Esportes e os benefícios à crianças e jovens
Prática esportiva para crianças e jovens: muay thai Fotos: Divulgação |
ER Sorocaba - 08 /11/2024
Redação /Esportivo Regional
esportivoregional@hotmail.com
A prática esportiva, como vem sendo estudado há décadas, traz inegáveis os benefícios para as crianças. Segundo especialistas, o esporte ajuda na saúde física, mental e desenvolvimento cognitivo, além da interatividades social. Na região, o Centro de Treinamentos Pako Thai, em Votorantim, conta com cerca de 100 crianças e adolescentes na prática do esporte. Segundo o mestre Pako Oliveira, com especialização na terra onde foi criado o genuíno muai tay, a Tailândia.
O mestre Pako Oliveira, do Centro de Treinamentos Pako Thai, em Votorantim, explica que os benefícios do muay thai para crianças vão além do fortalecer os músculos, melhorar a frequência cardíaca e a circulação sanguínea. Segundo o treinador, com especialização na Tailândia, base mundial do esporte, a prática do esporte reduz o estresse, a ansiedade, melhora a autoestima.
"a prática esportiva Atua positivamente também junto ao desenvolvimento cognitivo, na capacidade cognitiva e no raciocínio. E o esporte ainda promove a interação social e a socialização das crianças", conta Pako Oliveira, há mais de 40 anos no esporte, que conta com cerca de 100 pessoas entre crianças e adolescentes no CT em Votorantim. Pako também lembra que durante os treinos a criança também trabalha o raciocínio lógico, para decidir as ações e movimentos que vais usar,, e tem ainda o contato com outras culturas, onde se ensina o respeitar às diferenças. Ele enfatiza a importância da divisão e graduação por faixas que exige outra característica importante: paciência para se dedicarem e avançarem de nível(faixa), "Isso implica também na valorizar o esforço pessoal para alcançar os objetivos na luta", destaca Pako Oliveira.
Quando começar - A idade ideal para o início do aprendizado no esporte e na modalidade (e artes marciais), segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é entre cinco e sete anos. Segundo a SBP, cada criança possui o próprio ritmo, por isso, é preciso respeitar esse tempo. Outro detalhe importante, segundo os especialistas estar em contato com as crianças é, sim, incentivar nas vitórias, mas deixar claro a elas que os erros e derrotas as ajudam no crescimento e aprendizado.
"Nós trabalhamos com crianças na faixa dos cinco aos 17 anos. Essa é no nosso ver uma idade boa para a criança estar desenvolvendo as técnicas, até mesmo a coordenação motora, porque atualmente vemos muitas crianças que não fazem esporte e tem dificuldade na coordenação motora", exemplifica mestre Pako Oliveira.
"Trabalhamos muito aqui na academia esse aspecto com eles, ensinando, os primeiros passos, ajudando na coordenação motora, na flexibilidade. E ainda a respeitar o próximo, os mais velhos, no nosso projeto social", lembra. "Esse trabalho visa uma criança ativa, evitando o sedentarismo, formando uma criança confiante, com uma autoestima e sempre confiante em tudo que ela faz. Porque a arte marcial, e não só o muay thai ensina e forma a disciplina, o caráter da criança, e a autoconfiança que é o mais importante", finalizou Pako Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário