ainda brindes especiais do banco Sicoob Crediguaçu, um dos apoiadores do evento.
A modalidade
O Hipismo Rural, que nasceu no Brasil, é considerado um esporte hípico muito versátil e a base para a modalidade olímpica CCE – Concurso Completo de Equitação. Juntos cavalo e cavaleiro precisam vencer obstáculos naturais tais como: cross country, corridas em terreno plano e montanhoso com obstáculos fixos, além de provas em picadeiro, com obstáculos móveis em pista armada com figuras montadas com tambores e balizas, saltos e recuos. Vence a prova o conjunto que fizer o percurso no menor tempo e com menos faltas, visto que cada falta acrescenta no tempo.
A modalidade teve origem nos anos 80, nas fazendas do interior de São Paulo. A primeira competição, já de acordo com o regulamento, aconteceu em Campos do Jordão (SP). Chamada na época de Cavalo Completo Rural, ela foi rebatizada alguns anos depois pelo jornalista Chuck Woodward, ex-diretor da revista Hippus, ganhando o nome de Hipismo Rural.