Frustradas as negociações: Meta
agora é a Copa Paulista e o sub-20
 |
Depois do estadual, Bento se preocupa agora com Copa Paulista e estadual sub-20 - Fotos: Neto Bonvino
|
ER Sorocaba - 30/ 03/2025
Rivail Oliveira /Esportivo Regional
Não será desta vez que o centenário Esporte Clube São Bento se tornará um clube-empresa (SAF). Pelo menos por enquanto. As negociações entre o clube de Sorocaba e a empresa interessada na aquisição foram encerradas de forma frustrada.
Nesta semana, chegaram ao fim as conversas entre o São Bento e a Flashforward Group, que tem entre seus sócios o ex-jogador do Palmeiras, Portuguesa e Seleção Brasileira, Zé Roberto. Por telefone, os representantes da empresa comunicaram ao presidente do São Bento, Almir Laurindo, a decisão que selou o destino do negócio – sem final feliz.
A discussão sobre a transformação do Bentão em SAF e a venda do clube começou em setembro de 2024. A empresa teria oferecido R$ 130 milhões pela compra de 90% das ações do Azulão, valor que, segundo especulações na época, seria investido ao longo de cinco anos. O objetivo seria levar o clube à Série B do Campeonato Brasileiro e investir em sua estrutura em diversos segmentos.
Sem acordo
De acordo com a imprensa de Sorocaba (Portal Porquê), os empresários interessados na SAF do São Bento não aceitaram as exigências feitas pelo clube, que, há 15 dias, ajustou a proposta de contrato enviada pela corretora da negociação. O impasse surgiu devido às mudanças que o clube pretendia fazer na base do contrato dos investidores.
Conselho se manifesta
Nesta semana o Conselho Deliberativo do clube também se manifestou sobre o tema: "O Conselho Deliberativo do Esporte Clube São Bento, vem através desta informar que recebeu na data de ontem ofício da Diretoria Executiva (61/2025) comunicando sobre a desistência da empresa FlashForward pela constituição da São Bento SAF. O comunicado foi feito pela empresa Pluri que notificou via e-mail o Dr. Jean Nicolau, advogado que representa o Esporte Clube São Bento na negociação.
Segundo o representante da empresa, Fernando Ferreira, os investidores declinaram do negócio após receber a revisão feita pelo clube na minuta do contrato que vinha sendo discutida por todos os envolvidos. Esclarecemos que esta revisão visou resguardar direitos do Esporte Clube São Bento já garantidos e negociados em fase anterior na proposta vinculante e que por algum motivo se perderam na redação da minuta do efetivo contrato.
Lamentamos pela frustração, tempo e expectativa de todos, e seguimos convictos de que os pilares fundamentais para a manutenção e evolução do Esporte Clube São Bento precisam ser mantidos em qualquer que seja a negociação. Este conselho certamente acolherá toda e qualquer proposta séria e fundamentada que aponte por um futuro melhor para o nosso querido e glorioso - Esporte Clube São Bento"
Copa Paulista é a meta agora
Enquanto isso, os dirigentes do clube já pensam no futuro, após o fim da Série A2. A temporada foi marcada por três trocas de comando técnico: Roberto Fonseca, Luiz Carlos Martins e, por último, o auxiliar técnico Fabiano Carneiro, que conseguiu evitar o rebaixamento iminente para a Série A3 na última rodada, após o empate da Portuguesa Santista, que acabou rebaixada.
Agora, o foco é definir um projeto para a disputa da Copa Paulista no segundo semestre. O treinador Fabiano Carneiro declarou, em entrevista, que gostaria de dar continuidade ao trabalho, mas o clube ainda não se manifestou sobre quem comandará a equipe na Copinha. O torneio concede vagas ao campeão e vice para o Campeonato Brasileiro da Série D ou para a Copa do Brasil.
Base se prepara para o Sub-20
Paralelamente, o clube se prepara para o Campeonato Paulista Sub-20. A Federação Paulista de Futebol divulgou os detalhes da competição, que terá duas divisões. A elite contará com 48 participantes e terá início no dia 25 de abril, com a final programada para 15 de junho.
O São Bento está no grupo ao lado de Ituano, Palmeiras, Corinthians, Red Bull Bragantino, Botafogo-SP, Portuguesa, Água Santa, União Suzano, Rio Claro, Referência, Sertãozinho, Santo André, Araçatuba, União São João e Jabaquara. O técnico Pedro Henrique Andrade (Kike -foto), que há mais de dez anos trabalha na base do clube, segue preparando a equipe para a competição. No ano passado, o São Bento terminou entre os 15 melhores do torneio, que contou com mais de 80 equipes, além de revelar novos talentos.
Neste mês, o clube anunciou que o meia Eduardo (20 anos), que fez sua estreia pelo time profissional na última rodada do Paulistão A2, foi emprestado ao URT para a disputa do Campeonato Mineiro Módulo II. O jogador retornará ao Bentão ainda em 2025 para a Copa Paulista.
Nos últimos anos, a base do São Bento revelou atletas como Lucas Lima (Ceará), Cristiano (São José), Kayan (São José-RS), Raí (Atlético-GO), Marcus Uberaba (Rio Branco), Bozzolan (Taquaritinga) e Isaque (Grêmio, Vasco e Guarani).

Fale com o Esportivo Regional
Whats