Posted by Portal Esportivo Sorocaba
OLIMPIADAS 2021
Medalha de prata em Tóquio,
sorocabana Bia visita a cidade
 |
Bia recebida pelo prefeito Rodrigo Manga e sec. de esportes Pedro Souza (📷 Divulgação/PM Sorocaba) |
Uma das quatro atletas da Sorocaba ou que fizeram carreira na cidade, a jogadora Ana Beatriz Silva Correa, Bia, 29, e que faturou medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio no vôlei feminino, time comandado por José Roberto Guimarães, esteve visitando a Manchester Paulista nesta semana. Na oportunidade, a central foi recebida pelo prefeito Rodrigo Manga e pelo secretário de Esportes e Lazer (Semes), Pedro de Souza, acompanhada do seu pai, Ovídio Correa Júnior.
Prefeito e orgulho e exemplo para a cidade
O prefeito Rodrigo Manga falou da visita da medalhista. “Parabéns, Bia. Que honra recebermos você aqui, que é um motivo de orgulho para todos nós, sorocabanos”, declarou o prefeito. Bia foi homenageada pelas autoridades com um certificado.
Bia: agradecimento e pergunta no ar
 |
Reprodução |
Logo depois da conquista da prata, Bia agradeceu ao apoio e torcida de todos pela equipe brasileira em Tóquio. E deixou uma pergunta no ar: se estará em quadra nas próximas Olimpíadas, em 2024 em Paris, França. Disse ainda que tem uma longa temporada, time novo jogos internacionais em 2021.
" Medalhista olímpica ! Tóquio 2020.Você vai estar pra sempre em meu coração. Obrigada pela torcida de todos. Em Tóquio foi um sonho realizado. Nos vemos em Paris 2024 ?", perguntou a atleta que colocou um ponto de interrogação:
" Bia Em quadra.. Será? Continuem acompanhado tudo aqui no meu insta. (instagram). Ainda tem muito campeonato esse ano, time novo. Europa. Foguete não tem ré. A blogueira aqui tá só começando", disse Bia em tom descontraído.
Olimpíada em temos de pandemia
Em Sorocaba, Bia falou sobre a experiência vivida nas Olimpíadas de Tóquio com relação à pandemia da Covid-19, exigindo a realização de testes diários em todos os atletas, e também um pouco sobre a sua trajetória e conquistas de títulos, como o Grand Prix e o Campeonato Sul-Americano em 2017, também pela Seleção Brasileira. A atleta também contou que foi contratada pelo time italiano Savino Del Bene Scandiccie para jogar uma temporada, a partir de setembro deste ano.
Oito anos na seleção principal
 |
Seleção Brasileira, prata em Tóquio, - Bia, 11ª à D (📷Gaspar Nóbrega/COB) |
Nascida em Sorocaba, Bia começou no vôlei por influência de seus pais, que a inscreveram para uma escolinha da modalidade. A central já fez parte das seleções brasileira de base desde os 14 anos, tanto é que um de seus vários títulos nessa época foi no Campeonato Mundial infanto-juvenil de 2009.
Bia se profissionalizou no Osasco e foi um dos destaques da Superliga e o sul-americano de clubes e no foi bronze no mundial de clubes. Daí em diante nao parou mais Foi convocada pela primeira vez na seleção principal em 2013, aos 21 anos. Com isso já são oito anos de defendendo as cores verde-amarela principal, coroados agora com a prata em Tóquio.
Secretário: time de vôlei feminino de Sorocaba
“O nosso objetivo com essa visita é propagar o esporte em nossa cidade. Você é um espelho que pode motivar e incentivar as crianças na prática esportiva”, afirmou o secretário Pedro de Souza, que informou à atleta, nascida na cidade, que Sorocaba dispõe, agora, de uma nova equipe adulta feminina de vôlei, com o projeto Renasce Voleibol Sorocaba, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com o Sesi Sorocaba. “Os treinos já começaram no Sesi, sob o comando de Clóvis Granado.
Outros sorocabanos na Olimpíada
 |
Brenno, Bia, Abner e Priscila: Sorocaba na Olimpíada de Tóquio (📷Divulgação) |
Além de Bia, outros três sorocabanos ou atletas que tiveram base na cidade, estiveram em Tórquio. E faturaram mais duas medalhas para o Brasil. Abner Teixeira no boxe, peso pesado foi bronze. O goleiro Brenno, hoje no Grêmio, foi medalha de ouro no futebol, ao vencer a Espanha na final, na prorrogação. A quarta sorocabana, do BMX, Priscila Stevaux, em sua segunda Olimpíada, pegou uma bateria muito forte e acabou ficando em sexto lugar, portanto fora da sequência da modalidade.
Campanha do Brasil de Bia em Tóquio
Fase 1
Brasil 3x0 Coreia do Sul
Brasil 3x2 Republica Dominicana
Brasil 3x0 Japão
Brasil 3x1 Sérvia
Quartas
Brasil 3x1 Comitê Russo
Semifinais
Brasil 3x0 Coréia do Sul
Final
Brasil 0x3 Estados Unidos (25/21, 25/20 e 25/14)