Revelação da Copinha sai
do Grêmio para o Fortaleza
*Isaque jogou a Copa SP de 2017 pelo Bentnho; o meia já fez três jogos no Fortaleza; no Grêmio conquistou dois títulos gaúchos e jogou cinco partidas na Libertadores. Bentinho se estrutura para estadual, Copa Paulista e Copa SP
|
Revelado no SãoBento na Copa SP de 2017 , Isaque foi para o Grêmio e faturou dois títulos gaúchos (Lucas Uebel/GFPA ) |
Texto - Rivail Oliveira
Ele foi uma das revelações do time sub-20 do São Bento na Copa São Paulo Juniores de 2017. O meia Isaque, hoje com 23 anos, alça vôos mais distantes: Contratado pelo Grêmio, após a competição, o jogador ficou até o início de 2021 no "Imortal" e foi contratado pelo Fortaleza neste inicio de 2021.
O meia formou na base do Bentão de 2017, comandada pelo atual treinador do sub-20 do clube, Kike Andrade - há quase dez anos no clube. O time azul tinha essa formação: Matheus;Vinícius, Rafael, Pedro e Vinicius Pavani; João Paulo, Victor, Dodô e Isaque; Jackson e Matheus Ferreira (além de Alisson, Wellinton, Victor, Diego Pereira, Luis Gabriel e Thiago Olavio entre outros).
Naquela Copa São Paulo de 2017, no grupo de São Caetano do Sul, o São Bento estreou perdendo para o São Caetano, 4 a 2, gols de Isaque e Dodô, depois de sair na frente no primeiro tempo, 2 a 0. fez um bom jogo com o Flamengo-RJ, mas os cariocas venceram, 2 a 1 (gol de Luiz Gabriel); e venceu o Central de Caruaru-PE, 2 a 0 (Jackson e Luiz Gabriel).
São Bento foi bem em 2020
Lembrando que no ano passado (2020), o São Bento fez uma de suas melhores campanhas de sua história na Copa SP, chegando à segunda fase: 2x1 Portuguesa (Gustavo e Marcus Vinicius), 0x0 CSA, 2x0 Coritiba (Cristiano e Matheus Isaias); 2 a 0 no São Caetano na segunda fase (Marcus Vinicius e Breno), e derrota nas oitavas, 1 a0 para o Coritiba. Mesmo eliminado, o time deixou uma boa impressão.
A base de 2020: Bruno; Erick Ferreira (Guilherme) Gustavo Oliveira (Erick Ferreira), Robson, Renan (Marcus Vinicius); Lucas, Cristiano, Mateus Isaias e Jean Rosa; Matheus Falero e Andrey (Breno).
Do Bentão para o Grêmio
O meia Isaque, de Taboão da Serra, veio para a base do São Bento em 2016,. Jogou a Copa São Paulo, e foi contratado pelo Grêmio, onde foi campeão gaúcho da base em 2018 e no principal em 2020. Jogou ainda no "Grêmio B".
Nesse período de três anos, o meia ex-Bento fez 13 jogos jogos Campeonato Gaúcho, 23 no Campeonato Brasileiro, quatro pela Copa do Brasil, cinco pela Taça Libertardores de 2020 -
|
Isaque ao lado do presidente do Fortaleza, Marcelo Paz (Divulgação/FEC) |
2x0 Universida Catolica, 0x1 Inter, 1x1 América de Cali , 2x0 Guarani do Paraguai e em 2021, 2x1 no Ayacucho do Peru. Estreou 17 de janeiro de 2018 (1x1 São Luiz) e seu último jogo, em março de 2021(2x0 Esportivo-RS, pela Copa do Brasil ).No Fortaleza
Foi contratado então no inicio deste ano por empréstimo pelo Fortaleza, onde já fez três partidas. No Fortaleza Isaque fez dois jogos neste ano, ambos pelo Nordestão: estreou no 0 a 0 no clássico-rei, com o Ceará, no Castelão e jogou na derrota por 1 a 0 para o Santa Cruz. Neste meio de semana atuou na vitória tricolor por 1 a 0 contra o Ypiranga pela Copa do Brasil.
Bem avaliado no mercado
Segundo o site Transfermarkt (transfermarkt.com.br), o meia Isaque estaria avaliado hoje em 1,3 milhão de euros (Mais de R$ 8 milhões). Segundo o Regulamento de Transferência de Atletas da Fifa (Féderation Internationale de Football Association), artigo 21, por seu turno , que regulamenta o mecanismo de solidariedade, cabe 5% (cinco por cento) do valor de cada transferência internacional de um atleta, valor que deve ser reservado para indenizar os clubes que participaram da formação do atleta. Segundo a Fifa, a formação inicia-se aos 12 e termina aos 23 anos.
Se estruturando/Copa Paulista
|
Base do São Bento/KiGol |
Embora paralisada assim como todo o futebol paulista por conta da pandemia do Covid, 19. a base do São Bento, que tem parceria com a KiGol, vem se estruturando e se organizando fora de campo. Esse trabalho é feito pelo técnico Kike Andrade, ex-jogador do São Bento e que está há quase dez anos neste trabalho da base do clube. O São Bento aguarda definições de datas do estadual que deveria começar entre maio e junho, mas com a pandemia, segundo Andrade, não houve ainda uma definição oficial.
Outra possibilidade, adianta inclusive pela diretoria, presidida por Almir Laurindo, é que o sub-20, mesclado com alguns jogadores não aproveitados no principal, jogue a Copa Paulista deste ano. Todas essas situações seguem em compasso de espera.
Copa São Paulo
Havia uma possibilidade da realização da Copa Sao Paulo Juniores ocorrer em julho
|
Kike Andrade, treinador do sub-20 do SB (Divulgaçao)
|
deste ano, mas com o agravamento da pandemia do Covid-19, a competição dificilmente ocorrerá. No fim do ano passado, a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou o adiamento da competição. Em Na nota assinada pelo presidente Reinaldo Carneiro Bastos, a entidade informou que a decisão foi tomada depois de vários conversas com autoridades médicas do governo de estadual, prefeituras e clubes participantes. A Copa São Paulo de 2021 seria disputada em 24 dias, com 255 jogos, envolvendo 128 times e mais de 3,8 mil atletas de todos os estados do Brasil espalhados em 31 municípios paulistas. Desde 1969, quando a Copa São Paulo foi criada, o torneio não ocorreu apenas em 1987. Na ocasião, a transição da organização do campeonato, que estava passando da prefeitura para a FPF, inviabilizou a competição.
A FPF também teve o cuidado de preservar os sonhos da geração que não poderá disputar a Copinha em 2021. A forma encontrada foi permitir que, na próxima edição da competição, os atletas nascidos em 2001 pudessem disputar o torneio.
Campeonato Paulista sub-20
No mês de fevereiro deste ano (2021), a Federação Paulista de Futebol enviou uma circular aos clubes filiados, para o planejamento para a organização do Campeonato Paulista Sub-20 de 2021. O documento contava com as previsões de número de datas e também de possíveis custos para cada equipe.
Segundo o documento, todos clubes foram notificados, até os da Segunda Divisão (Bezinha), dando conta que o torneio poderia ser jogado em divisão única,igual a 2020. E nota previa que o sub-20 teria rodadas semanais, em 32 datas. E mais que cada clube, teria de contar com seu próprio médico e o credenciamento de atletas e profissionais, deveria ocorrer 24h antes de cada partida. Assim como que cada clube deveria pagar os custos das testagens do RT-PCR (por conta do Covid-19), em cumprimento aos protocolos, assim como arbitragem, credenciamento e operações do jogo. Com isso segundo matéria do site "o curioso do futebol", um time que chegasse à final do estadual sub-20 gastaria mais de R$ 370 mil.