
Esportivo Regional - @esportivo.regional
Redação, 27/01/2026
O Ituano defende nesta quarta-feira, 28, às 15h, a vice-liderança do Paulistão A2 Rivalo no estádio Conde Rodolfo Crespi, na rua Javari, em São Paulo, contra o Juventus, quarto colocado com 10 pontos. Passado um terço da primeira fase, o Galo soma 11 pontos, empatado com a líder Ferroviária, atrás apenas no saldo de gols. A campanha tem três vitórias e dois empates, com oito gols marcados e quatro sofridos; Bruno Mezenga e Matheus Mancini lideram a artilharia da equipe, com dois gols cada.
Apesar do bom momento, o técnico Mazola prega cautela para o confronto na Mooca. “O jogo é duríssimo quarta-feira. O Juventus não está com dez pontos à toa. Tem uma bela equipe, do meio para frente muitos bons jogadores. O time tem um apoio muito grande ali, muito próximo quando joga na Javari. O Ituano vai ter que fazer um grande jogo lá para continuar líder da competição. Vamos ficar bem com o pezinho no chão”, alertou o treinador.
Mazola também comentou sobre o novo gramado sintético do estádio da Javari, instalado no início do ano, e afastou qualquer preocupação. “As informações que nós temos, e visualmente, até porque nós já estudamos o Juventus, é que o gramado sintético é espetacular. E de última geração. Ao invés dele ser duro e da bola ficar viva, ele está muito macio e alto. Os jogos que nós acompanhamos na Javari, em momento algum percebeu-se que o gramado era sintético. Então esperamos, nós colhemos também informações com alguns jogadores que trabalharam comigo, eles nos deram a posição seguinte: “não é isso que nos atrapalhou”. O sintético do Juventus é muito bom e muito diferente, por exemplo, do Allianz Parque”, avaliou.
No histórico do confronto, que começou no Paulista de 1990, o Ituano leva vantagem sobre o Juventus: em 32 partidas, são 13 vitórias rubro-negras, 10 do Moleque Travesso e 9 empates. Os duelos passaram por Série A1, A2, Copa Paulista e competições nacionais. Um dos encontros mais curiosos ocorreu em 17 de julho de 2016, quando o Ituano entrou em campo duas vezes no mesmo dia: venceu o Juventus pela manhã, na Javari, pela Copa Paulista, e à noite empatou com o Grêmio Maringá pela Série D, fechando uma maratona histórica.
O Galo chega embalado após a vitória por 2 a 1 sobre o São Bento no derby regional, no último domingo, no Novelli Júnior, resultado que manteve o time invicto e na liderança. A partida também marcou o recorde de Mazola, que alcançou 122 jogos no comando do Ituano em três passagens. Emocionado, o treinador celebrou a marca, relembrou títulos e projetou novos desafios, destacando o vínculo com o clube e a cidade, além do desejo de seguir ampliando sua história à frente do Galo Rubro-Negro.
JUVENTUS x ITUANO
Campeonato Paulista – Série A2 – 2026
1ª Fase – 6ª Rodada – 28/01/2026 – 15h
Local: Estádio Conde Rodolfo Crespi, São Paulo-SP
Árbitro: Fagson Junior dos Santos Silva
Assistentes: Leonardo Tadeu Pedro e Leandra Aires Cossette
Juventus – Gabriel Félix; John Egito, Fernando Fonseca, Luiz Gustavo e Eduardo; Ferreira, Madison e Edinho; Maycon Douglas, Gabriel Canela e Elkin Muñoz.
Técnico: Thiago Carvalho
Ituano – Lucas Wingert; Thássio Marques, Carlão, Matheus Mancini e Tiaguinho; Léo Coltro, Neto Berola, Marthã e Guilherme Xavier; Alason e Bruno Mezenga.
Técnico: Mazola Júnior
