O Panathlon Internacional Distrito Brasil através dos clubes de Sorocaba e Votorantim, realiza neste sábado, 24 de agosto, no Clube de Campo de Sorocaba o “25º Encontro Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube / Panathlon e o Clube de Campo de Sorocaba”, com duas partidas de futebol nas categorias veterano e superveterano e homenagens para seis personalidades do esporte profissional, amador e recreativo.
A Comissão Organizadora formada pelo panathletas Pedro Roberto Pereira de Souza, Carlos Alberto Domingues e Isaias Oliveira, escolheram para este evento os seguintes homenageados: Eder Rogério Palmeira, Mauro Morato do Amaral, Oscar Fonseca Vieira, Marcelo Roberto Macedo, Pedro Luiz de Freitas Banietti e Luis Augusto Barbieri, que serão homenageados no intervalo entre os jogos, por volta das 10:30 horas.
A novidade deste ano é a denominação dos troféus a uma personalidade do Estrada de Ferro, nesta primeira edição a denominação vai ser “Troféu Esquerdinha”, o Pedro Banietti, um dos idealizadores e organizador deste evento até o ano de 2019.
Foram convocados do Estrada de Ferro / Panathlon são: Pedro Souza, Calotta, Bira, Fernandão, Reinaldo, Douglas, Zé Geraldo, Edmilson Aranha, Pedro Albertte, Reinaldo, Gilberto, Zé Paixão, Westerdan, Francarlos, Vermelho, Claudião, Leandro, Eder, Cascão, Vanclei, Jefferson, Becar, Elias, Douglas, Claudio de Jesus, Lauri, Edmilson, além dos acompanhantes; Nelo, Samuel, Esquerdinha, Miguel Pefú, Mário Pigmeu, Bertoli,
No ano passado houve duas partidas de futebol nas categorias, no super veterano houve empate em 1 a 1 e no veterano a equipe do Estrada de Ferro/Panathlon venceu pelo placar de 4 a 0. Após os dois jogos será servido um churrasco por adesão para os participantes do evento.
Eder Rogério Palmeira - Posição: Meia esquerda e lateral esquerdo. Nascido Itapetininga, 48 anos. De 92 a 95 jogou na base Guarani de Campinas, foi campeão da Taça São Paulo e Aspirante. Foi três vezes vice campeão estadual juvenil e uma Juniores. Jogou no Atlético Sorocaba (1996 a 2001) quando subiu para A2; depois jogou no América RJ (2001); no Ovarense Portugal Série B (2002 a 2005); S.C Esmoriz Portugal série C (2006 a 2010); Em portugal, Média de 30 jogos, Dezenas de assistência e 08 gols por temporada, Incluindo taça de Portugal jogando contra os grandes. Atualmente é Profissional de Educação Física e trabalha com Projeto Social no antigo Derac, desde 2010.
Pedro Luiz de Freitas Banietti – filho do Esquerdinha, 57 anos, Iniciou nos esportes na ACM e SESI de Sorocaba, participando de diversas modalidades como futsal, volei, basquete, natação e judô. No futebol de campo atuou na várzea de Sorocaba em times como o Avenida, Monte Negro, Barcelona, Paulistano e Vila Carvalho, obtendo títulos de campeão em todos, nas categorias adulto e veterano.
Também foi campeão em Votorantim pelo Floresta. Teve uma discreta e rápida participação no futebol profissional do São Bento em 1990. Jogou em diversos times de Sorocaba no futsal, de onde se destacam o Guarany de Sorocaba e o Clube de Campo de Sorocaba, erguendo taças municipais e em cidades da região como Porto Feliz, Salto de Pirapora, Pilar do Sul, entre outras, nas diversas categorias até o 50ão, em especial 4 torneios do Cruzeirão. Atualmente joga recreativamente no Coruja Amigos e Futebol e Clube de Campo de Sorocaba.
Marcelo Roberto Macedo, Sócio do Clube de Campo desde 2007, Jogou em São Paulo no Desafio ao Galo em três edições, foi destaque na Copa Michele, onde jogavam Dener, Viola e Paulo Sergio pela equipe do Lapeano. Jogou varzeanos em São Paulo, Jundiaí, Caieiras e Cajamar. Mudou para Sorocaba em 2007, jogou no varzeano pelas equipes do São Judas (2007), Avenida (2008), Paulistano 2010 a 2014) Sendo campeão Veteranos 2010 e 2012 Vice Campeão 2013 e 2014, Nova Esperança 2016 Vice campeão de Veteranos Sorocaba, Cinco vezes Campeão de Quarentão em Votorantim com a Equipe do Los Fuegos e Fluminense e Paulista, Campeão de 50 tão 3 vezes em Sorocaba Paulistano , Fluminense SR São Bento. Duas vezes Campeão 50tao em Votorantim com a equipe do Fluminense. Atuou como técnico nas equipes do Vila Hortência , Paulistano e SR São Bento. No Clube de Campo em 2007 e sempre teve participação ativa nos torneios e na organização do Futebol, sendo conselheiros por alguns anos e diretor de Futebol no ano de 2023.
Luis Augusto Barbieri - 63 anos, aos 9 anos de idade em São Carlos, entrou na escolinha de futebol do Clube Atlético Paulistinha, como goleiro da equipe onde participou da Taça São Paulo de Futebol, além dos torneios organizados pela Liga Sãocarlense de Futebol, sendo Bicampeão em 1970 e 1971, primeiros campeonatos "Dente de Leite" da Liga.
Formou em Bacharel em Ciência da Computação pela UFSCAR em 1984, deixando as competições oficiais. Em1993 tornou sócio do Clube de Campo de Sorocaba e após o primeiro torneio interno passou a jogar na linha. Adotou o clube de uma tal maneira que exerceu vários cargos nas Diretorias, procurando sempre contribuir com o clube e o associado.
Oscar Fonseca Vieira – Natural de Jacutinga MG. Engenheiro, professor, pedagogo, mestre pela USP. Membro do Conselho de Administração do grupo de escolas associadas, Ágathos Educacional, desde 2008.Começou no esporte na cidade de Londrina com 12 anos jogando nos clubes Vila Brasil, Bosque e Campo Paraná. Quando mudou para Sorocaba aos 15 anos, jogava no campo dos Funcionários Municipais (FM), ao lado da Estação Ferroviária, depois o técnico Chumbão convidou para jogar pelo Estrada de Ferro da Sorocabana Futebol Clube em 1961, onde jogava Marinho Perez (foi para o São Bento depois para Portuguesa), Osires, Wilsinho (foi para o São Bento depois o Guarani de Campinas), Aranha (foi para o São Paulo FC), Baltazar, entre outros. Foi vice-presidente do Panathlon Club de Sorocaba na gestão 2012 e 2013.
No Colégio Objetivo, desenvolveu um trabalho de base, como dirigente esportivo, para escolinhas de Futebol de Salão, Voleibol, Natação, Handebol e Basquetebol, para a formação de atletas e de cidadania através do esporte. Teve participação decisiva em conquistas de campeonatos regionais, estaduais e brasileiros, no esporte de representação em Voleibol, Handebol e Basquetebol.
Mauro Morato do Amaral – Natural de São Pedro – SP, iniciou sua vida esportiva com 12 anos jogando no Infantil de São Pedro, com 14 anos atuava na ponta esquerda no Aspirante quando jogou contra o XV de Piracicaba e o Velo Clube de Rio Claro. Em 1957 veio para Sorocaba, como seu tio era da Sorocabana, ele passou a jogar no amador do Estrada e muitas vezes substituía o craque Nhá Rita, na época do Esquerdinha, Marinho Peres e Palmerinha.
Foi para o Rio para estudar e ficou 4 anos, no retorno em 1967 o técnico Fortaleza convidou para integrar o Amador do Estrada ficando até o encerramento em 1969. Depois foi para o Veterano do Estrada e jogou por 19 anos, sempre com boas participações, conquistando um título da categoria no campeonato da cidade. Jogou no veterano com Tales, Paraná e Brandão.