Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Regina faturar bi estadual da modalidade
|
Regina (ao centro), bicampeã estadual de xadrez do Jomi Fotos: Edson Sousa |
Rivail Oliveira/Esportivo Regional
ER Sorocaba (16/08/2024)
Twitter / Instagram / Facebook / Email
Tem enxadrista faturando título por Sorocaba. Nesta semana, a mestre do xadrez sorocabano e regional, Regina Bonfim, do Xadrez Clube de Sorocaba (XCS), conquistou o título estadual dos Jomi - Jogos da Melhor Idade. Criado pela Secretaria Estadual de Esportes para promover a saúde e o bem-estar de pessoas a partir dos 60 anos, o JOMI é uma competição que celebra a vitalidade na terceira idade.
A enxadrista é a atual bicampeã estadual, 2023 e 224 da sua modalidade. No xadrez regional e estadual, Regina se tornou uma figura icônica, ao se tornar uma atleta invicta nesta edição do Jomi, participando pela segunda vez representante de Sorocaba é uma das favoritas para levantar a taça de campeã estadual.
"É um orgulho poder representar Sorocaba e levar para a cidade e região e o estado o melhor do xadrez", diz Regina que já defendeu a seleção brasileira em Jogos Panamericanos e Sul Americanos. Regina Bonfim segue sendo a rainha, não só do xadrez, mas de um legado de determinação, inteligência e amor pela modalidade. Em Sorocaba, ela é mais que uma campeã: é um exemplo vivo de que a melhor idade é, na verdade, a idade em que se vive o melhor da vida. Invicta na competição, Regina é considerada um ícone da modalidade, atleta combina paixão pelo xadrez com um legado de dedicação e ensino
Inicio - Regina começou a jogar xadrez ainda criança, quando estava no colégio. Aos 12 anos, a enxadrista ganhou o seu primeiro tabuleiro e de lá pra cá, nunca mais parou. ”Quando eu conheci o xadrez me apaixonei imediatamente. No começo eu jogava com meus pais e os meus irmãos, mas aos 19 anos entrei no Clube Sorocaba, onde tive aula com grandes mestres”,lembra a enxadrista.
No decorrer de sua carreira, além de aperfeiçoar sua já apurada técnica , se dedicou a ensinar o jogo às novas gerações, dando aula para crianças, jovens e adultos interessados no xadrez “No xadrez, existem muitas possibilidades e a cada dia é possível aprender e ensinar mais. Antigamente, eu chegava a treinar e estudar 8 horas por dia”, conta. Sua paixão pela modalidade se transformou em uma missão de vida: mostrar que o jogo é uma ferramenta poderosa para manter a mente ativa", finalizou.
Aulas da xadrez e dama - Neste sábado, 17 de agosto, o Xadrez Clube de Sorocaba está aberto para aulas da modalidade dama na rua Santa Clara, 106, centro de Sorocaba. O Xadrez Clube de Sorocaba realizou dia 10 de agosto a terceira etapa do Circuito Sorocabano de 2024, com dezenas de participantes nas categorias: absoluto, feminino, sênior, sub-12, 16 e 19, sub1800 e iniciante.
Laranjeiras - Também ocorreu um torneio de xadrez em Sorocaba no Laranjeiras, com pódio do Xadrez Clube Sorocaba, no "Céu das Artes", e arbitragem de Diego Anthony. Os participantes e destaques: juvenil - Henrique Brandl, Lucas Picolli, Artur Vallota, Brendon Nunes, Samuel Rodrigues, Gabriel Siqueira e João Pedro; absoluto: Regina Bonfim (bicampeã), Tales Daniel, Arnaldo Reis, Rodrigo e Rafael Felipe.