Com dois sorocabanos,
Brasil acelera na Dinamarca
 |
Seleção Brasileira de BMX Racing com dois sorocabanos Foto: CBC |
Rivail de Oliveira /Esportivo Regional
ER Sorocaba - 30/ 07/2025
A Seleção Brasileira de BMX Racing disputa com dois a atletas da região O Campeonato Mundial de BMX Racing 2025 que começou 28 de julho e vai até 3 de agosto de 2025 em Amager, Copenhague (Dinamarca). As provas da classe championship, que concentra as categorias elite, sub-23 e júnior, estão agendadas para os dias 2 e 3 de agosto.
Na equipe masculina elite, a seleção será representada por Pedro Queiroz, atual campeão brasileiro, e Guilherme Ribeiro, que também têm se destacado nas principais provas nacionais e internacionais.
No feminino elite, a experiente Priscilla Stevaux (Sorocaba - que defende o time de Paulinia) estará defendendo o Brasil. Já na categoria sub-23, o time será representado por Lucas Zimmermann, grande destaque entre a nova geração. Na categoria júnior, promessa para o futuro do BMX nacional, entram na pista Bruno Souza, Kaue Leal (Sorocaba - Clube Sorocabano) e Luca Grigolleto. A seleção será coordenada pelo técnico Douglas Stevaux.
A agenda do Mundial prevê dois dias de treinos oficiais antes do início das provas. No dia 2 de agosto acontecem as primeiras corridas da Championship, com eliminatórias e oitavas, e no dia 3 será a vez das fases finais, incluindo quartas, semifinais e finais.
Kaue Leal é sorocabano e pedala BMX desde 2014. Já representou cidades como Votorantim e Americana, mas 2025 marca um momento especial: é o primeiro ano que compete oficialmente por Sorocaba — e já chegou com tudo!
Atualmente, Kaue é líder do ranking paulista na categoria Elite, mesmo competindo na categoria Júnior por idade. Os resultados falam por si: no Chile, conquistou a medalha de prata no Campeonato Panamericano e o bronze no Sulamericano, representando o Brasil com muita garra.
No último Campeonato Brasileiro, venceu com autoridade — uma vitória que teve gosto de superação. No ano anterior, havia caído na última curva da final, quando liderava. Desta vez, cruzou a linha de chegada com o coração em festa e a missão cumprida.
Com quatro de Sorocaba, São Paulo domina o Brasileiro
Com quatro atletas de destaque, 103 pódios e 59 medalhas no TOP 3, São Paulo foi o grande campeão do Brasileiro de BMX 2025. A delegação de São Paulo superou os desafios logísticos e mostrou hegemonia técnica e estrutural na competição realizada em Salvador (BA).
A delegação paulista, sagrou-se campeã geral do Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2025, realizado nos dias 12 e 13 de julho em Salvador, Bahia. A conquista veio de forma soberana: foram 103 pódios, incluindo 18 medalhas de ouro, 23 de prata e 18 de bronze, consolidando a liderança de São Paulo como a principal potência do BMX nacional.
Com 133 atletas inscritos, São Paulo foi ainda a segunda maior delegação do campeonato, atrás apenas da Bahia, estado-sede. O número reforça o comprometimento dos clubes paulistas e a mobilização dos pilotos, mesmo com os altos custos de deslocamento.
Além do número de medalhas, o desempenho técnico da delegação foi comprovado pela pontuação acumulada: São Paulo somou 470 pontos, ficando à frente de Santa Catarina (434) e Rio Grande do Sul (420), os estados que completaram o pódio na disputa entre federações.
Entre os resultados, Kauê Leal venceu na Junior Men; Bruno Duarte - Master 30+, Isadora Florio - Girls 13 e Priscilla Carnaval - Elite Women, foram vice-campeões.
Formando talentos
BMX de Sorocaba segue revelando talentos neste ano. Entre eles:
Eduardo Kenji Kitsunai (BOYS 12 ANOS)
atheus Mathias Alves de Souza (CRUISER 17/24 ANOS)
Isadora Rocha Benitez Flório (GIRLS 13/14 ANOS)
Joaquim Del Cistia (NOVATOS 07/08 ANOS)
Manuella Cardoso Melle (GIRLS 09/10 ANOS)
Daniel Prudencio Mozer (BOYS 09 ANOS)
Lorenzo Arnaut Lopes (NOVATOS 13/14 ANOS)
Gabriel Venancio de Souza (NOVATOS 25/39 ANOS)
André Augusto dos Santos (PCD 17 ANOS & MAIS)
Marcio Leandro Leme (CRUISER 40/44 ANOS)
Kauê de Souza Leal (ELITE OPEN)
Vando Henrique de Mello (PCD 17 ANOS & MAIS)
Kyra Lima de Oliveira Gaspar (WOMEN 17/29 ANOS)
Pedro Takeshi Kitsunai (JUNIOR MEN)
Luiz Fernando de Almeida (PCD 17 ANOS & MAIS)
Hudson Richard G. Mori (CRUISER 50/54 ANOS)
Carla Regina Mathias Alves (WOMEN 45/49 ANOS)
Miguel Castanharo Garcia (BOYS 08 ANOS)
Lucas Cardoso Darriba (JUNIOR MEN)
Pedro Augusto Boschilha Oliveira (NOVATOS ATÉ 06 ANOS)
Heron de Oliveira Gaspar (BOYS 14 ANOS)
Vicente Fonseca Ferreira (BOYS 11 ANOS)
osé Coelho Tocci (BOYS 12 ANOS)
Arthur Cardoso Melle (BOYS 13 ANOS)
Miguel Albuquerque Reginaldo (BOYS 12 ANOS)
Leonardo Camargo Rodrigues (ELITE OPEN)
Jonathan Vinicios Rodrigues (ELITE OPEN)

Fale com o Esportivo Regional