Pages - Menu

domingo, 21 de dezembro de 2025

RESULTADO HISTÓRICO DE SOROCABA

Após 70 anos, cidade termina entre
as três melhores dos Jogos Abertos

Secretario Vitor Hugo Tavares e secretario de Ribeirão; E Italo coordenador de esportes de alto rendimento de Sorocaba: Bronze  de Sorocaba depois de 70 anos dos JAI´s

Redação ER / 19/12/2025


Com uma arrancada espetacular nos últimos dias de competição, Sorocaba fez história neste final de semana ao conquistar, depois de sete décadas, o terceiro lugar geral nos Jogos Abertos do Interior. A disputa foi intensa ponto a ponto com São José do Rio Preto e, nos dois últimos dias, Sorocaba ultrapassou a concorrente, somando 157,5 pontos contra 151,5.

A campeã geral foi São José dos Campos, com 359 pontos, seguida por Santos, vice-campeã com 271 pontos. Praia Grande terminou na quinta colocação, com 140 pontos.

Entre as cidades da região, Itu ficou em 15º lugar com 34 pontos; Iperó foi a 48ª com 10 pontos; Itapetininga terminou em 51º com 9 pontos; Porto Feliz ficou em 53º também com 9 pontos; São Roque foi a 64ª com 7 pontos; Salto, 69ª com 6; e Tietê, 94ª com 2 pontos, fechando o ranking de 105 cidades participantes.

Neste domingo, em Ribeirão Preto, o secretário de Esporte e Qualidade de Vida de Sorocaba, Vitor Hugo Tavares, representou o município e recebeu o troféu de terceira colocada geral da 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior.


FUTSAL CAMPEÃO NESTE DOMINGO



Na última final dos Jogos Abertos, disputada neste domingo, Sorocaba, com o time de base do Magnus Futsal, goleou São José dos Campos por 4 a 0 e conquistou o título, carimbando definitivamente o terceiro lugar geral da cidade — feito que não acontecia há 70 anos. Indaiatuba ficou com o terceiro lugar ao vencer Diadema por 4 a 1.


VOLEIBOL E XADREZ CAMPEÕES; FUTSAL FEMININO EM QUARTO




No penúltimo dia das competições coletivas, o voleibol feminino teve mais um grande resultado para Sorocaba. A equipe Renasce Sorocaba sub-21 conquistou o título ao vencer Araraquara na final por 3 sets a 1, com parciais de 27–25, 20–25, 25–17 e 25–23. São José dos Campos ficou em terceiro.

No xadrez feminino, Sorocaba venceu Ribeirão Preto por 4 a 0 na última rodada e garantiu o título com 23 pontos, superando Franca, que terminou com 21,5 pontos, e a terceira colocada, com 19 pontos.

No futsal masculino sub-21, o Magnus venceu Diadema por 4 a 1 na semifinal e avançou à final contra São José dos Campos, que havia eliminado Indaiatuba nos pênaltis. Na decisão, Sorocaba confirmou o favoritismo com nova vitória por 4 a 0, ficando com o título.

Já o futsal feminino foi superado por Santos e terminou na quarta colocação. Araçatuba foi a campeã e Pirassununga, a vice. No tênis de mesa masculino sub-21, Sorocaba foi derrotada por Araraquara por 3 a 2.




JUDÔ E CAPOEIRA


Sorocaba também competiu no judô feminino. No individual, Tatiane Florentino foi vice-campeã na categoria meio-médio e terminou em quinto lugar no absoluto. Tainá Ruiz ficou em sexto no meio-leve; Maria Paula Vergani, sexta no leve; e Maria Fernanda Almeida, sexta em sua categoria. Na classificação geral feminina, Sorocaba terminou na sétima posição, com 22 pontos, enquanto São José dos Campos foi campeã e São José do Rio Preto, vice.


Na capoeira masculina, Sorocaba terminou em quinto lugar geral. Santos foi a campeã e Praia Grande, a vice. Na capoeira feminina, Santos ficou com o título e São José dos Campos com o vice; Sorocaba não pontuou. No individual da capoeira masculina, destaque para Juliano Aparecido Jorge, vice-campeão na categoria peso pesado, e João Paulo Monteiro de Souza, quarto colocado. No feminino, Samantha Ribeiro terminou em quarto lugar na categoria leve, enquanto Emanuele de Oliveira ficou em sexto na categoria médio.






CLASSIFICAÇÃO FINAL – JOGOS ABERTOS 2025


1º São José dos Campos – 359 pts

2º Santos – 271 pts

3º Sorocaba – 157,5 pts

4º São José do Rio Preto – 151,5 pts

5º Praia Grande – 140 pts

6º Araraquara – 117 pts

7º Indaiatuba – 103,5 pts

8º Ribeirão Preto – 97 pts

9º Franca – 94 pts

10º Araçatuba – 68 pts

11º Piracicaba – 67 pts

12º Marília – 66 pts

13º Assis – 46 pts

14º Bauru – 42 pts

15º Itu – 34 pts

16º Jaú – 32 pts

17º Americana – 32 pts

18º São Sebastião – 31 pts

CIDADES DA REGIÃO – DEMAIS COLOCAÇÕES

47º Iperó – 10 pts

47º Porto Feliz – 9 pts

69º São Roque – 7 pts

69º Salto – 6 pts

78º Tatuí – 4 pts

94º Tietê – 2 pts


POR ESPORTE


Sorocaba fatura seis títulos e três vices por modalidade

Sorocaba foi o grande destaque regional nos Jogos Abertos de 2025, apresentando uma campanha consistente e de alto nível em diversas modalidades. A cidade conquistou seis títulos, todos valendo 9 pontos, no basquete masculino, voleibol feminino sub-21, handebol masculino e feminino, futsal masculino sub-21 e xadrez feminino sub-21, resultados que confirmaram a força do município tanto nos esportes coletivos quanto nos individuais.


Além das conquistas máximas, Sorocaba também teve excelente desempenho com segundos lugares, que renderam 7 pontos cada. As equipes ficaram com o vice-campeonato nas modalidades de damas masculino, damas feminino sub-21 e tênis de mesa masculino sub-21, mantendo a cidade constantemente entre as primeiras colocações ao longo da competição.


Os terceiros lugares foram igualmente expressivos para Sorocaba, garantindo 6 pontos em sete modalidades: boxe masculino e feminino, wrestling masculino e feminino, badminton feminino, ginástica artística masculina e kickboxing masculino. Esses resultados reforçaram a regularidade da delegação e contribuíram de forma decisiva para o desempenho geral da cidade.



Os quartos lugares também tiveram papel relevante na soma de pontos de Sorocaba, com 5 pontos conquistados no futebol feminino e no kickboxing feminino. A presença frequente entre os quatro primeiros colocados evidencia o equilíbrio técnico das equipes e a capacidade competitiva do município em diferentes frentes esportivas.



Entre os demais municípios da região, Itu se destacou com o título no supino raw misto, além de dois segundos lugares no taekwondo masculino e no tênis de mesa feminino e um quarto lugar no tênis de mesa masculino. Itapetininga foi campeã no xadrez masculino, Porto Feliz garantiu o segundo lugar no voleibol masculino, Iperó alcançou o quarto lugar no vôlei de praia masculino.


 Tatuí pontuou com quintas colocações no basquete 3x3 feminino e no ciclismo masculino, São Roque obteve resultados na ginástica artística e no handebol, Salto teve dois quartos lugares no kickboxing feminino e no taekwondo feminino, e Tietê fechou a participação regional com um sétimo lugar no tênis masculino, consolidando o bom desempenho coletivo da região nos Jogos Abertos de 2025.



RESULTADOS FINAIS DA REGIAO NOS JOGOS ABERTOS DE 2025

SOROCABA

Campeões – 9 pontos

Basquete Masculino

Voleibol Feminino sub-21

Handebol Masculino

Handebol Feminino

Futsal Masculino sub-21

Xadrez Feminino sub-21


Vices – 7 pontos

Damas Masculino

Damas Feminino sub-21

Tênis de Mesa Masculino sub-21


3º lugar – 6 pontos

Boxe Masculino

Boxe Feminino

Wrestling Feminino

Wrestling Masculino

Badminton Feminino

Ginástica Artística Masculino

Kickboxing Masculino


4º lugar – 5 pontos

Futebol Feminino

Kickboxing Feminino


5º lugar – 4 pontos

Tênis Masculino

Karatê Masculino

Capoeira Masculino

Ciclismo Masculino

Bocha

Atletismo Masculino

Badminton Masculino


6º lugar – 3 pontos

Judô Masculino

Vôlei de Praia Feminino


7º lugar – 2 pontos

Biribol

Damas Masculino sub-21

Ciclismo Feminino

Basquete Feminino


8º lugar – 1 ponto

Tênis Feminino

Judô Feminino


ITU

1º lugar – 9 pontos

Supino Raw Misto

2º lugar – 7 pontos

Taekwondo Masculino

Tênis de Mesa Feminino

4º lugar – 5 pontos

Tênis de Mesa Masculino

6º lugar – 3 pontos

Basquete Feminino 3x3

Basquete 3x3 Feminino

Xadrez Feminino

7º lugar – 2 pontos

Kickboxing Masculino

Futsal Feminino sub-21

8º lugar – 1 ponto

Damas Masculino sub-21


IPERÓ

4º lugar – 5 pontos

Vôlei de Praia Masculino


ITAPETININGA

1º lugar – 9 pontos

Xadrez Masculino


TATUÍ

5º lugar – 4 pontos

Basquete Feminino 3x3

Basquete 3x3 Feminino

Ciclismo Masculino


PORTO FELIZ

2º lugar – 7 pontos

Voleibol Masculino

7º lugar – 2 pontos

Handebol Masculino


SÃO ROQUE

5º lugar – 4 pontos

Ginástica Artística Masculino sub-13

6º lugar – 3 pontos

Ginástica Artística Feminino

Handebol Masculino


SALTO

4º lugar – 5 pontos

Kickboxing Feminino

Taekwondo Feminino

8º lugar – 1 ponto

Taekwondo Masculino


TIETÊ

7º lugar – 2 pontos

Tênis Masculino




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário