Pages - Menu

11/02/2025

CLÁSSICO DO INTERIOR / BENTO QUER INICIAR REAÇAO

Azulão: parada dificil contra XV no Barão


Bento faz último treino antes de pegar o XV
 Foto: Neto Bonvino/ECSB


Rivail Oliveira - 11/02/2025
 Redação /Esportivo Regional


Duas "camisas pesadas" e um dos mais tradicionais clássicos do interior do Estado de São Paulo. XV de Piracicaba e São Bento, clubes  respeitados e  protagonistas de grandes decisões, sempre na parte de cima da tabela e duelos inesquecíveis pelo acesso. No entanto, nesta quarta-feira (12), às 20h no Estádio Barão de Serra Negra, com a expectativa de um grande público, Nhoquim e Bentão fazem um jogo de opostos pela nona rodada da Série A2 de 2025.


O Azulão não ganha a sete jogos, vem de goleada e se encontra na zona de rebaixamento. Um jogo que por si só já se reveste de muita rivalidade  que ultrapassou o futebol - Vide os tempos dos duelos célebres entre Sorocaba e Piracicaba no basquete feminino (entra a Rainha Hortência e Magic Paula), e que agora que certamente terá dose forte de emoção para piracicabanos e sorocabanos nesta quarta no Barão. O time piracicabano, empurrado pelo seu fiel torcedor, quer vencer para praticamente carimbar vaga nas quartas por antecipação. 

Bentão 

O São Bento segue vivendo seu "inferno astral", com uma das piores das piores de sua história na divisão, seriamente ameaçado pelo rebaixamento para a Série A3, com apenas cinco ponto de 24 possíveis, pouco mais de 20% de aproveitamento, e ainda, uma vitória, dois empates e cinco derrotas. Marcou apenas um gol - está há mais de 400 minutos sem ir às redes. O técnico Roberto Fonseca acabou deixando o clube semana passada, e assumiu  o experiente Luiz Carlos Martins.


Nesta trajetória de mais "baixos que altos" na temporada, o Azulão venceu o Prudente na terceira rodada por 1 a 0, e obteve dois empates sem gols com Votuporanguense e Ituano.  Foram ainda cinco derrotas: 1 a 0 para o Primavera, 2 a 0 para o Oeste e, 1 a 0 para o Taubaté e Portuguesa Santista e no final de semana, o revés mais doído para a torcida celeste sorocabana, a goleada histórica por 5 a 0 diante do Capivariano em Sorocaba, com direito ao grito de "olé" dos torcedores de Capivari em pleno CIC. Além disso o Sorocaba busca a tão sonhada vitória que não  vem desde o dia 15 de janeiro, portanto há sete partidas.


Martins fala do jogo

O time de Sorocaba treinou na segunda-feira, e nesta terça viajou para a região de Piracicaba onde fica concentrado para o jogo. O treinador Luiz Carlos Martins não terá o centroavante Marcos Nunes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No Departamento Médico azul, estão em tratamento, o atacante  Lucas Macedo, os meiocampistas Mauricio Maranhão, Anderson Kinzel e Matheus Chaves - esses últimos sentiram contusões depois do jogo com o Capivariano.


O experiente treinador Luiz Carlos Martins disse, depois da partida "catastrófica" do fim de semana na goleada para o Capivariano por 5 a 0, que a meta agora é recuperar grupo, "dar moral" aos jogadores e tentar, trabalhar o psicológico para extrair o melhor de cada um, dentro de suas características. E dessa forma  buscar poder de reação em cada atleta. E assim montar um esquema tático, para a partida no Barão de Serra Negra contra o XV de Piracicaba.


"Nós vamos ter um parâmetro melhor agora a partir desse jogo (contra o Capivariano". Essa foi minha conversa com eles (jogadores). Não tivemos muito tempo para treinar, para fazer um posicionamento. E agora temos um parâmetro com a característica de cada jogador. A meta é sair dessa zona desconforto. Vamos trabalhar, trabalhar, e não tem outra forma. Vamos dar moral ao grupo, trabalhar o posicionamento, o psicológico Precisamos ter poder de reação", disse Martins.


Nhoquim

O XV de Piracicaba, dirigido pelo técnico Moisés Egert, lidera o estadual do acesso com, 19 pontos, mais de 79% de aproveitamento nos pontos em oito rodadas,  com seis vitórias um empate e uma derrota, 11 gols marcados e cinco sofridos.  


O time piracicabano começou o campeonato arrasador, cinco vitórias seguidas, 2 a 1 no Oeste, 2 a 0 no Linense , 1 a 0 no Prudente e na Briosa e Santo André, além do empate com Capivariano por 1 a 1. Na  rodada seguinte, porém, foi derrotado pelo Juventus em Piracicaba por 1 a 0, masse recuperou vencendo o Rio Claro na última rodada por 3 a 2fora de casa. Nesta quarta o Nhoquim busca a sétima vitória para ficar próximo da segunda fase.


O técnico do XV, Moisés Egert não tem problemas de suspensão para esse jogo. Todavia, no Departamento Médico, estão,  os jogadores Evanderson, Fraga e Igor Bolt, todos em tratamento. O treinador quinzista falou na véspera do jogo e pediu  atenção e cautela neste clássico do interior.


Duelo equilibrado

O clássico do interior entre São Bento e XV de Piracicaba, um dos mais tradicionais do Estado conta com números equilibrados. Segundo o site "O Gol", em jogos oficiais foram realizadas 56 partidas, desde o primeiro jogo realizado em 1963 no dia 7 de julho pelo Paulistão,  com vitória de São Bento em Sorocaba por 2 a 0 - na volta do mesmo ano deu vitória quinzista por 2 a 1.   Neste 56 jogos o São Bento leva uma ligeira vantagem, 21 vitórias contra 20 do Nhoquim, e  ocorreram ainda 15 empates.

 

Em Piracicaba foram realizadas 27 partidas com 13 vitórias do XV, cinco de São Bento e nove empates. Em Sorocaba a história registra 29 jogos, com 16 vitórias do Azulão, sete do Nhoquim e seis empates.  Nos gols o XV leva uma pequena vantagem,  62 tentos contra 60 de São Bento.


Tabu

O São Bento não vence o XV de Piracicaba desde 22 quando goleou o Nhoquim por 5 a 1  pela Série A2 jogando no Barão de Serra Negra no dia 29 de março daquele ano. De lá para cá foram  três vitórias quinzistas,  2 a 0  e 2 a 1 ainda em 2022 na Copa Paulista, e em 2024, 2 a 0 em Sorocaba, dia 27 de janeiro,  gols de Anderson Magrão e Daniel Costa para o XV.



XV de Piracicaba x São Bento


Campeonato Paulista de 2025, Série A2

Rodada: 9 - 12/02/2025 -20h 

Local: Estadio Barão de Serra Negra, Piracicaba-SP

Arbitro: Guilherme Nunes de Santana

Assistentes: Italo Magno de Paula Andrade e Maria Eduarda Silva Pires


XV de Piracicaba-SP - Pegorari; Barboza, Gilberto Alemão  e Léo Gobo; Marlon, Emerson Muller, Maurício Oliveira, Rodolfo  e Jean Carlos; Matheus Carvalho e Salatiel . Técnico: Moisés Egert

São Bento - Guilherme Neto; Leandro Silva, Wellington Mazoli, Wesley Barboza e Diego Matos; Fábio Bahia, Gazão, Nadson (Jailson) e Matheus Chaves (Rafael);  Felipinho (David Ribeiro), Rafael Silva . Técnico: Luiz Carlos Martins

Fale com o Esportivo Regional

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário