Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Em boa fase, Galo volta à 2ª divisão
 |
Galo de Itu estreia na Série B em Chapecó 📷 Divulgação/Ituano
|

O O Ituano estreia no Campeonato Brasileiro da Série B neste sábado, 9 de abril, jogando 16h, fora de casa contra a Chapecoense na Arena Condá. Após 15 anos, é o retorno rubronegro campeão do interior em São Paulo em 2022, à competição. Neste período, disputou três edições da Série C e 5 edições da Série D. E em 6 temporadas ficou sem competição nacional. Neste retorno a Série B, conta com um profissional acostumado a competição. O técnico Mazola Júnior que conquistou no ano passado a Série C com o Ituano e vai emprestar os seus conhecimentos ao time e diretoria.
“Isso conta bastante. Disputei 10 anos seguidos a Série B. Só não disputei o ano passado por um bom motivo. É um campeonato nacional diferente dos demais. A Série B tem uma particularidade que nenhum outro tem. Vamos procurar transmitir todo o nosso conhecimento para a diretoria, elenco e torcedor do Ituano. Para que todas estas forças somadas possamos fazer um campeonato sem susto” recordou Mazola Júnior que comandou a Série B de 2011 a 2020.
Melhor campanha
A melhor colocação do Ituano em 4 participações na Série B foi em 2004 com a 6ª colocação. Em 2005e 2006 foi o 10º colocado. E em 2007 desceu para a Série C. Na década de experiência do técnico Mazola na Série B, ele aprendeu alguns pontos importante para fazer um campeonato sem sustos e com possibilidade de brigar por uma das 4 vagas para o acesso.
O treinador Mazola falou: “Elenco com a maioria dos atletas acostumados a disputar esta divisão. Quantidade de atletas é importante. Isto porque no Paulistão há um limite de 23 na inscrição e na Série B não podemos pensar assim. E o próprio time de jogo. A Série B é um campeonato de defesa. Nos últimos anos somente o Red Bull Bragantino e Fortaleza quebraram essa situação por causa do investimento que tiveram. Sabemos bem como se joga e as dificuldades da logística que a Série B tem e temos a total confiança que o Ituano fará um campeonato sem sustos” explicou Mazola .
Mazola x Kleina
O treinador terá dois reforços. O meio campo Dudu Vieira e o atacante Chrigor. O treinador falou da estreia em Santa Catarina contra a Chape de Gilson Kleina. “Conheço bem o técnico Gilson Kleina que assim como eu tem muita participação na Série B. Conheço bem o executivo foi para lá. O Helton Pacheco que trabalhou comigo muitos anos. Podem ter certeza que a Chape vem forte. Independente que o momento diretivo que estão a passar, contrataram muitos jogadores que disputam a competição. Sem dúvida é um dos sérios candidatos ao acesso", disse Mazola, que seguiu sua explicação:
" Pela tradição do clube, pelo treinador que tem e pelo executivo também. Mas o Ituano vai aproveitar este embalo deste Paulista. Talvez estejamos num nível de entrosamento e de treinamento melhor que o deles. Porque eles mudaram muito e normalmente precisa de um tempo para adaptação de todos no grupo. Vamos procurar manter o que está dando certo para estrearmos bem na Série B do Brasileiro” disse Mazola Júnior. O treinador tem 30 vitórias em 78 jogos no comando do Ituano. e esse será o primeiro confronto do Ituano contra a Chape.
Números do Galo
No estadual o Ituano fez 19 pontos, ficou em segundo n grupo C, liderado pelo Palmeiras, com 30 pontos e campeão do Paulista. Depois jogou o Troféu do Interior, e venceu o Botafogo na final por 3 a 0 no Santa Cruz totalizou em 2022 ate agora 15jogos com seis vitórias cinco empates e quatro derrota.
Chape
A Chape fechou a Série A do ano passado com apenas 15 pontos (uma vitória, 12 empates e 25 derrotas). A pior campanha de um clube desde a implantação do sistema de pontos corridos (2003). Além disso, não conseguiu ganhar um jogo sequer na Arena Condá. No estadual, a equipe teve uma participação discreta. Superou a fase de classificação, porém parou logo nas quartas de final diante do Concórdia. Fracassou também na Copa do Brasil. Foi eliminada logo no estágio inicial do torneio. Em 2022, realizou 14 partidas. Colheu cinco vitórias, três empates e seis derrotas.
Chapecoense x Ituano
Campeonato Brasileiro da Série B
1ª rodada - 9 de abril de 2022, 16
Local: Arena Condá, Chapecó-SP
Arbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE); assistentes:Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
Chapecoense: Igor Bohn; Ronei, Victor Becker, Léo e Fernando; Sousa, Marcelo Freitas e Rafael; Caio Rangel, Pablo Diogo e Perotti. écnico: Gilson Kleina
Ituano: Pegorari; Léo Santos, Rafael Pereira e Bernardo; Pacheco, Kaio, Lucas Siqueira e Roberto; Aylon, João Victor e Rafael Elias. Técnico: Mazola Júnior
Fonte: Ituano/Futebol Interior