GALO 92X78 VERA CRUZ
Primeiro passo rumo à final da LBF
 |
Ituano venceu o Vera Cruz em Campinas (📸 Thomaz Marostegan/Vera Cruz |
As meninas do Basquete Ituano deram o primeiro passo rumo às finais da Liga Nacional de Baquete, em uma abertura de semifinal de alto nível dos dois lados, abriu com a vitória a série contra o Vera Cruz Campinas. O rubro-negro teve uma das melhores exibições da temporada e fez 92 a 78 no ginásio da Ponte Preta, em Campinas.
A armadora Alana foi o principal destaque individual. Com 29 pontos, a jogadora teve seu recorde pessoal na temporada, em atuação que também registrou 6 rebotes, 5 assistências e 32 de eficiência,. Outra que também teve sua melhor performance de 2021 foi Maila. A ala/armadora do Vera Cruz Campinas anotou 21 pontos, com cinco bolas de três, 7 rebotes, 6 assistências e 30 de eficiência. Licinara teve 18 pontos e 8 rebotes, enquanto Tassia, bem marcada, fez 17 pontos. Pelo Galo, Patty teve 18 pontos e Érika anotou um duplo-duplo de 12 pontos e 14 rebotes.
A série viaja 60 quilômetros para Itu, onde as equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (7/8), às 19 horas, com transmissão ao vivo e online pela LBF LIVE. Nova vitória leva o galo para disputar a decisão inédita. O Vera Cruz Campinas precisa vencer para forçar o jogo três, no dia 9, às 19h30, também em Itu.
Vendramini fez história em Sorocaba
 |
Vendramini (1º E) ao lado de companheiros do Vera Cruz (📸 Divulgação) |
No banco do Vera Cruz Campinas está um treinador muito querido e campeonissimo na cidade de Sorocaba. O professor Antonio Carlos Vendramini fez história com o time da Minercal, depois Constecca Sedox e ganhou praticamente tudo que um treinador de clube pode sonhar. Com um trabalho rígido e de muita eficiência, além de vários paulistas, brasileiros ganhou Sul Americanos, e foi campeão mundial, no time que tinha a Rainha Hortência, Vanira, Branca, Ana Mota, Marta, Ana Regina, Simone, as americanas Charlotte Lewis, Debora Lee, entre muitas outras grandes jogadores. Tempos depois do fim da Minercal, Vendramini foi treinador da Seleção Brasileira.Vendramini é formado pela Escola de Educação Física de Assis ( 1.972 ) cursei, como aluno especial,na Unicamp, Pedagogia do Esporte ( Paes ) . Iniciou como técnico em Osvaldo Cruz, no Clube das Bandeiras ( masc. ) e Mathilde Zacharias em Presidente Prudente. Sua a primeira equipe feminina foi a Associação Prudentina de Esportes Atléticos ( APEA ), depois foi para o Coroados de Presidente Venceslau.
A partir de 1.987 iniciou na em Sorocaba na Minercal até 1.992. ( em Sorocaba, Arisco, Consteca, Leite Moça. Depois comandou o São Bernardo do Campo, em seguida Ourinhos, Marilia ( Unimar ) e Americana Unimed, Corinthians/Americana e agora o Vera Cruz Campinas.
Entre os títulos o treinador ganhou o Paulista Estadual 13 vezes, o Nacional 11 vezes,o Sul-americano 6 vezes e o Mundial de Clubes Campeões duas vezes. Na Seleção Brasileira faturou o Sul-americano e Vice na Copa América, classificando o Brasil para o Mundial em1.989-1.990
O jogo
 |
Ituanas vibram com vitória (📸 Juca Ferreira/Ituano |
As duas das quatro melhores equipes da temporada iniciaram o jogo no ginásio da Ponte em alta voltagem, com ótimos aproveitamentos de ambos os lados em uma primeira parcial empatada a 26 pontos. No segundo quarto, a defesa do galo começou a prevalecer, inibindo as ações ofensivas de Tassia e obrigando as campineiras a acionarem mais Licinara, no poste. Do outro lado, Patty, que havia zerado no período inicial, acertou duas bolas de fora e somou 10 pontos na parcial 23-16 que deixou o galo em vantagem para o intervalo (42×49).O terceiro período elevou ainda mais o ritmo de jogo, com os rivais selecionando bem os arremessos, chutando acima dos 50% de aproveitamento. Babi e Licinara puxavam o ataque da casa, enquanto o galo aproveitava sua rotação para distribuir bem a pontuação. 71 a 62 depois de 30 minutos. Disposto a fechar o jogo, o Ituano manteve a vantagem construída, que chegou a cair para seis pontos com Maila, de três, a quatro e quatorze do fim (75×81), mas que terminou em 14 pontos a favor do galo.
Fala Alana !
A jogadora do Ituano, Alana, falou da semifinal: “Começamos bem. Esse era o intuito, de virmos aqui e fazermos um grande jogo contra um time que joga muito bem há muito tempo. Sabíamos que precisávamos fazer o nosso melhor, tanto no ataque, quanto na defesa. Fico contente demais pelo prêmio, pela atuação individual, mas eu devo tudo isso às meninas do meu time, que confiam em mim e treinam comigo todos os dias.“, disse.
Próximo jogo e tabela
O segundo jogo é dia 7 de agosto, 19h em Ituano Ginásio Ditinho Xavier e se preciso um terceiro jogo, dia 9 também em Itu. Na outra semifinal, dia 31 de julho o Sampaio Basquete perdeu por 65 a 63 para o KTO/Blumenau no Ginásio Galegão, em Blumenau-SC. O jogo 2 pedia 8 de agosto, 14h no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís-MA, e se precisar o jogo 3 será dia 10 na capital maranhense.
(Informações - LNB)