Pages - Menu

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

ITUANO QUER SURPREENDER DE NOVO

Galo de Itu quer repetir
boa campanha na Copinha em 2026


Ituano chegou às oitavas na Copinha em 2025 mas parou no Corinthians
Foto: Miguel Schincariol

Redação/Esportivo Regional
ER Sorocaba - 27/11/2025


O Ituano  busca neste ano repetir as boas campanhas de anos anteriores na Copa São Paulo Juniores. o Galo esta no grupo 26, ao lado de Referencia-SP, Real-RS e Ivilhema-MS, na  sede de Embu das Artes. Em 2025 o Galo chegou nas oitavas-de-final (entre os 16 melhores) e foi eliminado pelo Corinthians nos penais, 5 a 4 depois de 0 a 0 no tempo normal.


 Em 2024 passou pela terceira fase, 3 a 0 no Criciúma e na seguinte perdeu por 2 a 1 para a América Mineiro.   E para 2026 o técnico Guilherme Bellangero destacou que além do aspecto de revelador de craques - Martinelli, na Premier League e Seleção, a meta é chegar forte na Copinha. Mas alertou que não tem facilidade:


"É clichê falar, mas não tem jogo fácil, é um contexto muito difícil de jogos em cima de jogos. Nós vamos ficar ali na sede do Referência, que é onde a gente foi no Campeonato Paulista. Timea muito bom quee chegou nas oitavas de final, e foi eliminado  pelo Palmeiras. O grupo tem também o Real, que é uma equipe do Rio Grande do Sul, que chegou na semifinal do Gauchão. E o Ivilhema do Mato Grosso do Sul, que também é um time  competitivo. É uma sede com grupo forte" disse Bellangero.


O Ituano já treina forte para a Copa São Paulo há quatro semanas: "Nós iniciamos os nossos amistosos preparatórios  e estamos iniciando a quarta semana de preparação. Fizemos um amistoso pelo treino com um profissional. Trazendo apenas um grupo. Hoje nós temos três grupos. E a ideia sempre é preparatório para todos os grupos. Nesta semana a gente fez hoje um grupo contra o profissional. E aí na sexta-feira os outros dois grupos nossos jogaram contra São Bento um teste muito legal, um jogo muito bom, onde a gente conseguiu colocar bastante coisa em prática e a gente foi treinador, finalizou  o treinador.


CAMPANHA


A equipe Sub-20 do Ituano viveu sua temporada mais longa, disputando 33 jogos e estreando no Campeonato Brasileiro da categoria. O ano começou com boa campanha na Copa São Paulo, chegando às oitavas sem derrotas e sendo eliminada nos pênaltis pelo Corinthians. Após a Copinha, vários atletas foram promovidos ao time profissional, enquanto a equipe passou por mudanças no comando técnico para disputar o Brasileiro, no qual fez campanha dominante na primeira fase, mas caiu nos pênaltis para o Sport no mata-mata que valia o acesso.


Paralelamente, o clube enfrentou mudanças no elenco, como o empréstimo do artilheiro Vini Oliveira ao Red Bull Bragantino. No Paulista, o Sub-20 teve desempenho sólido em um novo formato de competição, conquistando vitórias importantes contra grandes clubes e avançando às fases finais. No mata-mata, superou o São Caetano, mas acabou eliminado pela Ponte Preta nos pênaltis, acumulando a terceira queda do ano nesse critério. Matheuzinho e Gui Miranda lideraram a artilharia, e Jonathan dos Santos encerrou sua passagem marcando 13 gols na temporada anterior antes de se transferir para o futebol europeu.


As categorias Sub-15 e Sub-17 também chegaram longe no Campeonato Paulista, mas ambas caíram na terceira fase após derrotas fora de casa na última rodada. Foi a primeira vez que cada uma dessas categorias parou nesta etapa, apesar de históricos competitivos sólidos. Destaques individuais incluíram Pedro Falvela no Sub-15, negociado com o São Paulo, e Diogo Ianelo no Sub-17, artilheiro de 2025. A tradição de grandes goleadores foi relembrada com nomes como Gabriel Martinelli e Yuri Alberto, que marcaram épocas na base rubro-negra.


O coordenador Jhonatan Raffer destacou a evolução contínua das categorias, ressaltando o desempenho nas competições e a capacidade de revelar atletas para o cenário profissional e internacional. Ele reforçou o foco na formação integral dos jovens e o planejamento para a próxima Copinha, que contará com um elenco jovem e integrado entre as categorias. Segundo ele, “Com certeza, 2025 foi um ano de destaque para a base do Ituano…”, reafirmando o compromisso do clube com desenvolvimento técnico e humano, apoiado por toda a equipe multidisciplinar que acompanha os jogadores no dia a dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário