Posted by Portal Esportivo Sorocaba
TCR SOUTH AMERICA ENDURANCE
Pódio em Curitiba e
agora o foco é a Stock Car
 |
Jimenez e Monteiro no pódio no Paraná (📷Divulgação) |

O piloto de Piedade, Sérgio Jimenez, e Beto Monteiro colocaram o Hyundai Elantrana segunda colocação na prova de endurance, válida pela segunda etapa do recém-criado no Brasil, TCR South America, neste domingo (25), em Curitiba (PR), em dia de sol e calor e temperaturas atípicas para essa época do ano.
Sob o comando de Jimenez, a dupla da Scuderia CJ, ocupava a segunda colocação do grid, com o paulista largando muito bem recebendo a pressão do pole Esteban Guerrieri, ao apagar da luz vermelha os dois dividiram a reta porta com porta, com o argentino forçando a disputa. Para não colocar tudo a perder Jimenez saiu do traçado na primeira curva do circuito e tomou um drive trough. “Achei a punição bem injusta, eu freiei mais dentro e tomei um toque na porta. Aí para não causar um incidente ainda maior saí do traçado”, explicou o experiente piloto.
 |
Dupla terminou em terceiro em Curitiba |
Drive trough pago, Jimenez partiu para recuperação e já nas primeiras voltas ocupava a quinta colocação, entregando o carro para Beto Monteiro na terceira posição.
A equipe comandada por Carlos Chiarelli fez um ótimo pit stop, na parada obrigatória para a troca de pilotos e de pneus, recolocando Monteiro na disputa pelas primeiras posições. “Foi uma corrida muito legal! O que aconteceu com o Sérgio, infelizmente, foi coisa de corrida, mas estávamos competitivos a prova toda e isso fez com que conquistássemos esse pódio na segunda posição. Estou bem satisfeito”, destacou Monteiro. “Estar no pódio é sempre bom, mas o mais importante é que mostramos um grande trabalho na estreia do time na competição”, finalizou Jimenez. A próxima etapa da competição acontece no Velopark (RS), no dia 29 de agosto.Olho na Stock
Agora, o piloto de Piedade espera manter o bom momento com as cores da MX Piquet Sports pela Stock Car, categoria que realiza suas duas próximas etapas da temporada no circuito paranaense, nos dias 1º e 8 de agosto. Para se preparar para o desafio, Jimenez iniciou a semana com treinos intensos no simulador com o carro da Stock Car, mais potente e pesado do que o TCR.
“Assim como a MX Piquet Sports, nossa equipe no TCR é chefiada pelo Carlos Chiarelli, então tentamos aproveitar o último fim de semana para coletar o máximo possível de dados e informações sobre a pista que pudesse nos auxiliar nas provas da Stock Car”, frisou o piloto do Toyota Corolla #73, que leva as cores da Maxon Oil. “Na última prova, ficamos a seis milésimos de ficar entre os melhores da classificação, o que comprova a evolução da nossa equipe e da velocidade de nossos carros nesta temporada”, avalia.
A pista da região metropolitana da capital do Paraná é uma das mais tradicionais e seletivas de todo o calendário. Na longa reta, com 980m, os carros da Stock Car atingem velocidade máxima na casa de 240 km/h. “A entrada do miolo possui uma subida forte. Não parece ser muita coisa, mas é preciso acelerar o mais cedo possível”, destaca Jimenez. “Já o Pinheirinho, na sequência, é a curva de mais baixa velocidade da pista, em que é preciso cuidado para não perder tração. Ainda há as duas pernas do S de alta, as curvas mais desafiadoras do circuito”, ensina o piloto, em alusão às duas curvas que são contornadas acima de 180 km/h.
A programação da sexta etapa da Stock Car será condensada neste sábado (31) e domingo, quando ocorrem as duas corridas desta rodada. As provas terão transmissão ao vivo em TV aberta para todo o país pela Band, a partir das 13h.
Confira a programação completa e onde assistir:
Sábado (31) de julho:
10h10 - Treino livre
13h - Treino livre
15h30 - Classificação (YouTube e Facebook Stock Car)
Domingo (1º) de agosto:
13h - Prova (Band, SporTV3, Facebook e YouTube Stock Car, Facebook e TwitchTV AutoVideos)