Sorocaba perde Chicão Lourenço,
presidente da ASA e Lisofus
 |
Esporte da região perdeu neste domingo Antonio Francisco Lourenço (Chicão) |
RIVAIL OLIVEIRA/ESPORTIVO SOROCABA/VOTORANTIM
O domingo (27), começou triste para o esporte de Sorocaba e região. Faleceu nesta madrugada, aos 66 anos, o desportista Antonio Francisco Lourenço, o Chicão. Era presidente da Associação Sorocabana de Arbitros, ASA, e foi nome importante no crescimento do futsal da cidade. Tanto que de 2009 a 2010 presidiu a Liga Sorocabana de Futsal, Lisofus. Lourenço estava intubado a mais de 15 dias mas infelizmente não resistiu.
Chicão, sorocabano
Antonio Francisco Lourenço, o Chicão, nasceu em Sorocaba em 1954, e era casado com Ângela Maria Lourenço, deixa duas filhas: Renata e Daniela. Aposentado do SAAE. Iniciou as atividades esportivas em Salto de Pirapora no ano de 1978, nas horas vagas ajudava na organização dos campeonatos amadores da cidade de futebol de campo e futebol de salão onde trabalhava como mesário de ambos os campeonatos.
 |
Chicão (1oE), Eliseu (1o D), em evento especial |
Isso até 989 quando foi diplomado pela Federação Paulista de Futsal de Salão como anotador e cronometrista. Desde então passou a trabalhar nos campeonatos da Federação nos Jogos Regionais, Campeonatos da Liga Sorocabana de Futsal (Lisofus), Copa TV Tem de Futsal, Copa dos Campeões da TV Tem de Futsal, Cruzeirão, Taça Votorantim, Cruzeirinho e nos campeonatos regionais não oficiais. Três vezes melhor do estado e "caneta de ouro"
Chicão foi escolhido pela Federação Paulista por três vezes como melhor anotador cronometrista e sendo premiado com caneta de ouro em 1995, 1997 e 1999. Fez várias finais: de campeonatos como o Quadrangular final da FPFS, Paulista do Interior em Espirito Santo do Pinhal, o Quadrangular final juvenil em Adamantina, Cruzeirão, Jogos Regionais, Copa TV Tem, Taça Votorantim e dos Campeonatos da LisofusSOFUS. Foi Presidente da LISOFUS no mandato de2009 a 2010. E quatro vezes presidente da Associação Sorocabana de Arbitros (ASA). Chicão foi panathleta e tomou posse no Panathlon Club Sorocaba em janeiro de 2012- seu padrinho foi o atual presidente do Distrito Brasil Pedro Roberto Pereira de Souza.
Eliseu: Chicão, parceiro, amigo, e defensor da arbitragem e do esporte
 |
Chicão (2oE) na premiação do Panathlon) |
Amigos de décadas, praticamente uma vida inteira no esporte, principalmente no futsal e no comando da arbitragem. Pode se resumir desta forma uma parceria que deu certo: Antonio Francisco Lourenço (Chicão), e Eliseu Sentelhas. Trabalharam juntos muito tempo dentro das quadras do salonismo de Sorocaba, região por esse Brasil à fora - Federação Paulista de Futsal (Eliseu como árbitro e Chicão como anotador-cronometrista.
"Perdemos um grande amigo, parceiro, um irmão, uma pessoa espetacular dentro e fora do esporte. Chicão era daqueles que você podia contar em todas as horas. Sempre acessível, de um caráter impar, disposto sempre a ajudar as pessoas. Um ser humano fantástico. Perde o esporte, sim, mas perde o mundo uma pessoa espetacular de uma índole como poucos", comenta, emocionado, Eliseu.
A parceria Chicão-Eliseu não ficou restrita às quadras, ou à amizade inseparável. Depois que pararam de trabalhar dentro das quatro linhas, ambos se tornaram dirigentes que fizeram a diferença no esporte, no futsal e na arbitragem regional. Ambos comandaram o crescimento a olhos vistos da Associação Sorocabana de Arbitragem, ASA, entidade que hoje se hoje possui um grande respeito respeito alcance regional, deve isso ao trabalho incessante de ambos, Eliseu como diretor técnico, e Chicão como presidente.
 |
Chicão (2o E) em evento de reciclagem da arbitragem da ASA |
"Tivemos nestas décadas todas, o Chicão e eu, um trabalho enorme para elevar o patamar da ASA e da arbitragem de Sorocaba e região. Sempre com honestidade, seriedade e um gerenciamento muito austero, como, aliás gostava o Chicão, junto a arbitros assistentes e anotadores, fazendo-se meta, cumprir compromissos com as cidades onde a ASA estava presente, sendo rígido nos horários com os trios chegando sempre pelo menos 15 minutos antes dos jogos. Com o trabalho dele e nosso sempre primamos por buscar melhorias para os arbitros, e desta forma realizámos sempre cursos de atualizações. Todo esse trabalho e muito mais. A credibiidade e confiança da ASA de hoje é fruto desta atuação persistente do Chicão conosco. Sua perda é uma lacuna irreparáve, tanto dentro dos campos, na direção da entidade,como fora dela, onde perdemos nosso irmão", finalizou Sentelhas ao ao Esportivo
Presidente da Lisofus: Futsal e
a arbitragem devem muito a Chicão
Um dos maiores defensores do futsal regional, Chicão foi presidente da Liga Sorocabana de Futsal, Lisofus de 2009 a 2010, tendo como vice, o atual presidente João Gomes, que falou ao Esportivo
 |
Chicão foi presidente da Lisofus |
"O Chicão era um cara vivido. Sua vida foi ajudar o esporte sorocabano a crescer, principalmente do lado da arbitragem. Sem falar que ele foi muitos anos árbitros da Federação Paulista, de Futebol de Salão, como anotador cronometrista. E foi um grande presidente da ASA (Associação Sorocabana de Árbitros)", disse Gomes.
Segundo Gomes, o ex-presidente da Liga e atual da ASA, foi um dos que mais lhe apoiou nas nas mudanças pra fortalecer o futsal da cidade: "Ele nos apoiou pra acabar com os federados em Sorocaba e que do jeito certo a gente fez isso", conta Gomes, que falou também do amigo Chicão:
"E sem falar que ele como amigo também é foi uma grande perda. Uma perda irreparável, porque além de ser um cara honestíssimo, ajudava os árbitros. Era um cara diferenciado, e que sempre ajudava as pessoas. foi fundamental junto com o Eliseu (Sentelhas) no crescimento e fortalecimento do futsal e do esporte de Sorocaba.