Há 13 anos: Edson Vieira, o último
técnico do Bento a vencer o Ituano
 |
Desde 2013, são 13 anos de dérbi e mais nenhuma vitória do São Bento Foto: Miguel Schincariol |
Esportivo Regional - @esportivo.regional
Rivail Oliveira, 23/01/2026
SOROCABA - Faz tempo. Mais precisamente, 13 anos. num 7 de setembro de 2013 o São Bento venceria o rival regional Ituano numa Copa Paulista por 2 a 0, gols de Rodrigo e Edson Morelato, um em cada tempo. Ninguém poderia imaginar que aquela seria a última vitória do time de Sorocaba contra o rival de Itu e o time Sorocaba completaria 13 anos sem ganhar do rival.
O tempo passou e treinador responsável por comandar o São Bento naquela jornada épica, jogo, o lendário Edson "El Loco" Vieira, hoje com 60 anos, campeão várias vezes pelo Bentão, e com uma bela historia no clube e com muita moral com o torcedor, comentou nesta semana aquele jogo no CIC em 2023. Ele falou ao Portal Futebol Interior, da cidade de Campinas.
“Nós tínhamos uma folha bem baixa de pagamento, mas a gente tinha muita vontade de vencer e poucos entendem o que é dérbi, poucos treinadores e jogadores também. Sempre encarei o dérbi como se fosse uma final”, afirmou o treinador, que comandou o time de Sorocaba naquela ocasião.
TIRA-TEIRA E O PESO DE UMA CAMISA
 |
Edson Vieira, o último treinador do São Bento a vencer o Ituano Foto: Cedida por Edson Vieira |
O São Bento volta a enfrentar o Ituano neste domingo, às 18h, no Estádio Novelli Júnior, pela quinta rodada do Paulistão A2 E
Vieira explicou de forma didática o que representa um dérbi para quem veste a camisa do clube.
“Como treinador, quando você veste a camisa do São Bento, você tem que entender o que significa um dérbi e são poucos que entendem. Eu falava para os meus comandados que um prato de comida, quando você está com fome, pode ser a comida que for, você come, você desfruta. Mas quando a sua mãe ou a pessoa que você ama faz uma comida gostosa, faz a comida que você mais gosta, você desfruta muito mais. Então eu desfrutava o dérbi sempre assim”, explicou.
ITUANO SEMPRE DIFÍCIL
Segundo Edson Vieira, enfrentar o Ituano nunca foi tarefa simples. O treinador destacou a dificuldade histórica do confronto e a necessidade de ir além do normal para sair vencedor.
“O dérbi sempre foi difícil, porque realmente é jogo difícil, onde você tem que dar algo a mais para você vencer. Se você jogar só o normal, você não vence o dérbi, você perde. E nesses anos que eu estive no São Bento e joguei contra o Ituano várias vezes. E o Ituano sempre teve vantagem financeira, estava numa Série B. Mas a gente sempre foi dando 100%, sempre exigindo meus comandados que vestissem e respeitassem a camisa do São Bento”, comentou.
DÉRBI HISTÓRICO DE 2013
O treinador relembrou com detalhes o clássico considerado histórico, que marcou a última vitória do São Bento sobre o Ituano.
“Eu tive o prazer de vencer esse dérbi de 2013 no CIC e me lembro até hoje. O Doriva, grande treinador que era o treinador que o Ituano tinha, além de um excelente time. Nós tínhamos uma folha bem baixa de pagamento. Mas a gente tinha muita vontade de vencer. Então, poucos entendem o que é dérbi, poucos treinadores e jogadores também. Mas eu sei o que é vestir essa camisa do São Bento. Eu sei muito bem o que é ter essa camisa vestida no peito, então eu sempre encarei o dérbi como se fosse uma final”, destacou.
PLANOS “OUSADOS”: QUASE VOLTOU
Na mesma entrevista, Edson Vieira revelou ainda seu carinho por Sorocaba e afirmou que tem o desejo de morar definitivamente na cidade. O treinador contou que, há cerca de dois anos, esteve muito perto de retornar ao São Bento, não como técnico, mas para exercer uma função administrativa no futebol do clube.
“Há uns dois anos atrás, houve uma oportunidade assim, quase se concretizou. Eu ia parar de ser treinador e eu ia ser o gerente de futebol do São Bento e ia dar um segmento numa carreira nova, mas com planos de ficar no São Bento. A meta era ser um elo da diretoria e comissão técnica e atletas”, explicou.
Vieira afirmou que tinha projetos ambiciosos para o clube. O plano envolvia o fortalecimento das categorias de base, a montagem de um time competitivo no futebol profissional, além de dar respaldo à comissão técnica e levar o nome do São Bento para fora do país.
“Eu tinha bastante planos (para o São Bento), e levar assim para as empresas da cidade, sabe? Fortalecer o nome desse time. Poxa, é centenário o São Bento de Sorocaba. Mas infelizmente não pôde, mas infelizmente não deu certo. Mas todos sabem o amor que eu tenho pelo São Bento e por Sorocaba e o meu sonho ainda que eu tenho é morar lá. Já morei lá e vou morar lá em Sorocaba e vou ficar aí até o fim da minha vida”, concluiu.
HISTÓRIA VENCEDORA
Edson Vieira construiu uma trajetória marcada por conquistas e forte identificação com o São Bento. Ao todo, foram 84 jogos no comando do clube, distribuídos em diferentes passagens. Na primeira, levou o Azulão ao título da Série A3 de 2013, em uma campanha com 45 partidas, 23 vitórias, 15 empates e 7 derrotas.
Já na segunda passagem, entre 2020 e 2021, comandou a equipe em 39 jogos, com 12 vitórias, 15 empates e 12 derrotas, participando de competições estaduais, incluindo o acesso à Série A1 e a disputa do Paulistão de 2021.
OS QUASE 15 ANOS DE JEJUM
O clássico entre Ituano e São Bentocarrega um incômodo histórico para os torcedores do Bentão. O clube de Sorocaba não vence o rival há 13 anos. A última vitória aconteceu em 7 de setembro de 2013, pela Copa Paulista, quando o São Bento fez 2 a 0 no CIC, com gols de Rodrigo e Elton Morelato. Naquela ocasião, o Azulão era comandado por Edson Vieira, enquanto o Ituano tinha Doriva como treinador. No jogo de ida, em Itu, o Galo havia vencido por 1 a 0, com gol de Rafael Souza.
NÚMEROS DO TABU
Desde 2013, o Ituano soma vitórias sobre o São Bento por 1 a 0 nos anos de 2015, 2017, 2018 e 2021; por 2 a 0 em 2015 e 2019; por 2 a 1 em 2018; e por 3 a 0 em 2020. Os empates ocorreram por 0 a 0 em 2020 e 2025, e por 1 a 1 em 2015 e 2016. De acordo com o site “O Gol”, as equipes se enfrentaram 23 vezes em competições oficiais, com 15 vitórias do Ituano, 6 empates e apenas 2 triunfos do São Bento. Em Itu, foram 11 jogos, com 8 vitórias do Galo e 3 empates. Já em Sorocaba, aconteceram 12 partidas, com 7 vitórias do Ituano, 3 empates e 2 vitórias do Azulão.
