Pages - Menu

10/09/2025

JUDÔ

Sorocaba recebe campeã
 olímpica dia 16 de setembro

Beatriz Souza em Sorocaba dia 16 de setembro
Foto: Rede Social


Rivail Oliveira /Esportivo Regional
ER Sorocaba/10/09/2025


Sorocaba contará com a presença de uma campeã olímpica em setembro. Beatriz Souza (Bia Souza), medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, participará no dia 16 de setembro, terça-feira, da 4ª edição do TEDx Uniso, às 19h, na Universidade de Sorocaba (Uniso).


Em 2024, Beatriz Souza conquistou o ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô, ao derrotar a neozelandesa Sydnee Andrews na categoria acima de 78 kg, em Santiago, no Chile. No mesmo ano, brilhou em Paris ao vencer a israelense Raz Hershko na decisão olímpica da categoria +78 kg. Durante a campanha, também superou nomes de peso, como a francesa Romane Dicko.


A CARREIRA


Aos 26 anos, Beatriz Rodrigues de Souza, nascida em Peruíbe, no litoral de São Paulo, tornou-se uma das principais atletas do judô mundial. Sua trajetória começou ainda na infância, incentivada pelo pai, também praticante da modalidade. Aos sete anos conquistou a primeira medalha e, pouco depois, mudou-se para São Paulo em busca de melhor estrutura. Defendeu clubes como o Palmeiras e, mais tarde, firmou-se no Esporte Clube Pinheiros, onde deu início à ascensão no cenário nacional e internacional.


Antes de brilhar em Paris, Beatriz acumulou resultados expressivos: prata no Mundial de Tashkent em 2022, bronze no Mundial de Doha em 2023 e ouro em torneios como o Warsaw Open, além de medalhas em Campeonatos Pan-Americanos. Nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, levou o bronze e consolidou seu protagonismo no continente.


O auge veio em 2024, quando garantiu o ouro olímpico no peso pesado feminino e ajudou o Brasil a conquistar o bronze na disputa por equipes mistas. O feito projetou seu nome mundialmente e a levou ao topo do ranking internacional da categoria, posição alcançada em 2025.


Beatriz Souza foi eleita a melhor judoca do Brasil no Prêmio Brasil Olímpico em 2023 e 2024, além de ter sido indicada ao prêmio de Melhor Judoca Feminina do Mundo pela Federação Internacional de Judô (IJF).


Nenhum comentário:

Postar um comentário