Após duas eliminações em 2024,
Azulão começa a pensar
na próxima temporada
|
Bento terminou a Copa Paulista eliminado nas oitavas e agora pensa em 2025 - Foto: Neto Bonvino |
Redação/Esportivo Regional
ER Sorocaba - 02/09/2024
Twitter / Instagram / Facebook / Email
O São Bento encerrou no último sábado, 31 de agosto, a temporada de 2024 no futebol profissional. E com duas frustrações. O time de Sorocaba segue na Série A2 por mais um ano e ainda sem calendário nacional para 2025 - não joga um Brasileiro desde 2021, quando foi eliminado logo na primeira fase na Série D com 14 pontos em 14 jogos. O time de Sorocaba completa ainda no ano que vem dois anos seguido na segundona paulista depois do rebaixamento de 2023 quando caiu com 10 pontos em 12 jogos.
Na temporada de 2024, quando as esperanças foram renovadas, o time de Sorocaba foi eliminado nas quartas-de-finais da Série A2, embora fazendo até uma boa campanha em termos de números: nove vitórias, seis empates e duas derrotas, 33 pontos ganhos, 29 gols pró e 16 contra, eliminado nas quartas pelo Noroeste, 1 a 1 e 1 a 2.
Ainda nesta temporada (2024), O Bento fez uma campanha de médiana em termos de números na Copa Paulista. Foram dez jogos, duas vitórias, sete empates e uma derrota, 13 pontos ganhos, cinco gols pró e quatro contra. Na fase oitavas-de-finais foi eliminado pela Portuguesa nos penais, com duplo empate por 0 a 0 em Sorocaba e no Canindé.
Em toda a temporada o Bento fez 27 jogos, com 11 vitórias, 13 empates (uma das temporadas que mais empatou) e três derrotas, 46 pontos ganhos, 34 gols pró e 20 gols contra.
Sub-20 se destaca - Números à parte, enquanto a diretoria azul começa a pensar em planejamento para 2025 no principal - Na base o sub-20, comandado pelo técnico Kike Andrade, há mais de dez anos no clube, vem sendo o destaque do Bento em 2024, estando na terceira fase do estadual, disputando uma das vagas para a quarta fase com São Paulo, Desportivo Brasil e Referência
Como fica para 2025? - A principal duvida no clube de Sorocaba é hoje se o treinador Ademir Fesan, que comandou o Bento na Copa Paulista, seguirá seu trabalho. A direção, através do presidente Almir Laurindo, ainda não se manifestou oficialmente. Depois do jogo com a Portuguesa e a eliminação no sábado passado, Fesan comentou na coletiva para a imprensa em tom de tristeza, mas resiliência:
"Quando cheguei, disse que teríamos uma equipe competitiva, que honrasse a camisa do São Bento do início ao fim e isso foi feito. Honramos até o último segundo, disputando, brigando e isso não tem o que falar desses jogadores. Foi uma grande equipe que tinha condições de ser campeã, sim, mas é futebol. Um tem que ganhar, e vamos seguir, fica o aprendizado", disse Fesan.
O treinador lamentou pelo torcedor: "Lamentamos, principalmente pelo torcedor que veio aqui, o torcedor que ficou em Sorocaba também torceu. Lamentamos muito, sabemos que vocês querem as conquistas, mas vamos seguir, viver esse luto que faz parte e fica o aprendizado", disse Fesan.
Quem o Bento encara na A2 - Mas o futuro é logo ali. Duas questões devem ser definidas no clube até o fim do ano. A questão a efetivação ou não do São Bento em SAF - Sociedade Anônima do Futebol. A situação ainda está indefinida. E a segunda é o planejamento para a Série A2. Por sinal o torneio do acesso para a elite de 2026 deverá ser um dos mais difíceis dos últimos anos.
Disputam a Série A2 de 2025, além do São Bento, Capivariano, Ferroviária, Grêmio Prudente (que subiu da A3), Ituano (caiu do Paulistão), Juventus, Linense, Oeste, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Claro, Santo André (caiu do Paulistão), São José, Taubaté, Votuporanguense (subiu da A3) e XV de Piracicaba. Como se vê times muito tradicionais e outro estruturados, que virão para brigar pelo acesso no ano que vem.
Outras divisões - Para 2025 as outras divisoes do futebol paulista também já foram conhecidas: Paulistão -
Água Santa, Botafogo, Corinthians, Guarani, Inter de Limeira, Mirassol, Noroeste, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Santos, São Bernardo, São Paulo e Velo Clube.
A Série A3 - Bandeirante, Catanduva, Comercial, Deportivo Brasil, Francana, Itapirense, Lemense, Marília, Monte Azul, Red Bull Bragantino II, Rio Branco, Rio Preto, EC São Bernardo, Sertãozinho, União São João e União Suzano. E a Série A4 - Barretos, Colorado de Caieiras, Jabaquara, Joseense, Matonense, Nacional, Osasco Audax, Paulista, Penapolense, SKA Brasil, São Caetano, São Carlense, União Barbarense Taquaritinga e Vocem e XV de Jaú.