Fora os "profissionais" com
testagem, tudo segue parado, diz secretário
 |
Campeonatos locais parados incluindo o futebol amador da Semes (Foto: Adriana Massa) |
O secretário de Esportes de Sorocaba, Luis Fernando Delarosa, falou nesta semana ao
Esportivo sobre a situação do desporto na Manchester Paulista nesta pandemia do Covid-10. "As coisas estão andando bem devagar. Voltaram apenas (em competições oficiais), São Bento, Magnus e LSB. O restante está tudo parado ainda. A comissão de São Paulo do Enfrentamento da Crise entende que tudo isso é profissional, o esporte profissional, com jogos do Campeonato Paulista, Brasileiro", disse o secretario.
 |
Fernando Delarosa, secretário de Esportes
|
Quatro esportes com testagem - Segundo Delarosa tem todo um um protocolo, unificando essas modalidades - handebol, vôlei, basquete, futsal -, sendo que o futebol já tinha seu protocolo único.
"A Federação ligou a São Paulo, e liberou (essas modalidades), desde que haja testagem. E é isso que vem acontecendo. Vai ter os campeonatos tudo aí, nessas modalidades, mas com testagem e eles ficam disputando campeonatos da federação, que é campeonato profissional, desde que façam a testagem", explicou.Delarosa,que substituiu Simei Lamarca.
Só atividades individuais - Segundo o secretário de Esportes de Sorocaba, o restante dos centros esportivos sorocabano, onde há escolinhas, aulas, ginastica, atividades, várias outra, só é permitido dentro do Plano São Paulo para atividades individuais:
"Ou seja, caminhada, corrida, entendeu? atividades individuais que você possa estar fazendo ou com uma determinada distância das pessoas. Então, hoje nos centros esportivos nossos estão funcionando desta forma, não temos outra outra situação. E então, aguardamos", disse.
Conforme o secretário de Esporte no varzeano a Taça Cidade e Taça Tropeiros, foi dada entrada em abril com o pedido de quarenta entidades, para não ter o campeonato neste ano e só uma que não assinou entre elas para não ter o campeonato neste e as duas competições. "O motivo principal é a falta de dinheiro, de patrocinador para apoiar os campeonatos, despesas, jogadores tudo que diz respeito à competição. ", frisou o secretário. "Nós acatamos esse documento e os campeonatos foram suspensos".
Escolares - O secretário disse que ainda teria para acontecer jogos escolares, mas já foi cancelado: " Nós temos o Cruzeirinho estamos aguardando também, a Taça Manchester, nossa quarta divisão já estava nas oitavas de finais e s quartas de finais e já tinha ocorrido até a primeira rodada. Então estamos aguardando. São Paulo nao vai liberar nada se não tiver testagem", frisou.
Cruzeirão e Cruzeirinho - Delarosa explicou ao Esportivo que o Cruzeirão de Futsal também foi suspenso, e está parado, a tendência é enorme, que Cruzeirão e Cruzeirinho, como são muitas equipes, estao ficando para o ano que vem, já podem iniciar janeiro de 2021, com a sequência do Cruzeirão desse ano.
Por fim, a Taça Baltazar Fernandes, diz ele, que é outra competição com trinta e duas equipes, que esta se aguardando também pra ver se vai seguir com o calendário, com o modelo de hoje. "Tá bem difícil de fazer um calendário pra toda a competição esse ano, e estãmos aguardando muito a liberação das competições, por São Paulo Comitê da Crise que não querem liberasr se não houve testagem", finalizou o secretário