Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Update at quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Mazola projeta
trabalho para estadual
 |
Mazola Junior detalhou planejamento de 2026 Foto: Miguel Schincariol |
Rivail Oliveira/Esportivo Regional
ER Sorocaba - 19/11/2025
O Ituano avança na preparação para a Série A2 do Campeonato Paulista de 2026, e o técnico Mazola Junior detalhou nesta semana os principais pontos do planejamento, reforçando a manutenção da base, a aposta nos jovens e a ênfase no condicionamento físico para a próxima temporada.
Mazola destacou que preservar a espinha dorsal do time foi uma das prioridades do clube. “Nos nossos trabalhos, inclusive foi feito isso aqui no entorno, de 21 para 22, mesmo tendo o sucesso, ao contrário desse ano que nós não tivemos sucesso nos nossos objetivos, a manutenção de pelo menos a equipe titular, um entre o outro”, afirmou. Segundo ele, o objetivo foi alcançado: “A gente conseguiu manter 70% ou 80% do time titular. Isso acho que foi muito importante.”
Os jovens também ganharam atenção especial. “E também a manutenção desses garotos que acabaram o campeonato com uma participação mais efetiva no time. Caso de Vitor, caso de Razena, caso de Zé Carlos.” O treinador ressaltou ainda a evolução das categorias inferiores: “O trabalho das categorias de base já está muito mais sustentável do que estava em 2021 para 2022.”
### PRÉ-TEMPORADA E REFORÇOS
Mazola comparou a preparação atual com a do último ciclo, destacando um período maior de trabalho. “O Juninho falou que a pré-temporada desse ano foi muito em cima devido a tudo que aconteceu em 2024. Ao contrário, esse ano… infelizmente nós vamos ter aí mais de dois meses de pré-temporada.”
Ele confirmou que o clube se movimenta no mercado: “A chegada de cerca de dez, nove jogadores, alguns já com pré-contratos, outros muito bem encaminhados, para que venham compor o nosso elenco para 25.” O treinador explicou que o critério físico foi determinante nas escolhas: “Um dos nossos grandes objetivos nas novas contratações foi a parte física, independente da idade, mas a parte física que predominou muito e predomine muito nas cidades do campeonato.”
### AVALIAÇÕES E PRIMEIROS TRABALHOS
O Ituano iniciou a pré-temporada com uma bateria de exames e avaliações. “A gente está cumprindo a risca… a parte dos exames médicos, físicos.” Ele reforçou que todo o elenco está sendo observado com atenção: “Estamos procurando fazer uma avaliação muito detalhada desse pessoal que aqui ficou… e o pessoal da base que já veio direto pro profissional.” A integração do Sub-20 também foi citada: “E junto também com o pessoal do Sub-20 que vai jogar até São Paulo.”
AMISTOSOS
A primeira série de testes já está programada. “Nós temos três amistosos, três jogos de treino marcado pra semana que vem.” Parte dos reforços deve se apresentar durante esse período: “Já na semana que vem devem chegar alguns dos novos contratados, mas que vão passar… por esses testes físicos.” O treinador avaliou positivamente o início dos trabalhos: “Algumas surpresas muito positivas, muito positivas. E é mais uma prova que a gente acredita muito nesse planejamento.”
Mazola afirmou que os recém-chegados estão preparados para contribuir rapidamente. “Os jogadores que chegaram não precisam provar nada.” E apontou o prazo ideal para estreia: “Pela característica física deles… 40 dias serão suficientes para que eles estrenhem no dia 11 de janeiro.” Ele destacou a importância dos testes práticos: “A partir da semana que vem nós vamos ter uma avaliação que o jogo é que vai ser a avaliação final dessa primeira parte da nossa pré-temporada.”
### DEPARTAMENTO MÉDICO
O técnico também atualizou a situação dos atletas lesionados. “Nós temos algumas informações muito importantes do Departamento Médico…” Entre os casos mais delicados estão “lesões mais graves, mais demoradas, Osmar, Bruno Alves e Salva”.
CONFIANÇA
Apesar do elenco ainda em construção, Mazola se mostrou otimista. “Eu estou muito satisfeito pelo que eu estou vendo, muito satisfeito pelo que eu estou vendo. De tudo que está aqui, nós temos praticamente 16 jogadores a treinar.” Ele encerrou reforçando a confiança no projeto: “Então, eu estou muito satisfeito pelo que eu estou vendo até agora.”

Fale com o Esportivo Regional