Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Eliminado da Copa pela Croácia nos penais
Triste despedida do Brasil
 |
Brasil empatou no tempo normal e prorrogação mas perdeu nos penais para Croácia - Divulgação CBF |
João Batista Abelha
09/12/2022 - A Seleção Brasileira está fora da Copa do Qatar, após ser eliminada nesta sexta-feira, nos penais para a Croácia, depois de 0 a 0 no tempo normal e 1 a 1 na prorrogação. Sobre o jogo, a partida já começou dentro daquilo que a gente esperava: A Croácia com uma marcação muito forte, e o Brasil não conseguiu sair dela e tendo uma atuação muito fraca, não conseguindo se impor.
Veio o segundo tempo e a Seleção Brasileira melhorou. Principalmente com algumas alterações feitas pelo técnico Tite. Com isso o Brasil jogou pressionando mais o adversário e tentando fazer o resultado. Mas não entendi a troca do Vinícius Júnior pelo Rodrygo, porque o Vinicius vinha sendo vinha sendo um jogador de referência. Mas no segundo tempo o Brasil melhorou, se impôs, teve atitude diferente, mas não conseguiu fazer o gol.
Prorrogação
Veio a prorrogação e o Brasil fez o gol ainda no primeiro tempo, numa jogada que a gente cobrava durante o jogo. Um lance individual do Neymar onde ele provoca toda a jogada, vai para cima triangula, entra tocando e com maestria faz o gol. Um lance que a gente esperava do Neymar, porque sabemos a qualidade e o potencial que ele tem para definir.
No segundo tempo da prorrogação o Brasil cometeu um erro fatal. Tomou um contra-ataque com a defesa totalmente desarrumada desestruturada, e isso favoreceu ao gol de empate da Croácia. Aquele não era o momento do Brasil ter tomado um contra-ataque. Ao contrário, tinha que se posicionar porque prorrogação é uma bola só e uma jogada que define o jogo. E o Brasil errou na marcação.
Derrota nos penais
E nos pênaltis, a única coisa que devemos ressaltar e perguntar - embora saibamos que depois de tudo acontecido, é mais fácil falar -, é por que Neymar não ter começado as cobranças de penais, pois a gente sabe de todo potencial que ele tem. Um jogador que não resolveria tudo, mas naquele momento seria importante que ele pegasse a bola e fosse o primeiro jogador a cobrar o pênalti. Não aconteceu. E o Rodrigo foi infeliz e não converteu. Acredito que a Croácia, até pelo gol no final da prorrogação, psicologicamente entrou melhor nas cobranças de penais. Acredito que pênalti não é sorte, mas competência.
Lições da derrota
Infelizmente mais uma derrota para o futebol brasileiro. Ela veio e com ela toda a tristeza do torcedor brasileiro. Agora hora é de se avaliar reestruturar mais uma vez a Seleção Brasileira. Vimos grandes seleções cair no meio do caminho nessa Copa, como Espanha e Alemanha, mas a gente nunca esperava que o Brasil ficasse no meio do caminho. A Croácia, na minha opinião não é uma candidata ao título da Copa, assim como o Brasil seria. Sim, ela tira o favorito ao título, como aconteceu com a Alemanha com Espanha.
Um abraço a todos.
João Lopes Abelha
* Ex-atleta profissional: Ferroviária, São Bento, São Paulo, Flamengo, Inter de Limeira, Botafogo, Honda FC.
* Goleiro, treinador de goleiros , do Kashima Antlers e Seleção do Japão; auxiliar-técnico no Colo-Colo do Chile
* Coordenador técnico no Figueirense
*Treinador no São Bento, XV de Piracicaba, Remo, * Barretos, Amparo, Capivariano, Taubaté e Atlético Sorocaba.
*Atualmente é empresário e esportista em Sorocaba
.