Posted by Portal Esportivo Sorocaba
Prefeitura pede retirada para discussão
com São Bento e outros interessados
|
Concessão do CIC: projeto retirado da pauta da Câmara: São Bento e interessados serão ouvidos (Jesus Reporter Autônomo) |
Rivail Oliveira/Esportivo SP
Acabou sendo retirado da pauta de votação desta quinta-feira, 3 de abril, da sessão da Câmara Municipal de Sorocaba, o polêmico projeto de lei da Prefeitura que fixa a concessão do Estádio Municipal "Jornalista Walter Ribeiro", o CIC (Centro de Integração Comunitário), à iniciativa privada.
A retirada foi determinada a pedido do e líder do prefeito José Crespo, no legislativo sorocabano, o vereador Irineu Toledo (PRB). Ele o faz sob a orientação do secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca.Segundo o secretário, antes de por a iniciativa em plenário, pretende-se conversar com várias partes interessadas, entre os quais o Esporte Clube São Bento, que utiliza o CIC para jogos. E também com usuários das cadeiras cativas do espaço. A tendência, é que o projeto, que foi retirado por duas sessões, volte ao poder legislativo para análise e votação em algumas semanas.
Reuniões antes da volta do projeto à Câmara
Falando com O ESPORTIVO, nesta tarde de quinta-feira, Simei disse que pretende agendar uma reunião com dirigentes do São Bento e interessados para discutir melhor o assunto, mas garantiu que o projeto será mantido nos seus principais pontos. Pelo menos essa é a intenção.
Porém, antes deste encontro com os dirigentes do clube e outros interessados, Simei deverá se reunir com o secretário municipal de Relações Institucionais Metropolitanas, da Prefeitura de Sorocaba, o ex-prefeito Flávio Chaves, que cuida das articulações e o meio de campo entre Executivo e Legislativo de Sorocaba.
Emenda
O projeto recebeu, antes mesmo de entrar em análise, uma emenda do presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM). Com essa emenda, mesmo com a concessão para a iniciativa privada, São Bento ficaria isento de custos de operação . Essa emenda passou com parecer positivo da Comissão de Justiça e da Comissão de Economia.
Nesta semana Simei destacou que mesmo com a passagem para a iniciativa privada, o poder público continuará ditando a agenda no estádio e realizando seus eventos, como campeonatos amadores e outros no estádio. E destacou que não há problemas com o São Bento, que é hoje parceiro da prefeitura e e utiliza no estádio suas salas para vários departamentos como parte da secretaria, fisioterapia e outros. Mas não soube dizer se com a concessão se o clube teria de pagar aluguel aos novos adminstradores do CIC.
Andamento da iniciativa
Caso seja aprovada, a iniciativa, a concessão será administrativa de uso, a título oneroso, mediante licitação, na modalidade concorrência pública. E logo após a aprovação deve ser feito um edital de licitação. Além do futebol, os futuros novos gestores poderão utilizar o CIC para shows e demais eventos. O CIC tem hoje, com capacidade para 12.525 pessoas e já recebeu mais de 20 mil durante muitos anos. O Estádio, foi inaugurado dia 14 de outubro de 1978. Lembrando que para repassa o estádio para a iniciativa privada, o prefeito José Crespo pondera que o próprio público necessita ser modernizado e restaurado, para ter uma gestão mais eficaz.
Recordando que além do CIC, a Arena Sorocaba, também tem um projeto de sua concessão para a iniciativa privada, pela Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes). O local é utilizado por várias modalidades da cidade e pelo time de futsal do Magnus, do craque Falcão, que joga as Ligas Paulista, Nacional e torneios interrnacionais.