Pages - Menu

15/08/2024

Renasce Sorocaba /Campeonato Paulista 2024

VOLEIBOL DE SOROCABA NA  ELITE


Renasce estreia no estadual

nesta sexta-feira conta o Barueri

Renasce Sorocaba estreia contra o Barueri nesta sexta pelo Paulista principal
Fotos:  Felipe Valentim Custódio




Rivail Oliveira/Esportivo Regional
ER Sorocaba  (14/08/2024)
Twitter / Instagram / Facebook / Email

 O time de voleibol feminino principal do Renasce Sorocaba faz sua estreia no  Campeonato Paulista da Divisão Especial de 2024  nesta sexta-feira,16 de agosto,  às 19 horas, contra o Epson,  na cidade de Barueri. 

 Será o segundo ano de Sorocaba. O time voltou em 2023  depois de mais de uma várias décadas  ao primeiro estágio  do voleibol do país. A última equipe que tinha disputado as primeiras divisões foi o Leites Nestle de 1993 a 1999.  A cidade teve ainda na segunda metade da década de 80 a equipe da Lufkin  (Ver matéria abaixo).


Amistoso contra o Osasco
Preparação - Na fase de preparação o Renasce fez um amistoso nesta terça-feira (13),  contra o  forte time do Osasco, outra equipe da elite do vôlei paulista, no ginásio de esportes do Sesi de Indaiatuba.  E o Osasco, atual campeão paulista, venceu por 3 sets a 1.

E dia 7 de agosto, teve um, como adversário a Hope,  equipe  universitária de  Michigan, Estados Unidos. Foram dois jogos. O primeiro com as jogadoras sub-21 e que terminou em 3 sets a 0 para a equipe de Sorocaba. Parciais 25x09, 25x20  e 25x12.

"Valeu como testes. Primeiro jogo com adversário de nível gigante e experiente. E temos uns dias para nos preparar, olhando o que foi feito, para a estreia", comentou o técnico Clóvis Granado. Sorocaba vai estrear contra o time do técnico José Roberto Guimarães, da Seleção Brasileira.

A 1ª rodada do Estadual ainda terá os jogos Sesi Bauru x São Caetano (18h) e Pinheiros x Louveira (20h). Osasco Folga na rodada.  
A primeira partida do Renasce em Sorocaba está marcada para dia 23 de agosto (sexta-feira), às 19h, contra o Sesi Bauru.

Clovis Granado, treinador
Projeto lançado em 2021 - A volta do voleibol de Sorocaba na sua categoria principal foi iniciado em 2021. Segundo contou na época com exclusividade ao Portal Esportivo, o atual coordenador Douglas Santa Anna, o projeto teve o apoio inicialmente da Secretária de Esportes de Sorocaba, e do Sesi.


 
"A idéia inicial é começar com uma equipe juvenil, para a disputa do Campeonato Paulista e da Superliga "C" em 2022. Para 2021 a intenção é a disputa da Liga de Voleibol de Sorocaba e Região e Jogos Regionais ", disse na época Douglas em inciativa que teve a parceria do vencedor treinador Clóvis Granado, com vasta experiência no voleibol nacional e passagem pelo exterior.


E assim foi feito. contando com patrocinadores, e respaldo do Sesi e Prefeitura,  o time jogou e vem jogando, o Paulista de base, Regionais, Abertos, torneios nacionais e  jogou a divisão de acesso do estadual e no ano passado conseguindo o acesso para a elite do voleibol paulista, onde estreia nesta sexta-feira contra o Epson Barueri.

Renasce: voleibol de Sorocaba 30 anos depois na elite paulista


Elenco do Renasce em  2024 -  O plantel principal do Renasce Sorocaba foi apresentado dia 4 de ulho no Teatro “Armando Pannunzio” do Sesi junto com sua comissão técnica do Renasce para a competição. O mesmo evento, chamado “Noite do Vôlei Sorocabano” personalidades importantes da história do vôlei sorocabana foram homenageadas. 


Entre as atletas, três já estavam na equipe sorocabana na temporada passada. A maioria estreia jogando pelo Renasce. São elas: Laura Sertic (levantadora, 2ª temporada no Renasce), Maria Luiza (oposta, nova contratação), Audren (líbero, 2ª temporada), Gabi Furlanetto (central, 3ª temporada), Jana Bertan (ponta, nova contratação), Flávia (ponta, nova contratação), Camilly (ponta, nova contratação) e Isabela (ponta, nova contratação).



A média de idade do grupo é de 25 anos e de altura, 1,82 metro.  A comissão técnica, além do treinador Clóvis Granado, conta com os auxiliares Juliana Matos,  e Lucas Fogaça; o preparador físico  Felipe Nascimento,, o médico Carlos Gustavo Moreira, o nutrólogo Fábio Pizzini e o psicólogo Paulo de Campos, equipe que tem como supervisor geral, Douglas Santa Anna.



Zé Roberto, idealizador do
projeto do Epson Barueri
 - Foto: Barueri
Barueri - Além do técnico da seleçao e gestor, além de Idealizador do projeto do Barueri,  José Roberto Guimarães, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, é gestor do projeto do  Epson Barueri, que  conta com as líberos Ana Bento e Letícia, a levantadoras Ana Cristian e Lyara, a ponteira Sabrina Groth, Aline Segato, Luiza Vicente; renovou com as opostas Jheovana, Gabi Carneiro; trouxe ainda as centrais Milena, Lanna, Luiza Nezzo.


O treinador do Epson é o  Wagão Fernandes, ex- jogador do Banespa e da Pirelli nas posições de ponteiro e central;  Serviu na seleção brasileira na época dos técnicos Bebeto de Freitas e José Carlos Brunoro e faz  parte do projeto BVC desde o seu início sendo o “braço direito” do José Roberto .



A tabela do Renasce Sorocaba no Paulista Principal


16 de agosto - Renasce Sorocaba x Barueri - Barueri, 19h

23 de agosto - Renasce Sorocaba x Sesi Bauru - Sorocaba, 19h

30 de agosto - Renasce Sorocaba x Pinheiros, Pinheiros, São Paulo, 20h

6 de setembro - Renasce Sorocaba x Osascco - Sorocaba, 19h

13 de setembro - Renasce Sorocaba x Louveira, Louveira, 19h30, 

20 de setembro - Renasce Sorocaba x São Caetano  - Sorocaba, 19h30


BASE

Revés em do juvenil, Barueri, 3 a 1 

Base do Renasce 
A equipe Sub-21 do Renasce Vôlei Sorocaba jogou nesta quarta-feira (14), pelo Campeonato Paulista da categoria. O jogo, realizado no ginásio Sportville, em Barueri, terminou em 3 sets a 1 para o time da casa. As parciais foram 25x18, 25x20, 22x25 e 25x19.

 
Barueri utilizou a central Luzia Nezzo, de 1,99 metro, que estava no grupo da seleção brasileira que disputou a Olimpíada. 

A próxima partida da equipe sub-21 será dia 21 de  agosto, às 20h, contra o Pinheiros, no ginásio do clube das Capital Paulista. 
 Apoiam o projeto Renasce Vôlei Sorocaba, que busca fazer a cidade de Sorocaba voltar a ter um representante de alto nível no cenário do vôlei feminino brasileiro, como ocorreu na década de 1990: Sesi, Unimed Sorocaba, Escola Portal Bilíngue, City +, Sola Açougue, Prefeitura de Sorocaba, CT Nakagawa, Centro Avançado de Ortopedia, Aurora EADI, Cabelereiro Marcos Albuquerque e Ades Projetos.


PASSADO DE CONQUISTAS


Sorocaba contou com o
 time de voleibol feminino da Lufkin,que  esteve em quadra na segunda metade da década de 80.  ganhou vários titulos e chegou forte em vários campeonatos. Foi campeão do então Campeonato Brasileiro de Voleibol de 1987,  vencendo a Supergasbrás na final. Em 1988 foi quinto no Brasileiro, ano que chegaram à final,  Bradesco, campeã, e Supergasbrás, vice; foi vice no  Brasileiro da temporada 1988/1989, nas finais com a Sadia.

Lufkin Sorocaba, década de 80



Uma das equipes base da Lufkin:  Irma Conrado, Mônica Caetano; Raquel Centeno; Silvana Kuhl; Claudia Trabulsi; Adriana Mascarenhas; Elianayde dos Santos ; Maria Cristina de Souza; Irena Figerova Hunka; Sílvia Montanarini; Cintia Filpo; Joercy ; Claudinha Cruz. Treinador: Paulo Russo .

A cidade ainda recebeu a partir de 1993 o time do Leite Moça/Leites Nestlé que depois de muitos títulos, foi extinto anos mais tarde. 


Leites Nestle/Sorocaba, década de 90



Entre as conquistas desta equipe estiveram: Campeonato Mundial de Clubes - Campeão em 1994; Campeonato Sul-Americano de Clubes - Bicampeonato  em  1997 e 1998; uperliga Brasileira A - Tricampeonato nas temporadas: 1994/95, 1995/96 e 1996/97; Campeonato Paulista - Tricampeonato nos anos: 1993, 1995 e 1998; Copa Sul- Tricampeonato nos anos: 1996 (Sorocaba), 1997 (Valinhos) e 1998 (Brusque). 

A base deste grande time tinha: Ana Moses, Ana Paula,  Cilene, Simone Storn, Fernanda Venturini, Josiane, Miriam, Ida Filó, Karin, Paula Pequeno,  Virna, Leila, Ricarda e as americanas Kim Oden, Danielle Scott e Tara Cross-Battle,  entre outras. Treinador: Sergio Negrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário