Treinador do Azulão acredita
Vieira "Vamos lutar até o soar
do gongo no último round"
Edson Vieira reconhece a situação dificil, mas acredita até último minuto (Neto Bonvino)
Rivail Oliveira/Esportivo Sorocaba/Votorantim
"Vamos lutar até o último round dessa luta e não desistiremos" ! Com esse discurso e muita esperança, o treinador do São Bento, Edson Vieira definiu o espírito do time azul e branco de Sorocaba na véspera do jogo contra o Ituano, neste sábado, 19h no CIC, em Sorocaba, pela 18ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C.
Para escapar do rebaixamento para a Série D (tem 17 pontos), tem que vencer e torcer para o Criciúma (18 pontos), não ganhar do Brusque, em jogo marcado para 19h em Criciúma. O treinador falou ao Esportivo Sorocaba/Votorantim nesta véspera do jogo.
Última vitória com "El Loco" Vieira em 2013
Com um longo jejum de sete anos, sem saber o que é vencer o rival e vizinho, o São Bento tenta repetir o feito de 2013. Naquele ano ocorreu a última vitória contra o Galo de Itu, 2 a 0 no CIC, gols de Elton Morelato e Rodrigo, pela Copa Paulista. Coincidentemente, o treinador era o mesmo: Edson "El Loco"Vieira, que mandou a campos: Henal; Claudio Santos, Samir, Bruno Ré, Marquinho; Wilian, Celsinho, Marcus Vinicius (Rafael Silva) e Vinicius (Floriano); Rodrigo e Julio Madureira (Elton Morelato). O Ituano, dirigido por Doriva, teve essa formação: Vagner; Alex, Airton, Anderson Sales e Esquerdinha; Dudu, Rafael Silva (Edilson), Ewerton e Clayson; Guilherme (Elvis) e Rodriguinho (Marcão).
Vieira falou deste jogo: "Já faz tempo que (São Bento) não ganha deles. Tem um tabu, mas eu não sabia que tinha sido comigo no comando, a última vitória (contra o Ituano). Me lembro que que nós ganhamos na Copa Paulista, que o Doriva era treinador do Ituano. Mas são momentos diferentes. A gente sabe que é uma série C, e a gente luta contra o descenso pra não cair e sair do rebaixamento, e eles lutam pra classificar", recordou Vieira.
A preparação
O treinador falou da preparação para o último jogo da temporada 2020: " A gente tem preparado o time como sempre. Sempre respeitando o adversário nos treinamentos, mostrando pra eles (jogadores), que têm que acreditar até o fim, e por isso que nós estamos vivos ainda, por tudo que nós passamos esse ano, todas as circunstância, em que em sua maioria não foi boa em termos de campo pra nós, e culminou num primeiro turno muito ruim", disse o treinador.
Vieira seguiu sua análise: No segundo turno, se você analisar, a gente jogou praticamente aí com vários jogadores, estava jogando a série A 2. e estávamos fazendo uma campanha de classificação, mas infelizmente, escaparam pontos em dois jogos, um contra o Tombense e outro contra Volta redonda, que se a gente tivesse ganho estaria hoje fora da da zona de rebaixamento, e cumprindo tabela no último jogo, oque já seria um ano extraordinário pro São Bento, se vocês forem observar como começou o ano", relembra Vieira.
 |
São Bento treina para encarar Ituano (Neto Bonvino) |
Lutar até o "último round"
Segundo Edson Vieira , o São Bento vai lutar até o minuto final. "Só vou me entregar, se acontecer coisa, quando realmente acabar. Eu tenho isso comigo, e que trabalha comigo sabe disso e passo isso para meus atletas", frisou.
O treinador fez uma alusão boxe. "Digo que a gente pode até ir à lona, mas só desiste quando o gongo final toca , e é o último round ele decide a luta. Então, a gente respeita a Ituano, uma equipe muito bem dirigida, com excelente jogadores, mas nós vamos fazer a nossa parte, vamos buscar vencer, porque nós não interessa o teu resultado", definiu.
Maior frustração
Para Vieira, num ano que começou com muitas dificuldades, mas que de uma grande recuperaçao no estadual, depois do acesso para a primeira divisão e chegar às finais do Paulista (A2), que tem a cabeça totalmente erguida, aconteça o que acontecer. Mas que sua maior frustração de 2020, foi não chegar a esse último jogo, dependendo só das forças do São Bento:
"Uma vitória apenas, que escapou de nós, dois pontos, a gente teria com a vantagem e dependeria só de nós. Então, a maior, frustração minha, esse ano, é só esse detalhe, depois de passar por tudo que passamos, era ter chego no último jogo, sabendo que a gente poderia se salvar dependendo de nossas forças, e isso me dói. Mas Mas é um time guerreiro, provou isso, um time que se supera e vamos em busca de mais uma superação", comentou.
Três baixas
Para o jogo com o Ituano, o treinador terá três baixas certas: o zagueiro Bruno Leonardo; além do atacante Denner com terceiro amarelo, e o jogador Magrão, que foi expulso no jogo em Varginha na vitória pro 1 a 0 contra o Tombense. Na zaga, Dogão pode assumir a posição e no meio, Léo Aquino é o mais cotado. Um provável São Bento para encarar o Galo de Itu pode ser esse: Paulo Vitor; Mizael , Douglas Assis, Dogão, Pablo; Fábio Bahia, Jair , Serginho e Leo Aquino; Bambam e Igor (Coutinho ou Ramazotti).
Ituano
 |
Ituano também vive clima de "final" (Miguel Schincariol) |
Depois da derrota em casa para o Ypiranga, por 2 a 1, a ordem em Itu, no Novelli Junior e buscar a todo custo a vitória fora de casa contra o São Bento. Na Série C, o Galo defende uma campanha de oito jogos como visitante com três vitórias, um empate e quatro derrotas. Nas duas últimas partidas fora de casa, fora conquistamos duas vitórias (1 X 0 São José-RS e 2 X 0 sobre o Criciúma-SC).
No segundo turno, o rubronegro só tomou um gol como visitante, na derrota por 1 a 0 para o Londrina-PR. Sobre o jogo decisivo ser um clássico, o meio-campo Paulinho Dias analisou. “Vamos focar só no jogo, independente de ser clássico. Não podemos trazer para o emocional [a rivalidade] para que a gente perca o equilíbrio”. O goleiro Pegorari falou do jogo: e espera um jogo franco com ambas equipes procurando a vitória o tempo todo em Sorocaba. "Sabemos que será totalmente diferente, um jogo à parte dentro da competição", frisou.
Um provável Ituano do técnico Vinicius Bergantim, para essa partida: Pegorari; Leo Duarte, Mateus, Suelinton e Breno Lopes; Paulinho Diasd, Marquinhos, Correa e Guilherme; Gabriel Taliari e Mateus Criciuma
Novo presidente rubronegro - O Ituano Futebol Clube elegeu nesta semana seu novo presidente para o próximo triênio: Ricardo Giordani. O presidente substitui Vinícius Guitti, que comandava o Galo desde 2018. A diretoria executiva ficou composta pelos seguintes nomes: João Fernando Scaravelli (vice-presidente 1), Rodrigo Augusto Tomba (vice-presidente 2), Rodrigo Costa Albanese (Tesoureiro 1), Gilberto Ribeiro Garcia (Tesoureiro 2), André Carneiro Sbrissa (Secretário 1) e Edson Roberto Corsi (Secretário 2).
Apito do jogo e a rodada
A CBF divulgou a arbitragem da última rodada do grupo B do Brasileiro: Confira: Sao Bento x Ituano: Denis da Silva Ribeiro Serafim, assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo de Silva,todos de Alagoas. Apita Criciúma x Brusque o paranese Andrey da Silva e Silva. Outros jogos da rodada: Ypiranga x São José (arbitro Marcos Mateus Pereira-MS), Tombense x Boa (Fabio Augusto Santos Sá Junior-SE), Volta Redonda x Londrina (Allison Sidnei Furtado-PR).
Na classificação da Série C, o Boa Esporte já está rebaixado para a Série D de 2021, com 14 pontos em 17 rodadas. O São Bento é o nono colocado do grupo B e soma 17 pontos (3 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, saldo de 3 gols negativos, 13 gols pró e 16 contra). O Criciúma é o oitavo com 18 pontos (4 vitórias, , 6 empates e 7 derrotas, saldo de 5 gols negativos, 18 marcados e 23 sofridos).