Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Após reunião, volta da
base do Mamute é discutida
|
Estádio Quintino de Lima, em São Roque (Divulgação) |
O tempo é de aguardar passar a pandemia do Covid-19, mas as perspectivas para o esporte e para futebol de São Roque são boas no futuro. No final de janeiro deste ano, dia 27, o prefeito municipal Guto Issa e o diretor de Esportes Simei Lamarca, ex-secretário municipal de Esportes de Sorocaba, estiveram reunidos com dirigentes do Clube Atlético Paulistano. Participaram do encontro, entre outros, o presidente do Clube Atlético Paulistano, Agnaldo Grando, e o diretor de futebol do Paulistano, o ex-árbitro da FPF, Rodrigo Braghetto. Em pauta a volta do futebol do mamute tricolor de São Roque.
"
Nos reunimos a com representantes do Clube Atlético Paulistanos para discutirmos a volta do futebol de base e profissional deste importante clube são-roquense junto a Federação Paulista de Futebol", disse o prefeito Guto Issa.
Melhorias no Quintino Lima
|
Prefeito Beto Issa, diretor Simei Lamarca e diretoria do Paulistano de São Roque
|
Outro tema abordado foi, segundo Issa, um projeto de readequações para o Estádio Municipal de São Roque, Quintino de Lima. "Incentivar o esporte é incentivar a saúde da nossa população", disse Issa. Novas novidades poderão ocorrer no futuro sobre esse projeto, que visa fortalecer a base do tricolor e quem sabe no futuro até até a volta do profissional. O estádio tem capacidade para 3 mil pessoas, e para o Campeonato Paulista da Série B (quarta divisão), a Federação Paulista exige hoje 5 mil lugares.
Setenta anos
No dia 28 de novembro do ano passado o Paulistano completou 70 anos de vida. O clube foi fundado em 1950. Em sua rede social, a direção do clube falou da data: "São 70 anos de histórias, conquistas e realizações. Das glórias do passado as vitórias do presente. Sempre promovendo o esporte, lazer e o social. Patrimônio de São Roque,diz a nota, que segue:
"Nossos imensos agradecimentos a todas as pessoas que fizeram parte dessa história. Em virtude da pandemia não realizaremos comemorações, homenagens e festival esportivo, adiando para uma data oportuna. Nosso maior presente ao clube no momento e superar essa crise, manter o legado deixado pelos nossos antepassados e preparar um futuro promissor", disse a nota da diretoria do Mamute Tricolor da Vila Aguiar.
Homenagem a clube unodeca campeão paulista
O Clube Atlético Paulistano foi fundado em 28 de novembro de 1950 e o nome é uma numa homenagem ao homônimo da capital paulista - Club Athetic Paulistano, que dominou o futebol Paulista até 1930. Clube que foi unodeca campeão paulista (onze títulos estaduais): 1905, 1908, 1913, 1916, 1917, 1918, 1919, 1921, 1926, 1927e 1929 .
O mesmo Paulistano, que, após uma fusão em 25 de janeiro de 1930 com a Associação Athlética das Palmeiras, deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube. Paulistano por onde jogou aquele que é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol paulista e brasileiro, o "Tigre" Arthur Friedenreich, 554 gols e 561 jogos.
Profissional só em 1986
Mas o Paulistano de São Roque só se profissionalizou 36 anos depois em 1986. Jogou a Terceira Divisão Paulista em 1986, 1987, onde conseguiu o acesso para a Segunda Divisão, que jogou em 1998 (parceria com o São Paulo FC), e 1990, quando caiu. Voltou a jogar a terceira em 1993.
O Mamute jogou nos dois anos seguintes (1994 e 1995 e depois em 1998) a Bezinha, chamada de B1 (quarta divisão). O tricolor saoroquense só voltou ao profissional, três anos depois, jogando em 2001 e 2002 a B2 (quinta divisão paulista), parando aí de vez com o futebol profissional
Depois disso o clube tentou algumas parcerias para a categoria de base, em 2003, depois em 2008, com o Sindicato dos Funcionários da Universidade de São Paulo ; e voltou em 2016 reativando a base, jogando o sub-15 e sub-17 paulista, conquistando um título no 15 e um quarto lugar no 17.