Torneio tem grupos e começa dia 17 de janeiro
Neste ano a Copinha sub-15 não terá osgrandes de SP, RJ e MG
A 24ª edição da agora Copa Votorantim sub-15 (ex-Copa Brasil Infantil), começa dia 17 de janeiro. Neste ano o torneio não terá os chamados grandes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), realizou em dezembro, no Salão Social do Sesi, o Congresso Técnico com o sorteio das equipes para a formação dos grupos
A mais tradicional competição da categoria acontece de 17 a 27 de janeiro e as partidas serão realizadas no campo do Sesi, em parceria com a Prefeitura. Na oportunidade, o secretário de Desporto, Raul Bueno, agradeceu a presença de representantes das equipes de Votorantim, Votoraty, Grêmio, Ituano, Ponte Preta, Red Bull e Atlético Amazonense, além de parceiros. “Estamos trabalhando para fazer uma competição de alto nível e manter a tradição que temos”, disse.
Definidos os grupos, a Sedesp vai disponibilizar nos próximos dias a tabela completa com confrontos e horários das partidas. Conforme o sorteio realizado com a presença de todos os presentes, os grupos foram definidos da seguinte forma: Grupo A: Votorantim, Criciúma, Ponte Preta e Goiás; Grupo B: Internacional, Paraná, Red Bull e Sport; Grupo C: Grêmio, Figueirense, Votoraty e Vila Nova; e o Grupo D: Coritiba, Avaí, Ituano e Atlético Amazonense.
Para o coordenador administrativo da Ponte Preta, Rodrigo Silva, a expectativa em disputar a competição é muito boa, tendo em vista que o clube aguardava pela oportunidade. “Pelas equipes participantes sabemos que será um torneio de alto nível técnico”, disse.
Já o observador técnico do Grêmio, Enzo Lodovici, disse que a agremiação faz questão de manter presença na competição tendo em vista que são equipes com excelentes trabalhos nas categorias de base. “O Grêmio em nenhum momento deixou de acreditar na competição e vem fazendo um trabalho forte de preparação para que faça uma boa apresentação”, ressalta.
Votoraty de volta
Outra novidade na Copinha sub-15 será a primeira participação do Votoraty FC
(foto), após oito anos fora. Segundo a diretoria do Tigre será o reinicio de uma caminhada para num futuro breve voltar ao profissional. O clube pretende atuar com atletas nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, mas sonha alto até mesmo com a construção de um novo estádio emVotorantim .
O novo comandante do Votoraty é o empresário Rubens Calil, so setor de construção civil e que comprou no ano passado o nome junto a um grupo de Ribeirão Preto, onde estava desde 2010. Depois de aacertar boa parte das dívidas, o clube inicia um estruturação visando o futuro. A comissão técnica conta com os ex-jogadores: Brasília, Paulão, Mona e o treinador o técnico Geraldo Meira.
Em sua preparação do Votoraty para a Copa Brasil de Futebol Sub-15, o Tigrinho foi campeão em um torneio na cidade de Bofete (SP), que contou com adversários de outras categorias, e trouxe o troféu para a casa.O Votoraty está no Grupo C da 24ª Copa Votorantim de Futebol Sub-15, ao lado de Grêmio, Figueirense e Vila Nova-GO. De acordo com Paulão, que integra a equipe técnica do Votoraty, a expectativa para a Copa é grande, principalmente pelos componentes do grupo. “Estamos com equipes de tradição, como o Grêmio e Figueirense. A expectativa de passar de fase é grande, mas temos de ver jogo a jogo, porque os adversários contam com bases muito boas. Mas estamos nos preparando, de forma focada, para alcançarmos nosso primeiro objetivo, que é passar de fase”, ressaltou.
Seleção de Votorantim treina forte
A Seleção de Votorantim de Futebol Sub-15, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desporto (Sedesp), já definiu o elenco com os 20 atletas para a disputa da Copa Votorantim de Futebol, que acontece de 17 a 27 de janeiro de 2019. Diferente dos anos anteriores, a programação de treinamento da equipe teve início no mês de março. Nesse período, o grupo chegou à final em quatro competições regionais, sendo campeão em duas.

A rotina de treinamentos
(foto)tem sido diária, sendo parte dela nos gramados e outra em academia. Além das competições, foram realizados vários amistosos, entre eles os dois últimos contra as equipes do São Paulo e Ponte Preta. De acordo com o técnico Vinícius Ferreira, os atletas estão empolgados com a competição e destaca ainda que todos os jogadores são nascidos nas cidades de Votorantim e Sorocaba. “Estamos treinando forte diariamente para que tenhamos resultados positivos, mesmo sabendo que vamos encontrar pela frente equipes de alto nível técnico”, explica.
A Seleção de Votorantim, categoria sub-13, mantida pela Secretaria de Desporto (Sedesp), conquistou o segundo lugar na Copa de Futebol BRICS World. A competição é alusiva ao grupo de países que compõem o BRICS — Brasil, China, Rússia, África do Sul e Índia. Os jogos foram disputados em São Miguel Arcanjo, no último fim de semana.
Na oportunidade, a equipe votorantinense representou a Índia. Votorantim chegou à final após derrotar Piedade, pelo placar de 2 a 1 e Sorocaba, por 3 a 1, na fase de grupos. Já na semifinal, os votorantinenses venceram a equipe de São Miguel Arcanjo, por 3 a 0 e, com isso, chegaram à final. Entretanto, a Seleção de Votorantim obteve o segundo lugar, após ser derrotada pela equipe de Itapetininga, por 1 a 0. O atleta Marcelinho, centroavante da Seleção de Votorantim, recebeu o prêmio de melhor jogador da competição.
Verdão em 2018
O Palmeiras foi o campeão da Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim em 2018. Na final venceu o Flamengo nos penais após empate por 0 a 0 no tempo normal no Estádio Domenico Paolo Metidieri, O São Paulo é o time com mais títulos, cinco vezes