Imagens do esporte
antigo em rede social
Porém, projeto "Museu do Esporte", segue "engavetado" há muitos anos em Votorantim. A esperança é que ele possa sair do papel nesta gestão
|
Imagens do atletismo campeão de Votorantim (Sedesp) |
Texto - Rivail Oliveira A partir deste mês de março de 2021 a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Desporto, lançou o projeto “Esportes e atividades físicas transformam vidas”. O objetivo é homenagear atletas, treinadores, equipes técnicas e de apoio votorantinenses que fizeram a história do esporte da cidade.
A ideia do projeto também é de levar boas recordações e alegrias às pessoas nesse momento difícil de pandemia. Imagens que resgatam competições, treinamentos e preparação estão sendo postadas na página da Sedesp no Facebook.
Os visitantes são convidados a se manifestarem de várias formas, como identificar os que estão nas fotos, por onde andam e o que fazem atualmente. As imagens retratam o esporte do município desde a década de 90 em mais de 16 modalidades, e podem ser acessadas em facebook.com/Sedespotorantim.
Segundo a Secretaria (Sedesp)quem tiver fotos de atletas e eventos esportivos de Votorantim pode enviar para o email sedesp@votorantim.sp.gov.br. A Sedesp fará a postagem na mídia social.
Projeto do Museu do Esporte
Em 2019,o desportista votorantinense Jesse James dos Santos, 42 anos, filho do historiador da cidade , João dos Santos Júnior (in memorian), lançou a idéia e projeto do Museu do Esporte“Como tenho um acervo de fotos e objetos raros de várias |
Jessen James : sonho do Museu do Esporte (Gazeta de Votorantim |
modalidades do esporte, implantar um museu na cidade seria de extrema importância para que aquelas pessoas que foram importantes nunca sejam esquecidas pela sociedade”, disse na época em entrevista ao jornal local, Gazeta de Votorantim;
Segundo ele esse é um projeto que precisa se ser estudado, pois necessita de verba financeira e de outras ações que possam estruturar, de fato, a realização de um museu no município. “É um sonho que um dia quero realizar”, disse.
“Meu pai me deixou um acervo com mais de 14 mil fotografias, de 1900 a 1970. Quero reunir tudo isso e divulgar através de publicações em mídias sociais, jornais, tevê e em exposições que devem percorrer a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)”, disse na época James.
|
Saudoso João do Santos Jr projetou a criação do Museu do Esporte
|
Segundo declarou ao jornal na época, o filho do historiador, seu projeto, “Arquivo Esporte”, tinha o objetivo de ser um ponto de pesquisas e divulgação da memória esportiva de Votorantim e região. O projeto era voltado para a preservação de acervos esportivos, dentre eles o acervo do próprio João dos Santos Júnior; do Ângelo Rêmulo Romulo Lava, o Mickey, ex-jogador profissional de futebol nos anos 1940 e 50, pelos times do Clube Atlético Votorantim, Ituano e São Bento de Sorocaba; do ex-atleta do atletismo votorantinense Manoel da Silva, o Mané. “Tive a guarda destes acervos pelos próprios donos ainda em vida, acreditando que através de seu incansável trabalho e amor e dedicação ao projeto que meu pai deixou”, explicou James;
Seu pai, João dos Santos Junior é considerado uma das maiores referências da região quando o assunto é futebol. e preservou ao longo de 50 anos de sua vida boa parte da história esportiva de Votorantim, através de reportagens e em seu livro “História e Iconografia de uma cidade”, lançado em 2004. O historiador morreu sem realizar seu sonho de criar o "Museu do Esporte, em 2014 aos 71 anos. Mas Jesse ficou com um grande acervo de fotos, livros, reportagens e pesquisas.
Projeto "engavetado"
A ideia do "Museu do Esporte" já foi divulgada e passada para várias gestões do poder público de Votorantim. Inclusive em reportagens publicadas nos jornais da cidade, ente os quais Folha de Votorantim e a própria Gazeta. Mas até hoje, não sensibilizou os gestores votorantinenses. A esperança pe que na atual gestão, projeto "Museu do Esporte" de Votorantim, possa finalmente "desencalhar" e sair da papel, e virar realiadade. A memória do esporte de Votorantim e região agradecem.