CIC: Arquibancadas têm
nova etapa de revitalização
Conheça a história do CIC, sua inauguração, seu patrono, Walter Ribeiro e o período pré-CIC, com o Estádio Humberto Reale
|
CIC recebeu nova pintura (AI/PMS) |
Texto - Rivail Oliveira
Foi iniciada a nova etapa de revitalização nas arquibancadas do Estádio Municipal Jornalista Walter Ribeiro (CIC). A informação é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes). Segundo a Semes , a obra é em parceria com o Esporte Clube São Bento, torcedores voluntários e a iniciativa privada.
De acordo com a Secretaria, assim como a ala da arquibancada, que fica ao lado da Rua Porphyrio Loureiro e já foi concluída, pelos funcionários da Semes, a nova fase inclui pintar o lado oposto, bem como a “ferradura”. As melhorias continuam contando com a doação dos torcedores e das empresas. Para contribuir, é possível doar tintas nas cores azul e branca.
“A pintura trará novos ares à casa onde o São Bento participa da primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol Profissional. Todos poderão ver nosso estádio pela transmissão da TV. Com isso, o CIC passa a ser um cartão-postal da cidade”, salienta o secretário de Esportes e Lazer, Pedro de Souza.
Como ajudar
Outra maneira de contribuir é doando diretamente o valor da lata de tinta, que custa R$ 169 e mais uma opção de canal para contato é o da conhecida torcedora do clube, Rosa Ramalho, que disponibiliza seu número de celular: (15) 99785-4440.
História do CIC
|
Estádio de Sorocaba lotado: recorde foi 26 mil pessoas
|
O Estádio Municipal Jormalista Walter Ribeiro, CIC. localizado no bairro Jardim Santa Rosália, na Avenida Pereira da Silva, s/n, foi inaugurado em 14 de outubro de 1978 e atualmente tem capacidade para 12.525 torcedores.
Formado por quatro setores - arquibancandas superiores, arquibancadas inferiores, cadeiras e arquibancada ferradura,o CIC tem dois acessos: ruas Porhyrio Loureiro, Comendador Hélio Monzoni e Avenida Pereira da Silva. Uma das necessidades do CIC é ainda a abertura de um portão anexo para a torcida adversaria na área do antigo "barranco". A proposta, se espera que possa virar realidade num futuro próximo.
O estadio possui sistema de iluminação por quatro torres, totalizando 64 refletores e é considerado como um dos melhores estádios do interior do Estado de São Paulo pelas suas instalações, gramado, acomodações, localização e visibilidade nas arquibancadas. É a atual sede do Esporte Clube São Bento.
Inauguração
O CIC foi inaugurado no dia 14 de outubro de 1978, jogo do Paulistão daquele ano, e com vitória do São Paulo por 1 a0 contra o São Bento. O público na inauguração, embora a capacidade anunciada era de 19 mil pessoas, foi de 23.450 pessoas - dos quais 21.928 pagantes e 1.522 menores.
Antes do jogo ocorreram atividades celebrativas como paraquedistas que aterrissaram no gramado (eram, três, dois acertaram e um foi parar em um terreno próximo; houve ainda apresentação da Escola de Samba Centenário e a Banda Marcial do Sesi e a benção do então bispo diocesano de Sorocaba, Dom José Melhado Campos e bispo auxiliar, Amaury Castanho.
O primeiro do CIC foi de gol Edu Bala, aos 36 minutos do primeiro tempo. Apitou o primeiro jogo, Márcio Campos Salles. O São Bento - Ubirajara; Chirú, Arlindo Galvão, Arlindo Nilo e Batata; Fernando e Laerte (Carlinhos); Américo (Pitanga), Lance, Tuim e Gatãozinho. Técnico João Avelino. São Paulo - Waldir Peres; Getúlio, Estevam, Bezerra e Antenor; Tecão, Chicão e Armando (Müller); Zequinha, Milton Cruz (Valtinho) e Edu Bala. Técnico Rubens Minelli.
Segundo o pesquisador da história do clube, Gulherme Feliciano, em entrevista para o site Globo Esporte, o maior público teria sido logo em seguida, na segunda partida contra o Corinthians, em 1978, 26 mil pessoas
Jornalista Walter Ribeiro, dá nome ao estádio
O saudoso jornalista Walter Ribeiro, foi homenageado e dá nome ao Estádio do CIC (Centro de integração Comunitária). O ato administrativo neste sentido, foi assinado pelo ex-governador de São Paulo, Paulo Egydio Martins.
Walter Ribeiro foi vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Sorocaba , diretor da Associação Sorocabana de Imprensa, atuou na rádio Vanguarda no Jornal Diário de Sorocaba, e na Radio Cacique. Faleceu dia 24 de agosto de 1975 num acidente automobilístico.
Período Pré-CIC: Humberto Reale
|
Humberto Reale hoje: CT do Bentao (ECSB)
|
Antes da construção do Estádio Walter Ribeiro, inaugurado em 1978, o São Bento teve vários até 1924. Segundo historiadores, neste ano, uma comissão formada por dirigentes e apoiadores do clube buscou um terreno para a construção de um estádio definitivo. E foi achada uma área na antiga Rua dos Morros (atual rua Coronel Nogueira Padilha), que pertencia ao Coronel Quinzinho de Barros (que da nome ao zoológico municipal de Sorocaba). E a área foi então cedida ao clube
Com o apoio de torcedores e empresários, que cederam material de construção e trabalharam na obra, dia 1º de março de 1925 começou a construção do estádio, encerrada nove anos depois. A inauguração se deu em 25 de fevereiro de 1934, com o jogo com o Palestra Itália (atual Palmeiras), e o placar, 2 a 2 e primeiro gol de Dias.
|
Administrativo do CT Humberto Reale (ECSB) |
Em 1953, com a profissionalização, iniciou o projeto de ampliação, que começou na prática em 1960 projeto encabeçado por Santo Mantovani. Foi entregue a primeira iluminação 13 de dezembro de 1962, jogo com vitória do São Bento, 2 a 1 no Elvira, de Jacareí (Bazani e Cabral). E a segunda em 1963 com jogo com a Seleçao de Novos e vitória do Bentão por 2 a 1 (gols de Picolé).
Com o acesso para a elite do futebol paulista nova união da comunidade sorocabana para adequar o estádio, para o Paulistão de 1963, a partir de quando passou a se chamar Humberto Reale, em homenagem ao ex-presidente do clube, falecido em 1959. O recorde de público foi registrado em 4 de outubro de 1978, com o empate entre São Bento e Ponte Preta, 0 a 0, 12.143 pessoas