Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Equipe de Votorantim revelando talentos
Redaçao /Esportivo Regional
ER Sorocaba (07/08)
Twitter / Instagram / Facebook / Email
Com um trabalho de mais de três décadas em prol do muay thai legitimamente tailandês, o mestre Pako Oliveira vem revelando talentos e bons lutadores para o esporte. Uma das revelações foi o atleta Nilmar Santos de Carvalho Mello, 17 anos. "O mestre Pako dava aulas aqui perto do meu bairro, na época. E comecei a praticar e seguir o esporte através dele e hoje integro a equipe Pakothai",conta Nilmar,que já tem três lutas.
"São duas vitórias e uma derrota na estreia "Quando eu perdi essa primeira deu aquela pressão minha que eu precisava ganhar as outras. E a segunda foi muito melhor, melhorei minha pegada e na terceira luta já estava mais tranquilo e melhorando a cada luta a cada treino. Isso graças ao trabalho do mestre Pako no dia a dia", disse
Segundo Nilmar, o trabalho do muay thai é completa no academia, desde os atletas de ponta, de competição forte como com quem ainda criança está iniciando. "E um projeto acima e tudo social e esportivo e importante para a comunidade", explica. Segundo Nilmar o mestre Pako vem sendo fundamental neste trabalho com o esporte e o muay thai em Votorantim, Sorocaba e região. "Ele foi o pioneirona nossa cidade, e tem mais de 30 anos de trabalho. A maioria dos mestres daqui já foram seus alunos", destacou.
"Eu estou evoluindo a cada treino e vou seguir a carreira, pretendo fazer uma faculdade de Educação Física e ajudar ainda mais na ampliação e divulgação do muay thai na cidade",conta Nilmar, que é de Votorantim.
Luta a luta - O atleta explica que desde a primeira luta foi um desafio. "Na segunda, fui lutar nos 60 kg e tive que perder cinco quilos com uma dieta. Me fortaleci psicologicamente e mentalmente, venci a segunda luta e agora da terceira em diante é manter esse ritmo de trabalho e treinos forte"
História do esporte - Segundo os historiadores, o muay thai tem mais de 2000 anos de idade e sua origem se confunde com a história do povo tailandês, e começou na província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central, local onde os tailandeses migraram da China para a Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura.
Num processo onde foram constantemente hostilizados e sofreram com muitos ataques e como forma de se proteger foi criando um método de luta e autodefesa, que na época usava espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, entre outros. Mas para evitar que pessoas sofressem com graves ferimentos os tailandeses passaram a treinar os movimentos sem as armas — e aí se deu início ao que seria o muay thai atual.
Augusto Lelis
Um trabalho desenvolvido há mais de 30 anos em prol do crescimento do muay thai tailandês, a equipe Pako Thai vem revelando bons valores para o esporte em Votorantim, Sorocaba e região. Entre eles, está o jovem Augusto Lélis, com boas lutas e resultados na modalidade comandada pelo mestre Pako Oliveira. Lélis conta que começou a treinar muay thai tailandês em março de 2022 com Pako Oliveira. "Sou da cidade de Mairinque e mudei para Votorantim em 2020 e desde 2022 estamos evoluindo e crescendo neste trabalho com o mestre Pako no muay thai", destaca Lélis.
"Atualmente tenho oito lutas e pretendo me tornar um lutado profissional no futuro. Mas para isso tenho muito a aprender o mestre, que está sempre nos ensinando novas técnicas para utilizar nas lutas " disse o atleta. Lélis lembra que quando era criança começou no jiu-jitsu com oito anos de idade. "Depois quando conheci o trabalho do mestre Pako, mudei para o muay thai. Foi até fácil se adaptar porque são modalidades totalmente diferentes. Eu acredito que o principal desafio para um atleta é se superar cada vez mais. E precisa estar sempre buscando aprender", comenta o lutadorSegundo Augusto Lélis, que luta na categoria 76 quilos, o trabalho desenvolvido pelo mestre Pako Oliveira é muito importante: "È importante porque ele é o primeiro prayed ouro do Brasil e treinou boa parte dos treinadores de muay thai tailandês de Votorantim e região, e vem expandindo essa arte marcial, e ajudando as crianças com o projeto social muito amplo", finalizou.