Azulão estreia Marquinhos Santos
Necessidade de vitória em Alagoas
|
São Bento volta ao "Rei Pelé", mas enfrenta nesta noite o CRB (Jesus Reporter Autônomo) |
Nesta quarta-feira, 4 de julho de 20118, O São Bento inicia um novo ciclo em sua história centenária. Será a estreia do treinador Marquinhos Santos, 39 anos, que terá a missão de substituir ao treinador Paulo Roberto, que, cinco anos depois de grandes resultados, que colocaram o clube num patamar jamais visto, a um passo da elite do futebol brasileiro, saiu na semana que passou depois de um desentendimento com o presidente Márcio Dias, depois da partida contra o Londrina em Sorocaba, pela 12ª rodada do certame nacional.
Uma missão dificil porque todo o elenco azul atual foi montado com o "dedo" do ex-treinador, numa parceria com a atual diretoria. Um momento dificil, porque o time perdeu duas partidas seguidas: Londrina, 1 a 0 e Criciúma, 1 a 0, o que deixou boa parte dos torcedores, "mal acostumados" a acessos e conquistas nestes seis anos (cinco com Paulo Roberto e um com Edson Vieira), com "um pé atrás". Será também um jogo que a vitória será primordial para o time de Sorocaba, que até o jogo contra o Lodrina, acumulava uma ótima sexta colocação, e uma invencibilidade de 11 jogos no nacional e 14 jogos em 2018.
Jogo da gangorra: pra cima ou pra baixo na classificação
|
Jogo marca a estreia de Marquinhos Santos |
Outra importância vital do jogo está na tábua de classificação do certame da Série B. O São Bento ocupa a 12ª colocação, com 17 pontos em 13 jogos, três vitórias, oito empates e duas derrotas, 14 gols marcados e 13 gols sofridos e 43,6% dos pontos disputados. Guarani e Paysandu tem os mesmos 17 pontos e estão à frente do Azulão de Sorocaba, que se vencer, vai a 20 pontos e pode novamente "colar" no G-4.
No entanto, uma derrota no Rei Pelé pode ser "nociva" para o Azulão, contra esse desesperado CRB. O time alagoano tem 12 pontos, três vitórias, três empates e sete derrotas, com 12 gols marcados e 20 sofridos, e está no grupo dos quatro times que cairiam hoje; e também estreia treinador novo, Doriva.
Um resultado ruim na bela Maceió, dependendo dos resultados, pode derrubar o Bentão para a 15ª posição, pertinho do Z-4, onde estão: Boa Esporte com sete, CRB e Criciúma com 12 e Brasil de Pelotas com 13 pontos. E um pouco acima, fora do Z-4 mas ameaçados, estão: Sampaio Correa e Goiás com 15, Juventude e Londrina com 16 pontos. Recordando que o torneio é liderado pelo Fortaleza, com 29 pontos e que tem no G-4 ainda, Avaí, CSA e Vila Nova com 22 pontos.
A 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B vai ser uma espécie de recomeço para CRB e São Bento, já que ambos vão estrear novos técnicos em duelo marcado para esta quarta-feira. Os dois se enfrentam a partir das 20h30, no Rei Pelé, em busca de reação na segunda divisão nacional.
Desafio para o treinador
O treinador Marquinhos Santos assumiu o São Bento de forma oficial nesta segunda-feira, 2 de julho. Ele comandou um treino, falou com a imprensa e no fim da tarde viajou com o grupo para Maceió.
Na primeira entrevista à imprensa, Marquinhos Santos elogiou o trabalho de seu antecessor, Paulo Roberto, que ficou cinco anos à frente do clube de Sorocaba. Comentou ainda sobre asdificuldades de assumir o clube neste novo ciclo e que uma filosofia de trabalho tão longa não se muda do dia para a noite.
“O São Bento vem de uma sequência de conquistas e resultados importantes com o Paulo Roberto. Na vida há ciclos, termina um e começa outro. Esperamos ter o mesmo resultado como foi com Paulo Roberto. Quero dar continuidade ao que ele vinha fazendo quanto aos resultados, mas colocando minha metodologia e forma de trabalho. Uma felicidade quando fui convidado a dirigir o São Bento um clube tradicional do Estado de São Paulo”, avaliou.
Time
Em relação ao time, o zagueiro Anderson Sales trabalha fisicamente; Daniel entrou alguns minutos no Sul assim com o atacante Ricardo Bueno e podem até serem surpresas. O atacante Diego Crispim terá de cumprir suspensão devido ao caso que é acusado de suposta irregularidade de doping e não deve mais atuar e aguarda recursos. Segundo a diretoria, se for absolvido, pode voltar.
O atacante Cléo Silva, de 28 anos, contratado até fim de 2018 trabalha fisicamente. O jogador vem por empréstimo do Grêmio Novorizontino, onde disputou o Paulista e a Série D. O Segundo informações do reporter Paulo Roberto Junior da Radio Ipanema na última partida, saídas poderão ocorrer, assim como a chegada de novos jogadores com a vinda do novo treinador. Entre os nomes cotados estão Rodrigo Figueiredo, do Corinthians, o atacante Bruno Paulo, do Audax e Marcinho do São Bernardo.
CRB
Tentando reencontrar o caminho das vitórias para deixar a zona de rebaixamento, o CRB treinou com os portões fechados. O técnico Doriva quer aproveitar a instabilidade do rival para se recuperar no Campeonato Brasileiro da Série B. O Galo não vence há duas rodadas. O treinador vai poder escalar a equipe que acha ideal diante do Bentão neste pouco tempo de trabalho. O zagueiro Everton Sena, suspenso no último jogo, e o lateral-esquerdo Rafael Carioca, recuperado de um incômodo muscular, retornam ao time titular. Essas, inclusive, são as principais novidades para quarta-feira.
"Não tivemos muito tempo para treinar ou conhecer todos os pontos fortes dos jogadores que temos. Sei que são atletas com nome no meio do futebol. É uma equipe qualificada e vamos tentar tirar o melhor de cada um. Lógico que tentamos implantar alguma coisa diferente, mas nesse primeiro momento a ideia é mexer com a mente dos jogadores. Trabalhamos muito esse fator para voltar a vencer", falou Doriva, que irá fazer sua estreia no comando do time alagoano.
Ficha técnica
São Bento x CRB14ª rodada - Campeonato Brasileiro - Série B 2018
Dia 4 de julho de 2018, 4ª feira, 20h30
Estádio Rei Pelé, Maceió
Árbitro: Rafael Traci (PR); Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)
São Bento-SP - Rodrigo Viana; Lucas Farias (Everton Silva), Luizão, Douglas Assis e Paulinho;
Fábio Bahia, Doriva, Marcelinho (Dudu Vieira) e Diogo Oliveira; Everaldo e Ronaldo (Ricardo Bueno). Técnico: Marquinhos Santos
CRB-AL - João Carlos; Diogo Mateus, Everton Sena, Anderson Conceição e Rafael Carioca; Claudinei, Lucas, Edson Ratinho e Luiz Otávio; Willians Santana e Neto Baiano. Técnico: Doriva
Transmissão: TV (Premiere); Rádios: Ipanema FM e Cruzeiro FM (Sorocaba)