56º Encontro do Clube da Máfia
acontecerá 16 de dezembro
 |
"Clube da Máfia": jogo organizado pelo Panathlon será 16 de dezembro Foto: Arquivo |
Redação - Esportivo Regional Twitter / Instagram / Facebook / Email
ER Sorocaba (13 /12) -Volta a acontecer no próximo dia 16 de dezembro o "Encontro do Clube da Máfia", esse ano na edição 56. O evento do Panathln, ganhou neste ano novos parceiros para reeditar os jogos de futebol que desde 2019 não acontecia. Segundo Pedro Roberto Pereira, O presidente do Panathlon Internacional Distrito Brasil, o tradicional evento que antes vinha precedido de jogos de várias modalidades, como: basquete, vôlei, futsal e finalizando com futebol, não ocorreu nos últimos dois anos, devido a muitos integrantes terem falecidos, outros envelheceram e não praticam mais o futebol, tornando os dois últimos encontros com apenas um almoço no Restaurante Zero Grau.
Souza, sereuniu com o Fernando Marques e Antonio Tabajara para buscar alternativas de voltar a ser um grande evento esportivo, unindo com o Panahtlon Club Sorocaba, que tem na presidência o Ademir de Barros, o Paraná e com Miguel Navarro, Claudio Albuquerque Andrade e Alemão Pitoli, responsáveis pelo FutSábado Raiz, que definiram a parceria para realização do evento em conjunto neste ano.
O local será Clube dos Previdenciários, que fica na Rua Tuffi Aidar, 122, Jardim Capitão, próximo ao Ceagesp Sorocaba. O convite já foram distribuídos com custo de R$ 70,00 e dará direito a participar dos jogos com inicio previsto às 08:30 horas e do almoço a partir das 12:00 horas, com muita musica, bebidas e o encontro de velhos amigos do Clube da Máfia, Centopéia, Panathlon e do Futsábado.
Homenagens
As homenagens tiveram início em 2014, e a escolha é feita através do Panathlon, juntamente com a Comissão Organizadora. E neste ano os escolhidos foram, Miguel Navarro Neto, Fernando Marques da Silva e Ademir de Barros, o Paraná. Até o momento os homenageados foram: 2014 - Trabuco; 2015 - Edson da Atuante; 2016 - Antônio Tabajara Dias; 2017 - José Antônio Matielo (Sétinho), 2018 - Benedito Esteves (Bê) e em 2019 – Benedicto Cicero Tortelli (Paulista).
O currículo dos homenageados de 2023;
Miguel Navarro Neto -fundador e atual presidente do FutSábado Raiz, foi campeão do Cruzeirinho, Citadino e Lisofus de Menores pelas equipes do Sesi/Sorofreios e ADPM/Macmaldonado; do Cruzeirão em 2007, na Categoria Principal pelo Gaviões da Fiel e em 2011 pelo Veterano do Vila Carvalho; jogou pela seleção de futsal de Sorocaba nos Jogos Regionais e foi campeão da Copa TV TEM 2006. Jogou futebol nas categorias de base do Ituano e do São Bento. Hoje além de atleta do Futvôlei é fomentador da Liga Sorocaba de Futvolei e o foi primeiro a trazer a etapa brasileira para Sorocaba.
Fernando Marques da Silva, natural de Buri, mas veio para Sorocaba criança, começou a praticar esporte no Sesi Mangal, foi campeão de futebol pelo juvenil do Humberto de Campos em 1969 e campeão amador de Sorocaba pelo Esporte Clube São Bento; bí campeão amador da Taça Cidade de Sorocaba pelo Gênova em 1973 e 1974, representou Salto de Pirapora, em 1968 e foi campeão amador do estado.
No futsal foi campeão municipal em 1968 pela equipe do SESI Sorocaba e pela seleção sorocabana no Torneio Piratininga, promovido pela Federação Paulista de Futsal, nos anos de 1974 e 75; pelo Esportivo Jundiaiense foi sete vezes campeão municipal e pelo Clube Junidiaiense foi campeão do estado; campeão do Cruzeirão em 1971 pela equipe do Pneuac, ganhando da Polícia Militar de 6 a 2, sendo o único atleta até hoje que fez 5 gols em uma final.
Além do Cruzeirão a equipe do Pneuac foi campeã da Lisofus, Copa Votorantim, Torneio Popular, Comerciários e Jogos Operários; Nos anos de 1971, 72 e 73, foi tri campeão Universitários nas modalidades de futsal, futebol, basquete e vôlei, representando o curso de Educação Física de Sorocaba. Nos últimos anos é um dos responsáveis pela organização do encontro do Cube da Máfia.
Ademir de Barros – Paraná; Formado em Educação Física, Administração de Empresas e Administração Esportiva. Atuou como profissional de futebol nos clubes, Esporte Clube São Bento (1960 a 1965, depois em 1978), São Paulo Futebol Clube (1966 a 1972), onde conquistou vários títulos, Tiradentes F. C. do Piauí, Operário do Mato Grosso, Colorado, hoje o Paraná Clube, Londrina Esporte Clube, Francana e Barra Bonita (1979).
Participou da Copa do Mundo de futebol promovida pela FIFA em 1966 na Inglaterra defendendo a seleção brasileira ao lado de Pelé. Coordenou as escolinhas de futebol da cidade de Sorocaba desde 1981 até aposentar em 2012. Coordenou o departamento amador (escolinhas) do Clube Atlético Sorocaba de 1993 a 1997. Funcionário Público como Técnico Desportivo da Prefeitura Municipal de Sorocaba, no Centro Esportivo André Matielo, nomeado em 1992. Colaborador do Projeto Esportivo do Lar Escola Monteiro Lobato na modalidade de futebol de 2003 a 2009. Presidente Executivo do Panathlon Club Sorocaba nas gestões de 2014/15, 2016/17 e 2022/2023, diretor do Panathlon Internacional Distrito Brasil desde 2016.
A Comissão Organizadora é formada pelos seguintes integrantes: Fernandão Marques da Silva, Pedro Roberto Pereira de Souza, Paraná, Miguel Navarro, Antonio Tabajara Dias e Claudio Albuquerque Andrade.