Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Luiz Facco e Francis Herrero
fecham Erechim com pódio
Dupla da Acelera Siriema (foto) encarou inúmeros desafios, inclusive uma situação atípica por conta dos bloqueios das estradas, o caminhão da equipe de apoio não chegou a Erechim (RS). A prova que terminou no domingo contou com 59 duplas de cinco países
O desafiante percurso do Rally de Erechim foi novamente um prato cheio para os competidores que apreciam velocidade, adrenalina e Especiais (trechos cronometrados) recheadas de dificuldades, nas quais são exigidas muita técnica e habilidade de pilotos e navegadores. A bordo do novo carro, Peugeot 208 Maxi Rally, Luiz Facco e Francis Herrero #15 completaram as 13 Especiais em 2h12m40s e conquistaram pódio neste domingo (27). Como a prova somou pontos para três campeonatos distintos, o resultado acumulado da dupla da categoria RC2 foi: 2º no Campeonato Gaúcho, 4º no Campeonato Brasileiro, 8º pelo Campeonato Sul-Americano de Rally de Velocidade e, ainda, faturou o 2o lugar na Copa Maxi Rally/FIA Codasur.
A 21ª edição reuniu 59 duplas do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, em Erechim (RS). Começou com um Super Prime Noturno, na sexta-feira (25), que valeu pela 1ª Especial. No sábado foram sete trechos cronometrados e, no domingo, mais cinco que fecharam a corrida. No total 160 quilômetros de trechos cronometrados por estradas de terra, com pedras, muitas curvas que cortaram os municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento. Os dois Super Primes foram disputados num circuito montado dentro do Parque da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) com a presença maciça do público.
Os desafios da dupla da Acelera Siriema foram além das Especiais, pois teve de driblar uma situação atípica: o caminhão da equipe de apoio não chegou a Erechim devido ao bloqueio das estradas, decorrentes dos protestos que assolam todo o país. Mas Facco e Herrero acionaram um “Plano B” para não ficar fora do grid e, ainda assim, conquistam resultados positivos diante da situação. No sábado (26) marcaram o melhor tempo da RC2 pelo Campeonato Gaúcho ao completar as sete Especiais do dia em 1h15min37s, ficaram em 3º.