MELHOR TREINADOR DO PAULISTA /ACESSO E VICE CAMPEONATO
Edson Vieira: "Não dá pra comemorar,
nosso foco é o Brasileiro da Série C "
 |
EdsonVieira ao Esportivo falou do acesso, das finais, do entrevero com Gallo, de futuro e ainda da sequencia na Série C, do jogo contra o Sao José-RS pelo returno
|
RIVAIL OLIVEIRA - ESPORTIVO SOROCABA/VOTORANTIM
O técnico do São Bento, Edson Vieira, foi eleito pelos 16 clubes que jogaram a Série A2 Paulista de 2020, o melhor treinador do campeonato, segundo o site da Federação Paulista de Futebol. Vieira estreou dia 29 de fevereiro na nona rodada - o time vinha de quatro derrotas, três empates e uma vitória, seis pontos ganhos e correndo risco de rebaixamento para a Série A3.
Depois disso, sob o comando de "El Loko Vieira", o Bentão foi outro time no estadual: emplacou dez jogos invictos: 2x1 Rio Claro-f, 4x1 Juventus-c, 3x2 Votuporanguense-c, 2x1 Penapolense-f, 2x2 Atibaia-c, 2x0 Audax-f, 1x0 Monte Azul-c; nas quartas, contra o Taubaté, 0x0-f, 1x1-c (8x7). e semifinais, São Bernardo 3x0-c, só perdendo no segundo jogo, 2 a 0 no ABC, mas garantindo o acesso. Nas finais, perdeu para o São Caetano em Sorocaba, 3 a 2, mas venceu no Anacleto Campanela, 1 a 0 e foi derrotado nos penais, 4 a 3.
A campanha de Vieira no estadual: 13 jogos, 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, 23 gols marcados e 13 sofridos. Os artilheiros do Bentão nesta A2, onde foi vice-campeao: Bambam, 9 gols; Ruan, 5; Jheimmy, 3; Diego Tavares, Douglas Assis e Erick Luis 2; Allan Vieira, Fábio Bahia, Igor e Wellington Bruno, 1 gol. Artilheiros: - Bambam, 9 gols; ; Ruan, 5; Jheimmy, 3; Diego Tavares, Douglas Assis e Erick Luis 2; Allan Vieira, Fábio Bahia, Igor e Wellington Bruno, 1
Falando ao Portal Esportivo Sorocaba/Votorantim, Vieira agradeceu inicialmente a Deus, e ao grupo, comissão técnica e diretoria pela conquista: "Conseguimos tirar o time da zona de rebaixamento, noss classificamos e ainda obtivemos o acesse. Agradeço a Deus. A gente trabalhou e ele nos presenteou com essas conquistas onde todos foram importantes nesta campanha maravilhosa", comentou.
As finais - Vieira disse que o São Bento deveria ter sido campeão pelo que apresentou nos dois jogos finais com o Sáo Caetano: "Só faltou sermos campeões. Mereciamos ganhar. Jogamos dos quatro tempos, três bem melhor que eles;só o primeiro tempo, pelo campo muito molhado aqui no CIC, prejudicou o nosso time, e eles tem boa bola aérea", analisou.
Reconhecimento a Conde - Além de agradecer o grupo, fez questão de lembrar do trabalho do ex-técnico Léo Condé:"Foi uma sensação muito boa (subir, fazer grandes finais e ser eleito o melhor técnico do campeonato). Agradeço primeiro a todos que participaram, aos atletas que saíram, ao próprio Conde (Leo); Já agradeci a ele, porque ele praticamente montou o time, trouxe jogadores e trabalhou a equipe", exaltou o trabalho do antecessor ." É uma sensação maravilhosa, muito muito gostosa (dessas conquistas)"
Vieira x Galo - O treinador disse que falaria pela última vez do entrevero da primeira final entre ele o o treinador do São Caetano, Alexandre Galo. "No fim do jogo eu fui dar a mão e ele me deu as costas, eu ele veio pra cima de mim. Não quero mais falar disso, que faz parte do passado. Depois o Galo desceu ao vestiário pediu desculpas para mim e eu também me desculpei e ficou ali. O presidente da Federação Paulista, a quem eu admiro muito, me criticou e me deu uma dura e com razão, ai pedi desculpas, perdão pra ele e disse que isso nunca mais vai acontecer e ficou tudo certo, vida que segue" conta Vieira.
São Bento x São José Quinta-feira, 20h tem São Bento x São José na rodada de abertura do returno do grupo B do Brasileiro da Série C, jogo marcado para Sorocaba. E sem tempo de celebrar, Vieira disse que o foco agora e total para tirar o time da zona de rebaixamento.
"Bom, nós vamos pro pro returno da Série C agora. Temos só nove jogos. Até agora, somente contra o Ituano que colocamos o time titular. . A gente vai buscar vitórias que é a única forma de escapar do descenso e vamos lutar até o último jogo pra isso. Temos o maior respeito pelo São José, ou por qualquer adversário. O time deles joga anos junto, tem uma boa equipe, uma boa estrutura, faz bons campeonatos lá em em Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, usa-e muito o fator f ator campo, mas a gente vai buscar a vitória, com todo respeito a eles, pois sabemos que precisamos muito dela", comentou.
Sentar com diretoria para definir o futuro - Sobre sua permanência, e a declaração do presidente Almir Laurindo ao Esportivo que o treinador tem o respeito e apoio da direção para seguir, Edson Vieira disse que é justo. Disse que não olha para o passado - Foi campeão da A3 e entao, a diretoria acabou optando por outro nome para a A2 -, que só tem imagens positivas da primeira passagem: "Foram dois anos de conquistas aqui, mas passado é passado, não olho para trás. Ao contrário, aprendi a perdoar. Pois se você não perdoar, Deus fecha portas e não quero isso jamais", disse.
Vieira acredita que deve se reunir com a diretoria fazer os acertos em reunião nesta semana ou semana que vem para determinar o trabalho no futuro e vai estar sempre disposto a colaborar com o clube. "Eu amo esse clube tenho carinho por ele mas sou profissional. E questão de sentar e ver esse acerto.Mas o foco agora é se manter na Série C e fugir do rebaixamento e seguir planejando para o futuro.