Capital do Cimento terá sua
"calçada da fama" do esporte
Só que vai se chamar "Bosque da Fama" e se localizará no Sesi
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6DIllTSV_1WrrusY_FwuJjg0gUthiXGydYSVXOFytTp7WsRA_gVI355HnsXqMOPk9assrI51Xrm-IP9_GEpGI9pk2mxI8co40zN601HY_4dljveUGUUeR73j6abNEFflzUYjG1nCoDLs/s640/calcada+da+fama.jpg) |
Votorantim terá sua "calçada da fama", mas dedicaca ao esporte |
Os grandes feitos dos maiores esportistas de Votorantim, do Estado de São Paulo e do Brasil, serão perpetuados através do projeto denominado “BOSQUE DA FAMA”, que será implantado na próxima sexta-feira, dia 21 de setembro no SESI Votorantim, às 09:30 horas. Realização do Panathlon Club Votorantim em parceria com o SESI e a Prefeitura Municipal, através das secretarias do “Meio Ambiente”, “Esportes e Lazer” e “Educação”.
Esta iniciativa, a exemplo da Calçada da Fama de Los Angeles ou do Hall Of Fame, de Fort Lauderdale, na Flórida, ambos nos Estados Unidos, visa resgatar a memória de uma geração de astros do esporte votorantinense, paulista ou brasileiro.
O projeto “BOSQUE DA FAMA” foi iniciado em 2007 pelo Panathlon Club São Paulo, sendo Sorocaba o segundo clube a implantá-lo em 2015 e Recife em 2016. O projeto pretende atingir seu objetivo de forma inovadora, com o plantio ou apadrinhamento de uma árvore pela personalidade homenageada, iniciativa que alia o aspecto esportivo ao ecológico, estimulando a preservação das espécies integrantes da floresta nativa do país.
O Bosque fica na área situada nas dependências do SESI. E o projeto inclui um portal, que será complementado no futuro com um espaço especifico para arquivos interativos das arvores e dos homenageados, até mesmo venda de souvenires.
Esta solenidade deverá ocorrer uma vez por ano, até que todas as personalidades que fizeram sua carreira em Votorantim, Estado de São Paulo ou do Brasil, como atleta, dirigente ou arbitro e que foram autores de feitos significativos, ou conquistaram medalhas olímpicas, ou foram campeões paulista, nacional ou mundial.
A quantidade de esportistas que se enquadram no universo abrangido pelo critério estabelecido pela comissão organizadora é tão ampla que garante a manutenção por muito tempo da periodicidade destas solenidades e a formação de um grande bosque. Até o momento aproximadamente 200 nomes foram relacionados, mas nesta primeira etapa serão homenageadas 25 personalidades de diversas modalidades e categorias.
As homenagens poderão ser realizadas em vida ou in memoriam, mas sempre com a presença de um membro da sua família ou representante.
Cada árvore deverá ser plantada pelo próprio homenageado e é acompanhada por uma placa citando o feito esportivo que ela simboliza, com as especificações botânicas da muda correspondente.
A união dos ideais do esporte aos da preservação ambiental levará o BOSQUE DA FAMA a ser visitado por turistas e por escolares, pois o local não deixa de ser significativo como conteúdo pedagógico.
Relação dos homenageados:
Futebol – in memoriam
1. Ângelo José Dal Bom - Votorantim
2. Ernesto Imparato - Fazolim
3. Jorge Miguel - Juca
4, Joaquim Ferreira – Quilim
5. Amélio Veronesi
6. João Batista Carlos Dias – Fiote
7. Ayr Aldo Pereira
Futebol
8. Carlos Alberto Costa – Carlinho Costa
9. José Nelson Andreoli – Pato
10. Gilson Metidieri –
11. Luiz Alberto da Costa – Luizinho Costa
12. Galileu Gagetti Sobrinho – Léo
13. Marcelo Alexandre Pires Correia – Mona
Troféu Fiote
14. João dos Santos Júnior
15. Júlio César de Souza Martins
Basquete
16. Déia Bertoni
17. Newton Corrêa da Costa Júnior – Campineiro
Atletismo
18. Sueli Martinez
19. Maria Odete Galvão Costa
Futsal
20. Moacyr Volpe Filho – Ize
21. Abílio Toledo Neto
Tênis de Mesa
22. Jacomo Galli - Tico Galli
Dirigente Esportivo
23. Ângelo Vial
24. Nelson Bormann
25. Alfredo Metidieri