Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Despedida amarga do Galo na Série B
ER Sorocaba - 222 /11/2024
Redação /Esportivo Regional
esportivoregional@hotmail.com
As 780 pessoas que foram ao estádio Novelli Júnior nesta sexta-feira, 22 de novembro, assistiram uma despedida melancólica do Ituano Futebol Clube da Série B. O time de Itu, rebaixado para a Série C de 2025, com uma pífia campanha na segundona brasileira, perdeu por 1 a 0 para o Amazonas na rodada 38 da divisão de acesso.
O Galo de Itu fecha a campanha em 18º lugar (faltam ainda os rebaixados, Brusque, 36 e Guarani, 32 pontos jogam. Outra rebaixada, a Ponte Preta, fechou com 38 pontos. O Ituano terminou o Brasileiro com 11 vitórias, quatro empates e 23 derrotas, 43 gols pró e 63 gols sofridos - pior defesa do certame. O Galo pensa agora no Paulista da Série A2, tendo em vista que também foi rebaixado no Paulistão deste ano.
Quem escapou e tem ainda chance de acesso
Faltando o complemento da rodada, escaparam do rebaixamento: CRB com 42, Chapecoense com 44, Botafogo-RP com 45, Paysandu com 47, Coritiba com 50, Amazonas com 52 e Avaí com 53 pontos. Não caem, mas também não sobem: América e Vila Nova com 55, Operário com 57 e Goiás com 60 pontos. O Santos, campeão, com 68 pontos, já subiu. Restam três vagas para a Série A de 2025, disputadas por: Mirassol e Novorizontino com 64 pontos, Ceará e Sport com 63 pontos. Neste domingo (24) essas vagas serão definidas. Jogam Sport x Ituano, Guarani x Ceará e Mirassol x Chapecoense e Goiás x Novorizontino.
O jogo
No primeiro tempo, o Amazonas saiu na frente. Mas antes o Ituano assustou duas vezes com Álvaro e Neto Berola no início. Aos 15 minutos a Onça amazonense e fez 1 a 0 num gol contra de cabeça de Rodrigo. O Amazonas ainda poderia ter ampliado com Ermel, mas desperdiçou boas chances.
O Ituano tentou esboçar uma reação no segundo tempo e perdeu boas chances: aos 15 com Bruno Xavier e aos 27 quando Luís Felipe carimbou a trave. Teve ainda tempo para o Galo ficar com dez quando Salatiel foi expulso por cometer falta forte em atleta do Amazonas. Fim de jogo, 1 a 0 para a equipe da região Norte.
Ituano 0x1 Amazonas
Campeonato Brasileiro, Série B, 2024, rodada 38
23 de novembro, sexta-feira
Local: Estádio Novelli Junior, Itu
Árbitro: Charly Wendy Straub Deretti (SC); assistentes: Bruno Muller (SC) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE); VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ); Cartões amarelos: Ituano: Aluísio; Cartões Vermelhos: Ituano: Salatiel;
Gol: Rodrigo (contra) aos 15´1T (Amazonas);
Público: 780; Renda: R$ 9.720,00
Ituano
Wesley Borges; Marcinho (Léo Duarte), Erik Nascimento, Luiz Gustavo e Kauan (Guilherme Lazaroni); Rodrigo, Victor Reis (Aluísio) e Neto Berola (Marcelo Mineiro); Bruno Xavier, Álvaro (Salatiel) e Vinícius Paiva. Técnico: Chico Elias
Amazonas
Marcão; Tiago Cametá (Sousa), Wellington Nascimento, Fabiano e Renan Castro; Luís Felipe, Erick Varão e Rafael Tavares (Sidcley); Ênio, Luan Silva (Guilherme Xavier) e Gustavo Ermel (Cocote, Bruno Lopes). Técnico: Ibson Barreto