Cidade receberá mais de 10 mil pessoas
De 11 a 21 de julho, Sorocaba será mais uma vez em sua história a “capital regional do esporte”. A Manchester Paulista recebe a 61ª edição dos Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. A competição deve levar a Sorocaba cerca de 10 mil participantes entre atletas, dirigentes das equipes de competição e mais 12 mil pessoas envolvidas indiretamente como: imprensa, voluntários e público em geral. São 43 modalidades e mais de 1.000 jogos e conta com a participação cerca de 51 municípios na disputa. E tem a organização conjunta da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Sorocaba e Secretaria de Esportes de Sorocaba, Semes.
Em 2016, a competição foi disputada em Avaré e Sorocaba foi a campeã com Jundiaí, que não participa em 2017 por falta de recursos, sendo a vicecampeã. Sorocaba sediou o evento pela última vez em 2014, quando também ficou com o título e Jundiaí ficou na segunda colocação.
Os Jogos Regionais da 8ª Região
A competição é classificatória para os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni. Em todo o Estado, mais de 30 mil atletas estarão envolvidos. As sedes serão essas: 11 a 21 de julho: 2ª Região Esportiva: Caraguatatuba 4ª Região Esportiva: Americana 6ª Região Esportiva: Andradina 8ª Região Esportiva: Sorocaba; e de 20 a 30 julho: 1ª Região Esportiva: São Bernardo do Campo 3ª Região Esportiva: Lençóis Paulista 5ª Região Esportiva: Sertãozinho 7ª Região Esportiva: Oswaldo Cruz.
O congresso técnico ocorreu dia 5 de julho, quarta-feira e foram definidos os grupos de cada uma das mais de vinte modalidades e esclareceu as últimas dúvidas das delegações das cidades da região. Composta por cinquenta e uma cidades, a região de Sorocaba é uma das mais representativas do Estado e congrega cidades tradicionais em diversas práticas esportivas.
Dividida em duas grandes categorias, a Sub-21 e a Livre, os atletas se enfrentarão entre os dias 11 a 21 deste mês nas sedes de cada modalidade que deverão ser instaladas em centros esportivos da cidade, no Ginásio de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, na Vila Hortência, no Parque das Águas e na unidade do Sesi de Votorantim, que abrigará provas de Atletismo.
Representantes da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Sorocaba, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, do Comitê Organizador dos Jogos e do Panathlon de Sorocaba apresentaram, ainda, o calendário dos jogos, os locais de alojamentos e comunicaram que a abertura oficial das atividades ocorrerá durante a Festa Junina da cidade, no dia 14 de julho às 19h
Valorizaçao da competição
O secretário da SELJ, Paulo Gustavo Maiurino, valorizou a competição e o empenho das cidades-sede: “Os Jogos Regionais são tradicionais, revelam grandes talentos e movimentam fortemente as cidades que os sediam. Temos certeza que as oito Regiões Esportivas terão toda a estrutura e condições necessárias para que os atletas possam competir e se confraternizar”, concluiu.
Fim do vínculo quer coibir
times inteiros contratados
Entre as mudanças estabelecidas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, a principal deve atingir diretamente um problema de décadas dos Jogos Regionais onde algumas cidades contratavam basicamente times inteiros para a competição.
Segundo a entidade, reuniões em diversas regiões do Estado e um grupo de estudos, decidiu adotar a mudança geral: a adoção do vínculo de atletas para disputa dos torneios realizados. Com isso, os esportistas têm de estar registrados pelo mesmo município entre os dias 15 de março e 31 de dezembro de 2017. A medida atende ao pedido principalmente dos municípios, que solicitavam medidas no sentido de apoiar a formação e identificação de atletas por meio das cidades.
Outra novidade anunciada pela SELJ é o retorno das categorias sub-21 e livre nos Jogos Regionais, extinguindo a organização dos torneios por Primeira e Segunda Divisões neste torneio. Os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni continuam com o formato anterior (primeira, segunda e divisão especial).
Quem se garante para os Abertos
As cidades e atletas melhores colocadas nos Regionais disputam os Jogos Abertos, previstos para começar no dia 23 de outubro e termina no dia 4 de novembro. Sorocaba é uma das candidatas. Classificam-se para os Jogos Abertos Horácio Baby Barioni: 1ª Divisão: a) O primeiro colocado na classificação dos Jogos Regionais, por modalidade, categoria e sexo, nas Categorias Até 21 anos e Livre, exceto Ginastica Artística e Ginastica Rítmica; 2ª Divisão: b) O segundo colocado na classificação dos Jogos Regionais, por modalidade, categoria e sexo, Categoria Até 21 anos e Livre, exceto Ginastica Artística e Ginastica Rítmica; Divisão Especial; c) Serão convidados até 06 (seis) equipes nas modalidades Basquetebol, Handebol eVoleibol, ambos os sexos e, Futsal no masculino.
Nas provas para Atletas com Deficiência (ACD) classificam-se os dois primeiros colocados por prova/classe funcional e sexo, independente da divisão a que pertencer o município, entendendo-se como tal os melhores tempos ou marcas de cada prova, desde que esse atleta atinja o índice mínimo pré-estabelecido no regulamento, mais dois atletas por índice técnico por município.
a) No ciclismo, judô, karatê e taekwondo se classificam o campeão por sexo, peso ou prova, caso sua equipe não tenha se classificado. Na ginástica artística e rítmica a classificação será por ranking das oito etapas, classificando 24 municípios, divididos: 01 a 12 para a 1ª Divisão; 13 a 24 para a 2ª Divisão. Na capoeira se classifica o primeiro colocado, por peso e sexo, caso sua equipe, não tenha se classificado.
As modalidades dos Jogos Regionais 2017:
Principal - atletismo masc./fem; atletismo acd masc./fem; badminton masc./fem.; basquetebol masc./fem; biribol masc; bocha masc; capoeira masc./fem; ciclismo masc. /fem; damas misto ou fem; futebol masc./fem; futsal masc./ fem; ginástica artística masc./fem.; ginástica rítmica fem; handebol masc./fem; judô masc./fem; karatê masc./fem.; malha masc; natação masc./fem; natação acd masc./fem; skate street masc./fem; taekwondo masc./fem. tênis masc./fem; tênis de mesa masc./fem.; voleibol masc./fem; vôlei de praia masc./fem; xadrez masc./fem; até 14 anos ginástica artística feminino; ginástica rítmica feminino; até 16 anos - ginástica artística masculino; até 20 anos - futebol masculino.
Cidades com direito a participar dos Regionais da 8ª região
DRJEL de Sorocaba - Sorocaba, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cabreúva, Ibiuna, Itú, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Tapiraí, Votorantim.
IRJEL de Avaré - Avaré, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Cerqueira Cesar, Iaras, Itaí.
IRJEL de Itapetininga - Itapetininga, Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Guareí, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Paranapanema.
IRJEL de Itapeva - Itapeva, Apiaí, Barão de Antonina, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Itaoca, Itaporanga, Itapirapuã Paulista, Itararé, Nova Campina, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarivaí.
IRJEL de Tatuí - Tatuí, Bofete, Boituva, Cesário Lange, Capela do Alto, Iperó, Porangaba, Quadra.
IRJEL de Tietê - Tietê, Cerquilho, Conchas, Jumirim, Laranjal Paulista, Pereiras, Porto Feliz, Rafard.
IRJEL de Registro - Registro, Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Jacupiranga, Juquiá, Miracatú, Pariquera-Açú, Sete Barras.
IRJEL de Jundiaí - Jundiaí, Campo Limpo Paulista,Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Várzea Paulista.
Delegação de Sorocaba terá 400 pessoas
Com a expectativa de receber até sete mil esportistas durante as edições dos Jogos Regionais, Sorocaba deverá ter uma delegação de pouco mais de 400 pessoas, a maior da competição. O evento deve fomentar a economia local, com o consumo de bens e serviços pelos esportistas, comissões técnicas e demais pessoas que virão à cidade para acompanhar as competições, além de gerar a possibilidade de projeção de atletas. A novidade desta edição será a inclusão das categorias badminton e do skate street.