Em Velopark
Átila Abreu finalmente resolveu os problemas do Pantera Negra e terá um motor novinho em folha para este fim de semana.
 |
Abreu: Scuderia Bandeiras no RS Fotos Duda Barro |
Redação /Esportivo Regional
ER Sorocaba - 04/ 06/2025
Abrindo a segunda metade da maratona de quatro corridas em dois meses, com média de uma prova a cada 15 dias, a Stock Car Pro Series chega ao Velopark, no Rio Grande do Sul com uma novidade que agrada metade da Scuderia Bandeiras de Votorantim e outros dois terços do grid.
Por conta do bom desempenho dos modelos Mitsubishi nas etapas de Interlagos e Cascavel, será aplicado o nível 1 do BOP (Balance Of Performance, ou, em português, Equilíbrio de Performance), medida que visa igualar o desempenho da Chevrolet e da Toyota em relação a Mitsubishi nesta primeira temporada dos novos carros SUV.
Esta sigla será muito ouvida daqui para a frente, então já anote a explicação do nosso diretor técnico Sérgio Troy para saber comentar com autoridade no grupo do Zap: "Como está previsto no regulamento, quando uma marca abre 75 pontos de vantagem, é aplicado o primeiro nível do BOP. E, a cada vez que um nível for alterado, a pontuação volta ao zero e, na próxima etapa, a contagem se inicia novamente. Mesmo assim, se alguma marca repetir esta vantagem, o nível 2 será aplicado e por aí vai."
"Para o Velopark, os carros Chevrolet e Toyota terão 5mm a menos de altura em relação ao solo (a altura mínima baseline passa de 75mm para 70mm) e 10kg a menos de peso mínimo em relação aos carros da Mitsubishi. Como temos dois Mitsubishi e dois Chevrolet na Scuderia Bandeiras, será bem interessante ver como isso afetará no desempenho", comenta.
Para a metade que "veste" a borboletinha da Chevrolet, é uma ótima notícia, já que, em Cascavel, Enzo Elias foi o dono da melhor volta e da maior escalada, enquanto Átila Abreu finalmente resolveu os problemas do Pantera Negra e terá um motor novinho em folha para este fim de semana.
"Estamos muito animados para o Velopark. Em Cascavel, fizemos tudo o que podíamos e conseguimos voltar com um troféu de melhor volta e a melhor escalada. Fizemos a lição de casa nesse intervalo curto e esperamos dar um bom salto com a aplicação do BOP", afirma Enzo. "Venci minha última corrida aqui no Velopark, em 2023, e, agora que o Pantera Negra 'sarou' depois de duas etapas sofrendo e está com um coração novo, vamos com muita sede para brigar na parte de cima da tabela, que é onde queremos estar", destaca Átila.

Já a turma da Mitsubishi só observa e segue trabalhando: Nelson Piquet Jr. (foto), que pontuou em todas as etapas e ficou empatado com Enzo na maior escalada de Cascavel, espera seguir vestindo bem o carro e Vicente Orige espera dar mais um passo em sua evolução após somar pontos nas duas últimas corridas.
"Venci aqui em 2022 e temos condições de brigar por uma nova vitória. A gente veio de uma etapa onde o carro andou muito bem, estamos no caminho certo e esperamos ter um fim de semana sem imprevistos para transformar essa velocidade em resultados", diz Piquet. "Por aqui seguimos trabalhando na evolução. Terminamos as corridas em Cascavel e aqui no Velopark vamos tentar dar mais um passo à frente", completa Orige.
Aliás, leve sua jaqueta! A previsão é de frio com as temperaturas variando entre 9 e 17ºC - mas, se tratando do Velopark, basta um ventinho e a sensação despenca ainda mais! As corridas referentes à terceira etapa estão marcadas para as 15h do sábado e 12h10 do domingo. Veja abaixo a programação completa e onde acompanhar cada sessão:
PROGRAMAÇAO
Sexta-feira, 6 de junho
09h15: Shakedown - tempo real em www.chronon.com.br
10h35: Treino Livre 1 - tempo real em www.chronon.com.br
14h50: Treino Livre 2 - tempo real em www.chronon.com.br
Sábado, 7 de junho
10h05: Classificação - SporTV e streaming oficial da Stock Car.
15h00: Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta) - SporTV, Bandsports e streaming oficial da Stock Car.
Domingo, 8 de junho
12h10: Corrida Principal (50 minutos + 1 volta) - Band, SporTV, Bandsports e streaming oficial da Stock Car.
Como foi em Cascavel
Apesar das dificuldades, a Scuderia Bandeiras considera positiva sua participação na etapa de Cascavel da Stock Car Pro Series, destacando a conquista do troféu de melhor volta com Enzo Elias, um sinal de progresso no desenvolvimento dos novos SUVs.
O desempenho no domingo foi inferior ao do sábado, mas o time reconhece avanços importantes, como a resolução de problemas no carro de Átila Abreu. Segundo o diretor técnico Sergio Troy, a equipe ainda precisa evoluir, mas já mostra potencial para competir entre os melhores.
Enzo Elias, apesar da conquista da melhor volta, teve dificuldades durante a corrida devido a toques de adversários que prejudicaram seu desempenho. Nelson Piquet também teve problemas de rendimento após largar em 15º, mesma posição em que terminou, enquanto Vicente Orige enfrentou queda de performance por um pneu furado.
Átila Abreu celebrou o esforço da equipe, que trabalhou intensamente para tornar seu carro mais competitivo, mas lamentou os problemas recorrentes e a falta de preparo da categoria para os novos carros. Ele acredita, no entanto, que a equipe chegará mais forte à próxima etapa no Velopark.
Fale com o Esportivo Regional