Claudio Anacleto deixou
sua marca no Azulão
Rivail de Oliveira/O Esportivo/SP
Dentro do bonito projeto de preservar a história de nomes que marcaram época do clube, o São Bento, homenageia neste sábado ás 20h, antes do jogo contra o Goiás pelo Brasileiro da Série B, o ex-jogador e ex-treinador do clube Claudio Ernani Rodrigues, 58 anos.
Quem quer comandar o Bentão?
Quem vê um "baladalo", elogiado São Bento hoje, numa Série B do Brasileiro, com uma estrutura (ainda que básica - ainda falta muita coisa a fazer), não tem ideia de um passado tenebroso, sem verba, dependendo da boa vontade de alguns empresários abnegados de Sorocaba; com problemas graves de atrasos de salário, greve de jogadores, times considerados muito fracos para a época, comparados a de outros -inclusive do até então "primo rico" Atlético Sorocaba (hoje parado).
Foi nessa época, onde o clube estava sem credibilidade alguma, se recurso que pouquissimos treinadores se "arriscavam" comandar o Bentão. E nessa época de "vacas magras", que Anacleto mostrou coragem e força para dirigir um time pra lá de problemático. E apostando em jovens jogadores e alguns experientes, foi fundamental nesta transição, que tomou corpo a partir de 2013 quando o grupo de Fernando Martins assumiu o Azulão.
Talvez não fosse a obstinação de pessoas como Anacleto, o São Bento teria sido rebaixado para o "inferno" da Bezinha - onde estão hoje e com dificuldades de sair, clubes de grande tradiçao - Comercial, Paulista, Bandeirante e outros.
Agradecimento
|
Claudinho no Juventus |
O ídolo, falou da iniciativa do clube: "A paixão que tenho pelo São Bento é inexplicável. Tenho 58 anos, conheci o São Bento com 10. É uma coisa de família, que passa de geração para geração. Fiquei muito feliz com a notícia. Estava com a minha filha na hora e foi um momento de muita emoção. Eu e minha família estamos ansiosos para receber essa homenagem. Espero que a torcida venha ao campo me dar a alegria de poder ser lembrado por todos", concluiu Anacleto.
A carreira de atleta
Claudio Ernani Rodrigues, 58 anos, natural de Itajubá,Claudinho Anacleto, começou a gostar de futebol ao acompanhar seu pai Anacleto (in memorian), nos campos de futebol, na época do Estrada de Ferro Sorocabana na década de 60.
Como jogador, iniciou sua carreira como jogador no ano de 1977 nas categorias de base do Guarani. Em 1980 se profissionalizou no próprio São Bento.
|
O mascote Anacleto em 1964 com o Estrada |
Ponta direita nato, Claudinho passou por clubes como Juventus-SP. No tradicional Moleque Travesso, da Moóca, no qual permaneceu por sete anos; pelo Internacional-RS, Pelo Galatasaray da Turquia. Voltou ao Brasil e jogou pelo Noroeste de Bauru.
Após uma longa carreira, encerrou seu ciclo de forma obrigatória, fechando a carreira de atleta devido a uma série de lesões no tornozelo durante a sua passagem pelo São José Esporte Clube em 1994.
Como treinador
Três anos depois começou a carreira de treinador. Em 1997 no São Bento, onde foi auxiliar técnico e treinador. Seja como técnico ou auxiliar, esteve no Bentão nos anos de 1997, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, enfrentando a pior fase do clube, numa época que ninguém queria dirigir um São Bento em eterna crise. Mas Anacleto fez um ótimo trabalho num Azulão sem dinheiro, apostando em jovens valores, e mantendo a dignidade do clube, que tinha na época até problemas de condução para os treinos - várias vezes o velho ônibus azul quebrava no meio do caminho.
|
Ao lado de Lexa, hoje na Ponte |
Antes desse periodo, o treinador passou pelo Atlético Sorocaba, trabalhando com o sub-20, como auxiliar técnico e até assumindo o Galo principal em alguns momentos - anos de 1999,2002, 2003, 2004, 2005 e 2006. No ano de 2007 comandou o então novato Votoraty no Campeonato Paulista.
Enfim. Seja no São Bento, Atlético ou Votoraty, Anacleto, que hoje trabalha com a escolinha da base de Ponte Preta de Campinas, junto com o ex-jogador Lexa, deixou sua marca no futebol. E em especial seu carisma no São Bento e será justamente homenageado.
* Obs: O São Bento homenageou o "talismã" Markinho na última partida. Estaremos realizando uma reportagem proximamente sobre a carreira do jogador que marcou época no recente Azulão.