O EC São Bento e o Ituano vão participar do 1º Campeonato Paulista de Futebol Digital. A seletiva foi nessa semana e o clube confirmou presença no E-Paulistão, do PES 2021 com organização da Federação Paulista de Futebol.Além de Bentão e Galo de Itu estao confirmados: Red Bull Bragantino, Corinthians, Santos, São Paulo, Ferroviaria Guarani, Ponte Preta. Inter de Limeira, Mirassol, Portuguesa, Santo André, Botafogo e São Caetano. O Palmeiras não deve participar pois não tem acordo com a Konami, desenvolvedora de PES.
Seletivas
Por sinal o Ituano realizou uma seletiva dia 27 para definir quem vai representar o clubeno E-Paulistão de PES 2021,. Até agora, 1.277 jogadores foram inscritos no @epaulistao. Confira o número de participantes de cada um dos times até o momento: São Paulo - 146 jogadores, Red Bull Bragantino – 135, São Bento – 135, Corinthians – 125, Santo André – 91, ituano – 86, Santos – 75, Guarani – 63, Portuguesa – 63, Botafogo – 62, Ponte Preta – 59, São Caetano – 57, Mirassol – 51, Inter Limeira – 50, Ferroviária – 44 e Novorizontino – 35.
Na primeira fase, o E-Paulistão será disputado por times que atuam no Paulistão. Para isso, a FPF colaborou com o desenvolvimento de E-Sports em cada clube, garantindo equilíbrio ao campeonato virtual de futebol. Segundo a FPF, na segunda etapa, prevista para o segundo semestre de 2021, o E-Paulistão contemplará todas os 48 times que jogam as três séries principais (A1, A2 e A3) do Estadual, dando à competição inúmeras possibilidades de disputas. Ou seja, além de uma nova era de clássicos, as demais equipes entram na competição com chances de levantar a taça.
"Queremos dar aos torcedores experiências que vão além da bola rolando. Os eSports são realidade, e estamos incentivando os clubes a abraçar novos segmentos que possam engajar os torcedores e, consequentemente, gerar valores e oportunidades para suas marcas", diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.
Para realizar a competição, a Federação firmou parceria com a agência 7WPlay, que ficará responsável por toda a realização do E-Paulistão. Com expertise em algumas das principais iniciativas do futebol virtual no Brasil, a empresa entende que o modelo escolhido pela FPF terá grande impacto no cenário competitivo dos games no país.
"Vemos no E-Paulistão a chance de a Federação Paulista engajar todos os seus públicos e ampliar o seu alcance e, claro, o seu leque de patrocinadores. Os apaixonados por games de futebol representam hoje uma comunidade que não para de crescer. Estabelecer raízes com este público coloca a marca da FPF em consonância com os desejos das próximas gerações de torcedores, que não querem limitar a sua relação aos jogos e ao noticiário esportivo", explicou Felipe Carvalho CEO da 7WPlay.
Calendário e demais detalhes
A competição virtual da FPF contará com várias novidades. Além de um calendário próprio com quatro troféus em disputa e jogos que serão realizados ao longo de 2021, o E-Paulistão quer contribuir para o desenvolvimento da modalidade com vagas nas equipes preenchidas por qualquer pessoa que queira fazer parte de um time. "Cada equipe será representada por um profissional e um jogador ainda anônimo, que conquistará a sua vaga por meio das seletivas. É a realização do sonho do torcedor em vestir a camisa do seu time, algo que sempre esteve no imaginário popular", completou Carvalho.
As inscrições para os torcedores começarão no dia 24/03, indo até 15/04, através do site www.e-paulistao.com.br. As seletivas on-line serão realizadas de 27/03 a 18/04. A fase de grupos acontecerá do dia 21/04 até 14/05. Entre os dias 20 e 21 de maio, os classificados se enfrentarão nos playoffs, que apontará os finalistas que duelarão no dia 24 do mesmo mês. Os jogos do E-Paulistão terão transmissão on-line nos canais da FPF no Twitch e YouTube. As finais serão decididas em eventos presenciais, respeitando as normas sanitárias do combate à Covid-19.