Mazola faz sua estreia
comandando o Galo no Sul
 |
Mazola estreia no Ituano contra o São José (F: Miguel Schincariol/Ituano FC) |
O Ituano terá novidade no seu banco de reservas neste sábado (12), diante do SaoJosé-RS, às 15h no Estádio Passos D´Areia, na grande Porto Alegre-RS, na terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série C de 2021. Comanda o Galo pela primeira vez no ano o treinador Mazola, que assumiu a vaga deixada por Vinicius Bergantin, que saiu depois de duas derrotas, 1 a 0 para o Criciuma e 4 a 1 para o Novorizontino.
O Galo, aliás, não sabe o que é ganhar há quase um mês. A última vitória rubronegra foi dia 13 de maio pelo Torneio do Interior, 5 a 1 contra o Santo André, em Itu. De lá para cá foram três jogos: derrotas de 4 a 0 para o Novorizontino pelo Paulistão, no mesmo Torneio do Interior, e as duas derrotas no Brasileiro (1x0 para o Criciúma e 4x1 para o mesmo Novorizontino). Ou seja, um gol marcado e nove sofrido nestas três partidas anteriores.
Conhecendo o elenco
Na primeira semana o técnico Mazola Júnior pôde conhecer o elenco, assim como toda a estrutura do clube- os três campos do centro de treinamentos dentro do complexo esportivo do estádio Novelli Júnior. Além do amplo vestiário e condições de trabalho que não haviam há 11 anos quando ele trabalhou no clube. “É um prazer enorme voltar ao Ituano. Com certeza o Ituano está muito diferente, e para muito melhor daquela época na transição da gestão da Traffic para o Juninho e depois para o Paulo. Tem uma sequência muito positiva e importante. A estrutura é de Série A. O Ituano está muito bem servido em condições de trabalho para os profissionais que aqui estão”, lembrou. Mazola Júnior que trabalhou no Ituano entre junho de 2009 e abril de 2010: 43 jogos entre a Série D e Copa Paulista de 2009 e o Campeonato Paulista de 2010.
O treindor trabalhou com o elenco e com os 12 novos atletas que chegaram. Sendo 9 reforços e três que retornaram ao clube. “Eu conheço vários atletas deste elenco. Alguns de trabalhar no mesmo clube e outros de trabalhar como adversário. A impressão que eu tenho e as informações que tenho é de um grupo que trabalha bastante", analisou.
" Agora estas transformações que aconteceram no elenco, não foi só aqui no Ituano. Nesta Série C só o Novorizontino não mudou. Isto é normal que aconteça. Temos certeza que pelos profissionais que estão aqui, e até mesmo pelo Vinicius, o Ituano contratou dentro do possível, mas contratou jogadores que podem dar resultados positivos” disse.
Grupo equilbrado noBrasileiro
Mazola lembrou ainda da igualdade no grupo do Galo no Brasileiro: " Assim como a Série B deste ano será a mais difícil de todos os anos. A Série C principalmente no grupo 2, tem tudo para ser espetacular. A maioria dos clubes são de Série B, além do mini Paulistão que termos com 5 clubes de São Paulo. Mas não vamos esquecer que o Paraná é recordista de participações na Série B, temos os catarinenses Figueirense e Criciúma, além dos clubes gaúchos como Ypiranga e São José que estão há muito tempo na Série C", analisou.
Muito trabalho
O técnico ressaltou que terá muito que fazer: "Nós vamos ter que trabalhar bastante e prometer ao torcedor que jogo a jogo, ninguém vai correr mais que a gente. Temos muita esperança que vamos dar volta nestes resultados ruins de início e vamos fazer uma grande Série C”, finalizou
Guilherme Martins
O treinador terá reforços. O zagueiro Guilherme Martins, 22 anos, emprestado pela Caldense até o final da Série C é o quinto zagueiro
Terceiro estrangeiro
 |
Paraguaio Jimenez (F: IFC)
|
No sábado contra o Novorizontino no Novelli Júnior, na goleada por 4 a 1, o Galo estreou o terceiro atleta estrangeiro de sua história. Nascido em Assunção, capital do Paraguai, o meio-campo Jorge Jimenez começou em 2011 no San Telmo, clube centenário de Avellaneda, na grande Buenos Aires. Os outros dois estrangeiros que defenderam o Galo, foram o goleiro uruguaio Sossa e o meio campo paraguaio Ayala, reforços para o Paulista 1993. O Ituano tambén teve três técnicos uruguaios. Hugo de Leon em 1996, Pedro Rocha em 1999 e Sérgio Ramirez em 2011.
Jimenez jogouem 2017 no Nacional de Assunção e desde 2018 veio para o futebol brasileiro. Jogou no Náutico, Operário de Ponta Grossa e CRB de Maceió: “Sinceramente estou entrosado no Brasil. Minha esposa é brasileira, tenho filho brasileiro. Gosto muito do futebol brasileiro e estou muito entrosado. Gosto bastante e vamos seguir em frente” comentou Jorge Jimenez que tem 28 anos. O jogador falou de sua recepção em Itu: “Me senti muito bem. O grupo me acolheu muito. Ainda estão chegando jogadores, reforços que vão ajudar muito a gente. Estamos nos conhecendo e com o trabalho do professor, jogo a jogo nós vamos nos entrosar. Temos várias partidas pela frente e com trabalho forte vamos atingir nosso objetivo”, finalizou .
Tiago Marques: primeiro gol
 |
Tiago Marques (F: Ituano FC) |
O Ituano perdeu, e de goleada, 4 a 1 para o Novorizontino, mas o atacante Tiago Marques deixou sua marca logo na chegada como titular do ataque rubronegro
“Graças a Deus! Sempre importante quando você chega num clube como o Ituano, vestir a camisa e já marcar gol logo na estreia. Sou muito grato pela oportunidade que o Ituano está me dando de disputar mais uma Série C. Infelizmente perdemos este jogo, mas estou feliz em estrear marcando gol e vestir esta camisa. Agora é dar continuidade ao trabalho que se inicia. Tem muitos jogadores novos. Dar esta sequência para conseguir o entrosamento e também as vitórias. Fazendo outros gols também” comentou o atacante de 33 anos.
Campanhas
Ituano – 2 jogos, nenhum ponto, 2 derrotas, 1 gol pró e 5 gols contra
São José – 2 jogos, 1 ponto, 1 empate e 1 derrota; 0 gol pró e 1 gol contra
São José-RS x Ituano
Campeonato Brasileiro Série C 2021, 3ª rodada
Data: 12 de junho de 2021, 15h
Local:Estádio Passos D´Areia, Porto Alegre-RS
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ), assistentes: Diego Carvalho Silva (RJ) e Daniel de Oliveira Pereira (RJ)
São José: Fábio Rampi; Marcio Lima (Fabiano), Pablo, Bruno Jesus, Mardley, Marcelo, Claudio Maradona (Everton Bala), Lissandro, Bruno Mota, Crystopher (Luiz Eduardo), Alessandro Vinicius (Leilson). Técnico: Hélio Vieira
Ituano -Pegorari; Léo Duarte, Léo Santos, Matheus Mancini (Bernardo) e Mário Sérgio (Rhuan); Jimenez, Igor Henrique (Zé Vitor) e Branquinho (Luizinho); Kaio, Tiago Marques e Fernandinho (Kadu Barone). Técnico:Mazola
RESUMO
DA SÉRIE C
Jogos
realizados
Grupo B
1ª rodada – 29 de maio: Criciúma 1x0
Ituano (Criciúma – Dudu - Criciúma), Novorizontino 1x0 Figueirense (Novorizonte
– Felipe Neguinho - Novorizontino), 30 de maio - Botafogo 1x0 São José
(Ribeirão Preto – Neto - Botafogo), Ypiranga 2x0 Paraná (Erechim – Mikael e Revson
– Ypiranga)). 16 de junho, Oeste x Mirassol (Barueri)
2ª rodada – 5 de junho: Ituano 1x4
Novorizontino(Itu – Tiago Marques – Ituano, Douglas Baggio, Guilherme Queirós
2x e Leonardo contra – Novorizontino); Figueirense 1x0 Oeste (Florianópolis –
Bruno – Figueirense); Mirassol 1x2 Ypiranga (Mirassol - André contra – Mirassol, Mikael e Diego –
Ypiranga);Paraná 0x1 Botafogo (Curitiba – Neto Botafogo); 6 de junho – São José
0x0 Criciúma (Porto Alegre)
Próximos
jogos
3ª rodada
12 de junho
– Novorizontino x Oeste, 15h, Novorizonte; São José x Ituano, 15h, Porto
Alegre; Botafogo x Mirassol, 17h, Ribeirão Preto; 13 de junho – Criciúma x
Ypiranga – 11h, Criciúma; 16h , Paraná x Figueirense – Curitiba
Classificação
1º) Novorizontino, Ypiranga e Botafogo, 3 pontos; 4º) Criciúma, 4 pontos; 5º) Figueirense, 3 pontos; 6º) São José, 1
ponto; 7º) Mirassol, Oeste, Paraná e Ituano, 0 ponto