Atleta de Votorantim destaque
em competição internacional
Andressa Cruz com mestre Paco Oliveira e gran master Narong Wongsoonthon Fotos: Divulgação |
O muay thai da região continua se destacando. E formando nomes de destaques. Entre eles está a atleta Andressa Machado da Cruz, de Votorantim, da equipe Paco Thai. Na última competição, na Tailândia, Cruz venceu combate no mundial na categoria 52 quilos, ficando com o cinturão da categoria. Há sete anos no esporte, ela já participou de dois 2 mundiais na Tailândia. E há quatro anos realiza treinos, se aperfeiçoando, treinando e se graduando no esporte no berço do muay thai - a Tailândia.
A atleta, 35 anos ainda passou pela graduação máxima e foi condecorada pelo gran master Narong Wongsoonthon. Já de volta ao Brasil, Cruz destacou o envolvimento das mulheres com o esporte e principalmente com o muay thai tem crescido significativamente nos últimos anos, desafiando preconceitos e barreiras de gênero no esporte. Tradicionalmente dominado por homens, o muay thai, que segundo Cruz vem atraindo atrai cada vez mais mulheres interessadas na prática dessa modalidade.
Andressa Cruz com Mestre Paco Fotos: Divulgação |
"Isso tanto pelos benefícios físicos quanto nos aspectos de autodefesa, disciplina e empoderamento que a arte marcial proporciona. A prática do muay thai ajuda ainda a desenvolver força, resistência e flexibilidade, além de melhorar a confiança e a autoestima", explica Andressa Cruz.
Segundo a atleta, que segue treinando forte para novos desafios, muitas mulheres veem o esporte como uma forma de se empoderar, superar desafios e quebrar estereótipos sociais. "O ambiente nas academias de muay thai tem se tornado mais inclusivo, com treinadores e praticantes incentivando a participação feminina e promovendo a igualdade dentro do esporte", conta a atleta.
Nível internacional - Andressa Cruz também lembra que em competições, o número de atletas femininas também tem aumentado, e muitas lutadoras estão conquistando destaque em torneios internacionais: "Isso mostra que as mulheres podem competir em alto nível e ter grande sucesso no Muaythai", destacou.
Fontes de inspiração - A atleta tem como inspiração de lutadoras como Stamp Fairtex, Supergirl, Phetjeeja e Allycia Rodrigues. "Pela determinação e confiança que elas passam para todas as outras mulheres, essa evolução reflete uma mudança positiva na forma como o esporte é percebido e na maneira como as mulheres estão reivindicando seu espaço em modalidades que antes eram vistas como masculinas", ressaltou a atleta da equipe Paco Thai, comandada pelo mestre Paco Oliveira, há mais de 30 anos no esporte em Votorantim, Sorocaba e região.
Mudança de vida - Andressa conta que a prática do muay thai representou uma mudança de sua vida: Já treino há sete anos e participei de vários mundiais. "O muay thai para mim não é apenas uma ferramenta de autodefesa, mas também um meio de transformação pessoal, social e cultural", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário