A Liga Sorocabana de Baquete (LSB) está dando início às atividades, se preparando para Jogos Regionais e para o Campeonato Paulista Masculino da Série A-1. De acordo com Rinaldo Rodrigues, que esteve na sede da Federação Paulista de Basketball (FPB) nesta quinta-feira (14 de junho - fotos), participando da reunião técnica do estadual, já chegaram: William Drudi e Lucas Maciel, que defenderam a equipe na temporada passada.
Além destes dois confirmados, Rodrigues relata que está tentando a renovação com Brite e Perez, que estava no Contagem-MG. Já o armador Heitor, que estava no Chile, acertou também, assim como o jovem Gabriel, da equipe sub-19.
“Alguns atletas estão treinando e passando por avaliações”, comentou Rinaldo.
Com relação ao Campeonato Paulista, dez equipes estarão na disputa: Paulistano/Copore (São Paulo), Mogi das Cruze/Helbor (Mogi das Cruzes), Sendi/Bauru Basket (Bauru), Sesi Franca Basquete (Franca), Basquete Osasco (Osasco), EC Pinheiros (São Paulo), América EC (São José do Rio Preto), SC Corinthians Paulista (São Paulo) e São José Basketball (São José dos Campos), além da já citada Liga Sorocabana de Basquete (Sorocaba).
“Trata-se do maior campeonato estadual e queremos fazer nosso melhor. Equipes fortes como Franca; Paulistano, nada mais que o campeão do NBB; Mogi, com sua torcida apaixonada; Bauru, sempre uma equipe de chegada; e o Corinthians, que tem uma camisa muito forte. Além disso, a volta do São José, que é ótima para o basquete; Pinheiros e o América, que vem sempre disputando e surpreendendo e o time renovado será forte”, analisou o comandante da Liga Sorocabana.
“Nós dependemos do acerto com um novo patrocinador. E, estamos trabalhando muito para que isso ocorra”, complementou Rinaldo.
De acordo com o regulamento, na fase inicial, as dez equipes formarão um grupo único, jogando em turno e returno. Os dois melhores classificados (1º e 2º colocados) avançam diretamente ao playoff – semifinal.
Já o terceiro colocado joga contra o sexto colocado, enquanto que o quarto encara o quinto colocado, ambos em partida única, formando as quartas-de-final. Os dois vencedores jogarão a semifinal contra os times que já estavam classificados. As séries dos playoffs – semifinal e a final serão decididas melhor-de-três partidas.
Rinaldo e a queda do veto
O Presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Guy Peixoto Jr. anunciou a queda do veto imposto pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) a entidade. A decisão tomada pelo órgão, destaca a grave crise financeira relacionada a falhas cometidas pela gestão anterior. O atual mandatário afirmou que essa seria uma de suas principais medidas ao longo do sua gestão. O Presidente da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues, aponta que a decisão tomada em caráter emergencial, é importante para a modalidade se desenvolver. " É algo que ajudará a evolução do basquete em todo o território nacional, estancando as perdas que foi submetido o esporte como um todo" completa.