Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Secretário de Esportes comenta o evento
e a estrutura para receber os visitantes
|
Simei Lamarca, secretário de Esportes |
Nesta sexta-feira haverá o lançamento oficial dos Jogos Regionais de Sorocaba, da 8a região, de 11 a 21 de julho. Será a 61ª edição dos Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.
A competição deve levar a Sorocaba cerca de 10 mil participantes entre atletas, dirigentes das equipes de competição e mais 12 mil pessoas envolvidas indiretamente como: imprensa, voluntários e público em geral.
São 43 modalidades e mais de 1.000 jogos e conta com a participação cerca de 51 municípios na disputa. E tem a organização conjunta da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Sorocaba e Secretaria de Esportes de Sorocaba, Semes. E o
Esportivo Regional falou nesta quinta-feira com o titular de Esportes da cidade-sede Simei Lamarca,que contou um pouco sobre os jogos a a expectativa da competição, além da esturutra que foi montada.
ER - Sorocaba está pronta para os Jogos Regionais?
Simei Lamarca - A cidade de Sorocaba está totalmente preparada para os Jogos Regionais. Os próprios esportivos já estão revisados, as escolas (que receberão mais de 10 mil atletas), estão prontas e na segunda-feira o parte do Estado fará a sua finalização, temos as entidades de Sorocaba todas com o pagamento em dia e houveram verbas de premiação com novo contrato, as equipes de Sorocaba preparadíssimas e motivadas. Estamos felizes e esperamos um grande Regionais na cidade.
ER - Quais as novidades em termos de estrutura?
Simei Lamarca - Temos muita coisa. Além do Ginásio Municipal, do Éden, temos a Arena Multiúso, vamos usar as dependências do Sesi Sorocaba e Votorantim, a quem agradecemos á prefeitura, usaremos as dependências de muitos clubes, ginásios espalhados pela cidade etc. Outra novidade éque teremos nesse Jogos Regionais o skate com uma pista que será estreada em competiçoes,o Badmington. Teremos mais de 4 mil atletas, mais de 40 cidades,enfim uma grande competição.
ER - Sorocaba, como outras cidades, no país passam por dificuldades, mesmo assim encarou esse desafio de realizar os Regionais. Fale sobre isso ?
Simei Lamarca - O fato é que Sorocaba enfrentou e vem encarando de frente todos os problemas e vem fazendo acontecer. E esse é o caminho, não reclamar e buscar caminhos para resolver os problemas. É o que Sorocaba está buscando fazer.
ER - Sorocaba recebeu verba estadual para os Regionais?
Simei Lamarca - Sorocaba recebeu R$ 80 mil, valor igual ass outras sete cidades-sede. Esse valor foi para a hidráulica e elétrica das escolas e mais nada. Fora a verba de captação para as estruturas. Aliás temos somente é que agradecer ao prefeito (José Crespo), que tudo que nós (do esporte) temos pedido, ele tem atendido e isso tem feito a diferença para começarmos a mudar o esporte da cidade.
ER - E o futuro do esporte de Sorocaba, qual é a solução?
Simei Lamarca - Eu vejo que para esse futuro do esporte de Sorocaba, e isso pensando no longo prazo, para nossos filhos, deixando um legado lá na frente porque estamos todos de passagem, uma grande iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Esporte de Sorocaba, que vai ser o Sêlo Amigo do Esportes e vai deixar a gestão do esporte mais positiva ainda e vamos trabalhar forte na sua implantação.
ER - Muito se fala, principalmente a classe política, em legados deixados pelo fato de sediar Jogos Regionais, mas muitas vezes isso nao e visto depois do fim do torneio. Sorocaba terá um legado efetivo?
Simei Lamarca - Posso falar apenas por mim e pela minha equipe. Primeiro o legado que traz será trazer muita gente para Sorocaba para fomentar a cidade, o comercio,a cultura local e estávamos precisando dessa coisa positiva. Gostaria de destacar a parceria e o apoio que tivemos da Secretaria de Esportes e Juventude do Estado de São Paulo. Temos hoje uma pisa de skate e uma free style, entre outras melhorias que ficarão para a populaçãod e Sorocaba utilizar depois dos Jogos.
ER - Neste ano, os Regionais regulamentaram o chamado vínculo do atleta com as cidades, que pretende dar fim aos times "contratados" . Como você vê essa iniciativa?
Simei Lamarca - Olha, cada um vê o calo que aperta. Se ela (cidade), quer correr o risco de contratar esse ano e manter esse time até o ano que vem o problema é deles. Veja se o Rinaldo (LSB), Magnus (futsal), tá preocupado com isso? Porque o foco deles é competição. Agora, cidades pequenas podem gostar, levar seus atletas e o índice e resultados continuarem o mesmo. Você pega um atleta e diz: você vai jogar por Sorocaba, você vai fichá-lo. Se ele aceitar, o problema é do atleta,não da cidade, porque ele via ficar um ano sem alterar (o vínculo). Eu não vejo nem pior e nem melhor. E acho que cada cidade é dona da sua filosofia de trabalho. Por fim, gostaria de desejar a todos atletas, dirigentes, e pessoas que virão a Sorocaba nestes Regionais uma ótima estadia durante a competição e boa sorte e boa competição a todos.