Sorocaba volta a
sediar 20 anos depois
Real Soccer faz sua estreia jogando em casa. São Bento também deve participar, mas em outra sede
 |
Real Soccer fará sua estreia na Copa SP em 2026 Fotos: Divulgação |
A cidade de Sorocaba volta a sediar uma edição da Copa São Paulo de Futebol Juniores em 2026. A última vez que isso ocorreu foi em 2002. A informação e confirmação da sede foram dadas ao site Futebol Interior nesta sexta-feira, por André Pinto, presidente do Real Soccer, clube sorocabano que, ao lado do São Bento, já disputa competições da Federação Paulista de Futebol.
O Real vem se tornando uma referência no trabalho das categorias de base da região de Sorocaba desde sua fundação, há um ano e meio, e será uma das equipes da sede de Sorocaba na próxima edição da Copa São Paulo.
O presidente do Real Soccer (foto) contou como surgiu a possibilidade do clube participar da Copa São Paulo e de Sorocaba voltar a ser sede após mais de 20 anos: "O Real Soccer, desde 2024, tem um planejamento de disputar categorias do sub-11 ao 17, em 2025, sub-11 ao 17. Porém, já pleiteando a Copa São Paulo de 2026. E a gente vem conversando com a Federação Paulista da possibilidade de a gente ser sede aqui em Sorocaba depois de alguns anos. A gente teve essa reunião com o presidente Reinaldo (Carneiro Bastos), onde solicitamos ser sede da competição e a possibilidade do Real jogar a Copa foi sendo sede"", relata o dirigente.
Segundo André, houve uma reunião com ele, como presidente do Real, Almir Laurindo, presidente do São Bento, e o secretário de esportes de Sorocaba, Vitor Hugo Tavares: "Estivemos na Federação solicitando que a sede da Copa São Paulo fosse aqui em Sorocaba e a proposta foi analisada. Há muitos anos atrás sempre podia colocar duas equipes da mesma região na mesma sede na Copa SP. Porém, desde o ano passado ou retrasado, a Federação entendeu que, para ser sede, só pode ser um clube. E como São Bento já é um clube tradicional e sempre é convidado, entrou o Real Soccer para ser a sede em 2026", explicou o presidente do Real.
TREINANDO HÁ QUASE DOIS MESES
Conforme seu presidente, para a Copa São Paulo o sub-20 do Real já treina há quase um mês e meio no seu CT. "Estamos trabalhando há quase dois meses em preparação física para a Copa SP. Mas é uma responsabilidade. A gente acredita que vai fazer uma Copa São Paulo e temos condições; a gente quer consolidar nossa marca, é o primeiro ano, vamos fazer bem, mas a gente só tem a crescer a cada ano." Segundo o presidente, o clube, que trabalha fisicamente forte, deve contar com seu treinador da Copinha a partir da semana que vem. O nome não foi divulgado ainda.
André enfatizou o grande desafio e ressaltou: "Nesse ano a gente fez, em um ano e meio, uma das melhores campanhas da história do nosso clube no sub-17, indo para a terceira fase do Paulista e ficando em terceiro numa chave com São Paulo, Corinthians e Ferroviária. E tivemos o privilégio de ganhar do Corinthians no último jogo do campeonato, já no segundo ano em um campeonato tão difícil como o Campeonato Paulista." Ele ainda cita o sub-11 que chegou às quartas do Paulista, ficando em sexto lugar entre 70 clubes do estado.
SELO FORMADOR

Segundo André, o clube está prestes a receber o selo de clube formador, com processo de aprovação previsto para cerca de um mês e meio. Segundo o dirigente, todos esses resultados são muito importantes para o clube: "A gente tem trabalhado seriamente, com nosso corpo técnico, staff e dirigentes, a maioria já com preparação e conhecimento do futebol, incluindo eu como presidente mais ex-atleta. A gente tem que trazer atletas com reais condições para que possam evoluir", ressaltou. André lembrou ainda que, em um ano e meio, o clube já fez 14 negociações com grandes clubes e tem jogadores no Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Goiás, entre outros.
RESPEITO AO "CO-IRMÃO"
O presidente do Real destacou seu carinho e respeito pelo agora "co-irmão", o centenário EC São Bento: "Antes de se tornar Real Soccer, tivemos a experiência de ser terceirizados pelo São Bento. Depois optamos por seguir caminhos diferentes. Porém, temos um carinho muito grande pelo Clube São Bento, onde sempre torcemos por um clube centenário pela tradição que tem." Ele finalizou ressaltando a boa relação entre os clubes e pessoas envolvidas.
PROFISSIONAL NO FUTURO?
O presidente do Real Soccer enfatizou que o clube, desde sua fundação, vem realizando trabalho de excelência com os meninos, cuidando da organização para desenvolver o atleta não só no futebol, mas também na mente e corpo: "O Real tem subido degrau a degrau, de trilho a trilho, porque hoje, como somos considerados a Locomotiva, não vamos parar. Vamos de trilho a trilho, de momento a momento, de distância a distância."
Sobre a possibilidade de no futuro o Real se tornar um time profissional, André explicou: "A gente montou uma estratégia para se consolidar primeiro como clube formador. Daqui a cinco ou seis anos, vamos pensar se seremos profissionais ou não. Hoje isso não faz parte do nosso planejamento. Mas no futebol nunca se pode dizer que nunca acontecerá, pois há grandes investidores e empresários chegando, o que pode mudar tudo."
UMA GRANDE COPA SP
André finalizou dizendo que o foco agora é fazer um bom trabalho para a Copa São Paulo em janeiro: "A gente está focado em onde quer chegar e, primeiramente, se consolidar na Copa São Paulo. Queremos fazer uma Copa São Paulo que, se Deus quiser, dará tudo certo. Uma Copa São Paulo organizada, com grande público." Ele deixou o convite para toda a região: "Acredito que Sorocaba e região merecem uma competição dessa grandeza como a Copa São Paulo."
ULTIMAS VEZES
Na prática a última Copa São Paulo ocorreu em Sorocaba em 2002, onde o Atletico Sorocaba se classificou em primeiro com 7 pontos no grupo que tinham, Inter-RS com 4, Nacional-SP e Interporto-TO,com 2 pontos. A campanha do Galo: 0x0 Interporto, 4x1 Nacional e 4x1 Inter-RS. Nas oitavas o Atletico perdeu para a Portuguesa nos penais, 4 a 3, depois de 1x1 no tempo normal.
Os arquivos ainda apontam que Sorocaba sediou a Copa São Paulo no ano de 2003, mas na oportunidade, segundo alguns arquivos o Atletico Sorocaba teria jogado em Guaratinguetá no estádio Ninho da Garça no grupo com Mamoré-MG, Criciuma-SC e Portuguesa, onde a Lusa se classificou com 7 pontos contra 5 dos catarinenses, 3 dos mineiros e 1 ponto do Galo sorocabano (1x3 Mamore, 2x2 Criciúma e 1x2 Portuguesa).

Fale com o Esportivo Regional