Mais de 200 pessoas,
evento foi destaque no SesiDezenas de crianças e jovens no evento da Lisoboxe no Sesi
Fotos: Divulgação
Rivail de Oliveira/Esportivo Regional
ER Sorocaba - 28/08/2024
Twitter / Instagram / Facebook / Email
Com a presença de 256 pessoas, o "Encontro Lisoboxe" foi destaque dia 25 de agosto, no Sesi Votorantim, e teve a realização Liga Sorocabana de Boxe, em parceria com o Sesi Votorantim e o Panathlon Club de Sorocaba/Votorantim. Entre os participants foram 79 participantes diretos, 19 da equipe de organização e um público de 158 pessoas. A programação iniciou com a pesagem oficial dos participaram das “Escolas de Combate”, e a abertura oficial, que contou com a execução do hino nacional teve a palavra do fundador da Liga, o gestor técnico do evento, Professor Vladimir Juliano de Godoi, e do representante do Panathlon Internacional e ex-secretário de esportes de Sorocaba, Pedro Roberto Souza.
“Foi mais um evento excelente e nossa organização foi muito mais ‘redonda’ do que da última vez, principalmente pela quantidade de alunos e familiares que atendemos, que foi muito superior ao evento passado. Então, eu como gestor e idealizador do projeto, estou muito feliz, contente demais com o trabalho da minha equipe, com o resultado desse trabalho junto às famílias, nossos alunos, crianças e adolescente. Hoje foi perceptível a alegria dos pais, familiares e dos alunos, logo, eu tenho certeza que no Encontro LISOBOXE, a gente está cada vez mais aperfeiçoando a equipe, nosso trabalho; e a cada dia que passa, essa e outras atividades ficam mais próximas dos seus objetivos, alcançando o máximo de pessoas", disse Vladimir. Ele parabenizou aosprofessores, instrutores e atletas da Liga, que fizeram as atividades acontecerem e aos apoiadores, Sesi, Prefeitura de Sorocaba, MKS, Adidas Combat Brasil, organização Contábil de Sorocaba; e à Câmara de Sorocaba.
Atividades - As atividades centrais reuniram as Escolas de Combate e o Circuito de Boxe com 79 participantes - 25 alunas e 54 alunos de oito núcleos da Lisoboce, cinco do projeto social “Boxe: Uma Luz para o Futuro” - C.E. Brigadeiro Tobias, C.E. Maria Eugênia, C.E. Dr. Pitico, CAT SESI Votorantim, Espaço Filadélfia Aparecidinha; e três academias parceiras: Ghimper Simus, Ghimper Itavuvu e Nous Dojo.
Segundo Vladimir, o projeto, “escola de combate” é uma prática similar a um “sparring”, porém com regras adaptadas, usando protetores bucais, luvas e capacetes mais acolchoados, para maior proteção dos alunos, com tempo dos rounds menor e as condições de lutas são distintas, somente golpes retos (jab e direto), atacar somente tronco, dentre outros. E atividade é praticada por duplas ‘casadas’, entre alunod do mesmo sexo, com peso e tempo de experiência semelhantes, para que os alunos testem de maneira justa e equilibrada, as habilidades e competências adquiridas nas aulas.
Foran 40 adolescentes e adultos participaram da sessão especial de Escolas de Combates e desempenharam belos combates nas categorias femininas e masculinas, com a atuação do experiente árbitro Liga, Fernando Costa Rodrigues. De acordo com Vladimir, esses duelos permitem que os alunos mais experientes e aspirantes a atletas vivam uma experiência única ao participarem de um exercício tático, que simula um combate real, ao mesmo tempo em que lidam com novos sentimentos, que não estão habituados, pelo fato da metodologia Liga não permitir qualquer tipo de “luvas / sparring” nas aulas cotidianas.
"Ao final de cada combate é anunciado um vencedor, indicado pelo juiz responsável, de acordo com os critérios de avaliação das regras oficiais do boxe olímpico, porém, todos os boxeadores recebem a medalha de mérito, visto que o objetivo do evento não é competitivo e sim cooperativo, ou seja, o Encontro visa a socialização dos alunos LISOBOXE, que fazem uma troca de experiências, contribuindo com o aperfeiçoamento tático e propiciando um momento único aos alunos, através de um evento simulado de competição", explicou
“Eu gostei muito do evento. E me senti nervosa só no começo, mas depois que participei foi de boa”, disse A aluna Katylin, de 12 Anos, vinda do C.E. Dr. Pitico. “Achei o evento muito bom, adorei a nova sala da Lisoboxe no Sesi, com todos os troféus, eu não sabia que tinham tantos assim. Também gostei do meu desempenho, porque fui melhor do que da última vez”, destacou Melissa Coutinho, de 14 Anos, aluna do C.E. Maria Eugênia. “Foi a terceira vez que participei e me saí melhor do que das últimas vezes", disse Guilherme De Souza, de 16 anos, aluno do C.E. Dr. Pitico
Circuito de Boxe - Durante o “Circuito de Boxe”, também realizado no dia, a prática é composta por 7 estações diferentes de exercícios específicos do boxe: escola de combate dirigida, manopla, saco de parede, escola de boxe, bobinho (jogo de luta), pega-luvas (jogos para velocidade de reação) e segue o mestre (jogo de agilidade), também com o objetivo de testar as habilidades e competências adquiridas nas aulas de Boxe, porém de uma forma mais técnica e não tática, logo é uma atividade ideal para o público infantil, iniciante ou àqueles que não se interessam pelo combate.
Um total de 39 alunos, predominantemente do público entre 6 a 11 anos, realizaram o circuito de Boxe e foram avaliados pelo Instrutor Vitor Melo, no qual recebiam uma nota pelo desempenho em cada estação e ao final, receberam uma pontuação calculada pela média das estações e àqueles que conquistaram uma boa pontuação, receberam a medalha ao mérito. Desta vez, alguns pais também entraram no clima e aceitaram o desafio de participar desta atividade, assim conheceram e testaram as habilidades da modalidade que seus filhos praticam.
“Eu gostei muito do evento, participei do circuito e foi cansativo para mim, mas valeu a pena, porque ganhei medalha e os pais participaram também, foi bem legal”, disse Laura Atadani, de 9 Anos, aluna do CAT Sesi Votorantim.
Calendário - Encontro LISOBOXE está atrelado ao calendário de eventos do Projeto Social “Boxe: Uma Luz para o Futuro”, mantido pela LISOBOXE, através do apoio e patrocínio do poder público, além de cidadãos e empresas comprometidas com a responsabilidade social e/ou beneficente. O Projeto tem o objetivo de contribuir com o crescimento e desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos em risco social, ensinando a cultura e fundamentos do boxe. Esse trabalho da Liga Sorocabana de Boxe & Artes Marciais também conta com o apoio/patrocínio da Prefeitura de Sorocaba através da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida – SEQUAV, do SESI-SP, Panathlon Internacional Brasil, Ghimper Academias, Organização Contábil Sorocaba, Adidas Combat Sport, MKS Combat e Centro Avançado de Ortopedia/Instituto do joelho de Sorocaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário