No CIC, jogo de "mão dupla"
para Azulão contra a Macaca
A vitória pode representar o início da redenção; mas outro revés pode levar o time de Sorocaba que vem de três derrotas para o Z4;
|
No jogo passado, em Alagoas, derrota do Bentão para o CRB, 1 a 0 (Jesus Reporter Autonomo) |
Neste sábado, às 18h contra a Ponte Preta no CIC, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2018, O São Bento tem um jogo que pode ser um considerado um "divisor de águas". Vindo de três derrotas, um novo tropeço pode levar o time de Sorocaba ao Z-4 do certame nacional. Todavia, a partida, que marca na prática a estreia de Marquinhos Santos no comando, com uma vitória em casa, pode marcar o início de um novo tempo do time, que foi marcado por tensão desde a saída do treinador Paulo Roberto hpa quase três semana atrás.
O São Bento ocupa a 15ª posição com 17 pontos em 14 jogos, três vitórias, oito empates e três derrotas, 14 gols marcados e 14 sofridos. Está a dois pontos do CRB, que tem 15 e abre o Z-4. A Ponte Preta vem de vitória contra o Líder Fortaleza por 2 a 0 e soma 21 pontos, quatro a menos que o CSA, com 25, que abre o G-4. A Macaca somou até agora em 14 jogos, 21 pontos, seis vitrórias, três empates e cinco derrotas, 15 gols marcados e 13 sofridos.
A diretoria azul colocou 5 mil ingressos à venda ao valor de R$ 30 e R$ 15 (inteira e meia), para as arquibancadas. Foram destinados 3 mil bilhetes para a torcida do Bentão e 2 mil para a da Ponte Preta.
A preparação
O Bentão realizou nesta manhã de sexta-feira, no CIC, o último treino antes do jogo. A divulgação do time só deve sair momentos antes do jogo, pelo treinador Marquinhos Santos, que faz sua estreia no banco do Azulão, tendo em vista que Edson Borges, seu auxiliar, comandou o time na derrota por 1 a 0 para o CRB no Estádio Rei Pelé há mais de uma semana, tendo em vista que o treinador não estava ainda regularizado para comandar o time do ponto de vista burocrático.
Em relação ao onze titular, o lateral direito Everton Silva, que ainda se recupera de lesão, está fora. O atacante Walterson, é outra baixa permanente pois foi contratado pelo Famalicão, Portugal. Por sinal o clube já tinha perdido outros dois jogadores para o futebol do exterior: o meia Zé Roberto foi defender o Daegu, time sul-coreano, e o meia Rodolfo que acertou a transferência para o Al-Hazem, da Arábia Saudita.
Na defesa, em relação ao time que jogou em Maceió, algumas novidades podem ocorrer: na lateral direita, Tony contratado, deve ser o titular. Lembrando que Dudu Vieira jogou improvisado na função em Alagoas, e o time conta ainda com Lucas Farias para a função. Na zaga, a tendência é da manutenção da dupla Luizão e Douglas Assis; na lateral esquerda, Marcelo Cordeiro atuou no jogo anterior, mas Paulinho pode ganhar uma nova oportunidade.
No meio de campo, garantidos, somente os volantes Doriva e Fábio Bahia, tenha entrado no jogo anterior. Diogo Oliveira ou Maycon Souza devem completar o meio azul e branco; No ataque, Everaldo pode começar jogando e para completar a peça de frente do Bentão, embora Ronaldo tenha começado o jogo em Maceió, pode ser que Ricardo Bueno e Daniel apareçam como titulares.
No meio de semana o treinador colocou um time alternativo no amistoso contra o São Paulo na derrota por 1 a 0 no Morumbi – Henal; Lucas Farias, Ewerton Páscoa (Rogério), Anderson Salles (João Paulo) e Marcelo Cordeiro; Bruno Ré (Celsinho), Dudu Vieira, e Diogo Oliveira (Cássio Gabriel); Marcelinho (Branquinho) Cléo Silva e Ronaldo (Bruno Nunes).
Resgatar a confiança
Durante a última coletiva o treinador disse à imprensa que o São Bento precisa resgatar a confiança mentalmente. E acrescentou ainda, que a Ponte vem crescendo no campeonato, e se trata de um time organizado, que usa a velocidade pelos lados, que é um de seus pontos fortes. Mas crê numa boa partida e na vitória neste sábado.
Ponte Preta
Em time que está ganhando não se mexe. Essa máxima do futebol será adotada novamente pelo técnico João Brigatti, que vai repetir a escalação da Ponte Preta pela terceira partida seguida neste sábado. Na manhã de sexta-feira, João Brigatti comandou a última atividade antes do jogo e confirmou a manutenção do time que venceu Figueirense (2 a 0, em Florianópolis) e Fortaleza (2 a 0, em Campinas). Os atacantes Felippe Cardoso e Roberto seguem vetados pelo departamento médico.
Suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com dois jogos pela expulsão contra o CSA, o lateral-esquerdo Orinho é desfalque e Ruan, que é lateral-direito de origem, segue improvisado na posição. Já o atacante Felipe Saraiva retorna de suspensão e fica como opção no banco de reservas.
"O pensamento é manter a equipe que vem jogando e se comportou bem nos últimos jogos. O que pedi aos atletas é que eles mantenham o foco, o pé no chão, que vamos encontrar uma equipe concentrada e querendo sair da situação que está. Vai ser uma partida difícil, mas vamos fazer de tudo para manter a ascensão dentro do campeonato", comentou Brigatti.
Walterson no futebol português
O atacante Walterson, 23 anos, deixou o São Bento nesta sexta-feira. a informação foi dada pelo clube, que comunicou a saída do atacante para o Famalicão, time de Portugal que disputa a 2ª divisão do nacional. O jogador tinha um contrato de empréstimo com o clube até o fim do Brasileiro da Série B e recebeu proposta por meio do São Bernardo que solicitou a liberação do atleta. O São Bento tem direito de vitrine no contrato com o jogador pelo time de Portugal. O jogador fez nove jogos e um gol no time de Sorocaba.
"O São Bento me deu essa oportunidade de ser visto. Quero agradecer primeiramente ao Presidente Márcio, que fez um esforço muito grande para me trazer para cá. Eu só tenho a agradecer a ele, a toda a diretoria e também ao grupo que tem tudo para alcançar o objetivo nessa série B", disse Walterson.
Lembrando que nesta ano ainda o time de Sorocaba já tinha perdido vários outros jogadores que foram para o exterior: O meia Zé Roberto foi defender o Daegu, time sul-coreano. O meia Rodolfo de 25 anos acertou a transferência para o Al-Hazem, da Arábia Saudita.
São Bento x Ponte Preta
Campeonato Brasileiro Série B
15ª rodada dia 14 de julho de 2018, 18h
Local: Estádio Jornalista Walter Ribeiro - Sorocaba (SP)
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa-PI; Assistentes: Thyago Costa Leitao-PI e Mauro Cezar Evangelista de Sousa-PI
São Bento-SP: Rodrigo Viana; Tony, Luizão, Douglas Assis e Paulinho; Doriva, Fábio Bahia, Maicon Souza, Everaldo e Daniel; Ricardo Bueno. Técnico: Marquinhos Santos.
Ponte Preta-SP: Ivan; Igor, Léo Santos, Renan Fonseca e Ruan; Nathan, João Vitor e Tiago Real;
Danilo Barcelos, André Luis e Júnior Santos. Técnico: João Brigatti.