Votoraty planeja retorno:
Kike Andrade é o favorito como treinador
 |
Kike pode assumir o Votoraty na Bezinha Foto: Neto Bonvino |
|
Redação 05/01/2026
Esportivo Regional - @esportivo.regional
Após quinze anos de licenciamento, o clube de Votorantim se mobiliza para a disputa da Segunda Divisão Paulista em 2025; técnico experiente é o nome favorito para liderar o projeto. O futebol de Votorantim está prestes a reencontrar sua identidade profissional.
O Votoraty Futebol Clube, conhecido como o Tigre, iniciou os movimentos de bastidores para retomar suas atividades oficiais em 2025. O clube não disputa uma competição profissional desde 2010, ano em que viveu seu auge ao figurar na Série A2 do Campeonato Paulista e avançar na Copa do Brasil, chegando a enfrentar o Grêmio.
CAMINHO A SEGUIR
O planejamento para o retorno ganhou corpo no final de 2025, quando a Federação Paulista de Futebol (FPF) convocou os clubes interessados na disputa do Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão, a popular Bezinha. O Votoraty foi um dos participantes ativos das reuniões e já consta na lista de prováveis equipes para a temporada de 2026, com o campeonato de 2025 tendo início previsto entre abril e maio deste ano.
O conselho técnico presencial, que definirá o regulamento e a tabela, está agendado para o dia 11 de fevereiro na sede da FPF. O Tigre deve dividir o cenário com outras agremiações, incluindo nomes como Flamengo, Manthiqueira, América, Guarulhos, Santacruzense, Barcelona, Assisense, Catanduvense, Mauaense, Grêmio Osasco, Osasco Audax, Independente, Itaquaquecetuba, José Bonifácio, Mauá, Mogi Mirim, Olímpia, Paulínia, São Carlos, Matonense, Paulinense e União Mogi.
KIKE ANDRADE, 16 ANOS NO SÃO BENTO
Para capitanear o projeto dentro de campo, a diretoria do Votoraty fixou o alvo em Pedro Henrique Andrade, o Kike Andrade. Aos 62 anos, o treinador é visto como o perfil ideal para unir conhecimento técnico e identificação com a cidade.
Kike possui a Licença A da CBF e está em processo final para obter a Licença Pró, o nível mais alto de graduação para técnicos no país. Sua trajetória é marcada por um trabalho de 16 anos no São Bento, onde atuou como um pilar tanto na formação de base quanto no suporte ao time profissional. Em 2022, ele comandou o time principal do São Bento na Copa Paulista com um elenco de baixo custo, somando sete pontos em sete jogos e sendo eleito destaque da rodada naquela edição.
REVELANDO TALENTOS
A escolha por Kike Andrade reflete o desejo do Votoraty de trabalhar na formação de atletas. O treinador carrega a fama de lapidador de joias, tendo projetado diversos jogadores para o cenário nacional e internacional. Entre os nomes que passaram por seu comando estão Kayan (Santo André), Cristiano (São José), Isaque (Grêmio), Lucas Lima (Ceará e Atlético-GO), Brunetti (futebol europeu), Marcos Uberaba e Guarujá. Mais recentemente, destacaram-se nomes como Denner, Doriva, Alison, Bruninho, Ramos, Medeiros, Luan Sonego e Clebinho.
Além disso, Kike possui um histórico vitorioso em Votorantim. Ele comandou a seleção local em 13 edições da antiga Copa Brasil Sub-15 — na época, o torneio mais prestigioso da categoria no país — conquistando dois vice-campeonatos.
SONDAGENS
Em contato recente, Kike Andrade confirmou que recebeu sondagens do Votoraty e de outros clubes que disputarão as diversas divisões do Paulista. No entanto, o treinador pregou cautela e profissionalismo. Seu foco imediato está na Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde o São Bento integra o Grupo 31 ao lado de Juventus, Retrô e Cascavel.
O treinador explicou que a concentração está voltada para buscar a classificação na primeira fase, com jogos decisivos na Rua Javari. Somente após o compromisso na base é que o técnico deve definir seu futuro para a sequência da temporada profissional.
NUMEROS
O desempenho recente de Kike Andrade sustenta sua alta cotação. Em 2020, ele liderou o São Bento em sua melhor campanha histórica na Copinha, avançando em primeiro lugar em um grupo com Coritiba, Portuguesa e CSA, eliminando o São Caetano na segunda fase. Em 2024, colocou o clube entre os 16 melhores do estado no Sub-20 e, em 2025, manteve a equipe entre os 32 melhores de São Paulo, em um universo de 94 participantes.
O retorno do Votoraty promete movimentar não apenas a economia local, mas reacender a paixão de uma torcida que espera há mais de uma década para ver o Tigre em campo novamente.
Fale com o Esportivo Regional